Perseverando na Palavra

Texto base: Mateus 11.28-30

Na passagem que temos diante de nós, temos um chamado da parte de Cristo: “Venham a mim”. Jesus veio para os aflitos, doentes e pecadores, veio para gente como a gente, que está sobrecarregada. Você pode estar cansada por causa de alguma doença, trabalho exaustivo ou algum pecado específico contra o qual tem lutado. Qual é a sobrecarga da tua vida?

Seus pensamentos, em geral, são frutos de uma mente caída. Será que teus sentimentos distorcidos continuam a dominar teu coração e a te subjugar a ponto de se afastar até da palavra de Deus? As atividades cotidianas com frequência nos fazem abandonar o tempo com Deus. Contudo, este é um grande engano! Jesus nos chama para nos dar alívio. Ele convida você para aliviar a tua carga.

O alívio que Jesus promete nos dar é o descanso para nossa alma. Ele diz que devemos “tomar seu jugo”. O jugo é uma peça de madeira que une uma junta de bois a uma carroça, de modo que carreguem o mesmo peso. No contexto original, Jesus se refere ao jugo (peso) da lei, que os escribas e fariseus exigiam das pessoas. Mas Jesus apresenta um jugo melhor, um jugo suave. E ele nos chama a tomar seu jugo pois ele é manso e humilde. Ele não nos subjugará, mas imprimirá sua força em nós, por meio do Espírito Santo. Somos chamadas a andar no ritmo de Jesus, pois teremos a confiança e a segurança de que ele cuida de tudo.

Além disso, devemos aprender com ele. Com o conhecimento de Deus, temos uma nova perspectiva, pois sem ele ficamos sem visão escatológica do que acontecerá no futuro. Aprenda de Cristo e você será transportada para o reino de Deus, com passaporte livre para a terra prometida. Sua vida está difícil? Permaneça na Palavra, aprenda de Cristo e seja libertada (Jo 8.31-32). No dia em que estamos com o coração esmagado, podemos lembrar que Jesus é manso e humilde. Ele não vem nos esmigalhar, e sim nos consolar e nos curar de nossas feridas. Assim, recebemos descanso e renovo.

Quando permanecemos na Palavra, aprendemos da humildade de Cristo e podemos descansar de nosso orgulho, que é a origem de nossos pecados. A mansidão nos dá descanso de querer exigir “nossos direitos”, aquilo que achamos que merecemos. Quem olha para Cristo aprende a mansidão de espírito (Is 53.7). Precisamos confiar que Jesus Cristo há de resolver o que não podemos. Irmãs, temos um descanso prometido em Cristo, olhemos para o Senhor, pois ele nos conduzirá na peregrinação nessa terra árida (Hb 4.9-11).

O descanso que temos por meio de Jesus Cristo tem dois aspectos: 1. Não temos mais que nos preocupar em sermos aceitas pelo Pai, pois em Cristo temos a perfeita justificação e temos paz com Deus (Rm 5.1). 2. Temos a bendita expectativa da vida eterna ao lado de Deus (Ap 14.13). Quando conhecemos Jesus, inauguramos nossa entrada na vida eterna (Jo 15.3). Amadas, precisamos permanecer em Cristo; ele é nosso perfeito descanso.

Por que perseverar na Palavra de Deus? Para conhecermos a Cristo e sermos verdadeiras discípulas; para sermos santas, pois ele é santo; e para glorificarmos o nosso Pai, que está nos céus. Jesus deve ser o bom propósito que temos a fim de perseverarmos. Precisamos lembrar a cada dia do que Deus fez, o que ele faz e o que ele fará. Perseverar é manter uma constância na caminhada de conhecimento de Cristo.

Existem três aspectos na perseverança.

  1. O papel do Espírito Santo. Ele habita em nós e nos habilita para termos vontade de andarmos com Cristo e sermos como ele. Se vamos imitá-lo, precisamos conhecê-lo, precisamos da Palavra de Deus, e o Espírito nos equipa com o que precisamos para buscar a santificação (2Tm 1.7).
  2. A comunhão dos santos. Você não recebeu o dom da fé para andar sozinha. Você é parte de uma história, e esta é a história de Deus. Os dons que você recebeu são para o serviço ao corpo de Cristo. Você pode ajudar irmãs que não passaram pelo que você já passou, da mesma forma que você pode aprender com as mais experientes. A comunhão ocorre quando compartilhamos Cristo, seja com palavras ou com ações (Ef 4.15-16).
  3. Nossa luta para permanecer. A vida cristã tem várias lutas: contra a carne e os desejos do coração (Gl 5.16-17); contra o inimigo da alma e suas tentações e distorções (1Pe 5.8-9). Quando a Palavra de Deus permanece em nós, temos força para vencer o maligno (1Jo 2.14). Não poderemos resistir se não estivermos unidas a Cristo (Hb 12.4). A luta é grande, mas se estivermos unidas a Cristo, somos vencedoras (Ef 6.12). E, por fim, lutamos contra o mundo, para não sermos amigas do mundo e inimigas de Deus (Tg 4.4). Nós teremos oposição, mas temos um Senhor que é nosso refúgio na hora da angústia (Jo 16.33).

Essa bendita palavra que o Senhor nos deixou é nosso refúgio; que achemos morada nela, pois Jesus virá em breve. Permanecer em Cristo é obra do Espírito Santo, mas é nossa responsabilidade exercitar os meios de graça, pois enquanto o fazemos, o Espírito Santo opera em nós.