Mas vos orgulhais da vossa arrogância

Transcrição do Vídeo

Nós seres humanos, por natureza, cremos que nossos sentidos, raciocínio e vontade são onipotentes na decisão de fazer o que queremos. É possível ver em crianças e no espelho. Eu consigo. E Jesus pronuncia palavras para abalar você, como no verso 44 de João 6. Você percebe como sua vontade é impotente? Percebe? A maioria de nós não percebe.

Todos os dias fazemos várias escolhas, e achamos que nossa vontade é muito competente. Não é. Quando se trata de aspectos espirituais, ela é cega, está morta, e está perdida sem a graça soberana. Ele quer nos abalar. “Acorda! Não fique achando que você é suficiente por si só. Você não é suficiente. Você deveria duvidar de si mesmo!”

Então, quando lemos isto, o que ele espera que aconteça naqueles que vão até ele? O que ele quer que aconteça? Assim concluirei. Eu fornecerei várias respostas, e eu convido você a experimentar tais respostas. Essa seria a evidência de que você veio. Se essas respostas estão surgindo em seu coração, são evidências de que você foi a ele, que ele o recebeu, que você é parte do rebanho, que você é de Deus, um de seus filhos, pois responde dessa forma.

Primeiro. Isso nos humilha. Quando lemos João 6.44, somos humilhados. Não fornecemos o impulso decisivo para vir a Cristo. Deus, sim. Viemos por causa dele. Se não fosse por ele, eu estaria completamente perdido. Agora, por causa dele, eu sou completamente dependente de misericórdia livre e imerecida. Essa é a postura do cristão humilde. Eu não recebo nada de bom, senão por graça. Eu fui até ele pela graça. Estou nele pela graça. Sou preservado pela graça. Serei ressuscitado dos mortos pela graça. Se eu fizer algo útil na vida, é por causa da graça. Essa é a postura de uma pessoa humilde. Teologia tem a ver com humildade.

“Prestai atenção, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e teremos lucro. Não sabeis o que acontecerá amanhã. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Mas vos orgulhais da vossa arrogância” (Tiago 4.13-16)

Só por dizer que vou para casa mais tarde e comerei uma tigela de cereal em alguns minutos, quando chegar. O que você sabe sobre mais tarde, John Piper? Você não sabe se chegará em casa. Quem pensa que é? Deus? Se chegar em casa, Deus o levou até lá. Se atirarem em você, Deus fez você ser atingido. Deus reina! Ele é Deus! Ele nunca comete erros, seus olhos nunca se fecham, ele nunca é pego de surpresa.