Estudo bíblico para mulheres

É comum participarmos de devocionais, lives, cultos e grupos de estudo. Porém, nenhum deles substitui o estudo bíblico pessoal, uma vez que Deus se relaciona com cada uma de nós de forma pessoal. Embora seja importante e proveitoso saber como outros autores interpretaram certas passagens das Escrituras, nosso tempo com o Senhor é um período de relacionamento com Deus, um tempo de conhecimento não apenas de ouvir falar, sem intermediários; é você e o Senhor. Seu coração deve arder pela palavra de Deus.

Quando estudamos a palavra de Deus, conversamos com Jesus, o Verbo Encarnado. 1 Timóteo 4.7 diz: “Exercita-te pessoalmente na piedade”. Devemos ter um exercício espiritual. Hoje trataremos apenas de uma parte desse exercício: o estudo da Palavra.

O propósito do estudo bíblico pessoal é conhecer mais de Cristo, primeiro para crescermos espiritualmente e, por meio da imitação de Cristo, nos tornarmos verdadeiros discípulos. Isso é possível por meio da exposição constante à sua maravilhosa palavra, principalmente pela criação de vínculos através do estudo pessoal, que permite um relacionamento efetivo com o Deus das Escrituras. Nós imitamos quem amamos. Para onde você tem olhado? Você se transformará naquilo em que está seu coração. O conhecimento de Deus nos torna agentes da graça de Deus, missionárias desse amor.

Primeiro de tudo, precisamos ser organizadas em nosso estudo. Você deve separar um tempo para estudar a Bíblia. Além disso, comprometa-se de forma realista. Entenda que você precisará de fôlego, pois a corrida durará a vida toda. Se você só tiver poucos minutos por dia, utilize-os de forma sábia, sem que acabe se frustrando. Aos poucos você poderá expandir esse tempo, pois, ao deleitar-se nesse estudo, você buscará expandir esse tempo. Claro, você terá que abrir mão de outras atividades. Conseguir realizar o planejado de forma constante dará uma grande motivação para continuar. Nessa fase, com certeza os ídolos do seu coração começarão a ser expostos.

Ademais, prepare um local específico para estudar e separe as ferramentas de que você precisará, como sua Bíblia com uma boa tradução, caderno, lápis, caneta, etc. Além disso, embora não obrigatório, você pode dispor de materiais auxiliares como uma boa Bíblia de estudo, um comentário bíblico, uma concordância, outras traduções da Bíblia, mapas, etc. Eles serão de grande ajuda, mas tenha cuidado para não se perder comprando mais do que consegue lidar.

Tenha um plano de leitura da Bíblia. Convém ler a Bíblia inteira uma vez por ano, a fim de conhecer todo o plano de salvação de Deus e todo o panorama bíblico. Você também poderá perceber que tudo está interligado. Contudo, você só poderá se aprofundar na revelação de Deus por meio do estudo intensivo da Palavra. Escolha um livro ou parte de um livro para estudar de forma mais profunda, fazendo anotações e ponderando a respeito de cada elemento do texto em questão. À medida que estuda, você pode orar a partir de trechos que mais chamaram sua atenção. Aproveite esses trechos e estenda o seu devocional para o restante de todo o dia, meditando em cada um deles, deixando que eles falem com você.

Comece! O início é difícil, enfrentaremos muitas resistências e, por vezes, dificuldades, mas o Senhor cada vez mais iluminará sua mente para compreender as Escrituras. Exulte nas disciplinas, mesmo que elas não pareçam ter efeito imediato. Confie em Deus, e ele a abençoará. Não tenha pressa para estudar toda a Bíblia. Você só conseguirá se deleitar na Palavra se aprender a desacelerar e observar cada detalhe.

Exercite o estudo da Palavra seguindo um método. Em geral, o estudo consiste em três passos básicos: observação (ou aquisição), interpretação e aplicação. Hoje, com tantos recursos disponíveis, é possível aprender um pouco de hermenêutica para melhor interpretação das Escrituras, sempre buscando a intenção do autor. Por fim, aplique as Escrituras: a verdade deve transformar nossas vidas, não apenas estocar informação em nosso cérebro.

Por fim, não se esqueça de todos os outros meios de graça. Além da leitura e do estudo bíblico para, respectivamente, familiarização e aprofundamento, você pode memorizar trechos das Escrituras. Assim, em meio às provações e dificuldades, você poderá sacar a Palavra de Deus e nela encontrar refrigério e descanso. E não abandone a oração. Aliada às Escrituras, você poderá orar de forma cada vez melhor, de modo que agrade a Deus, indo além daquilo que, em geral, costumamos repetir continuamente.

Sabe o que acontece quando estudamos a Palavra? Primeiro de tudo, adoração. É inevitável ler a Palavra e não criar um amor pela pessoa de Deus. Segundo, santificação. Mulheres que estudam a Palavra crescem em santificação e inspiram outras mulheres a crescer. Não tem como estar diante de um Deus santo e não reconhecer que é pecadora. Terceiro, Deus é glorificado à medida que nos tornamos mais parecidas com ele.

Que a graça do Senhor Jesus opere poderosamente em você, a fim de que a cada dia você possa vencer a resistência e, assim, torne-se à semelhança de Cristo, crendo que o Espírito Santo dará o crescimento.