Não siga seu coração

“Siga seu coração” é um credo adotado por bilhões de pessoas. É uma declaração de fé em um dos grandes mitos culturais pop do mundo ocidental, um evangelho proclamado em muitas de nossas histórias, filmes e músicas.

Essencialmente, é a crença de que seu coração é uma bússola dentro de você que vai direcioná-lo para o seu próprio norte verdadeiro, se você apenas tiver a coragem de segui-lo. Diz que o seu coração é um verdadeiro guia que o levará à verdadeira felicidade, se você apenas tiver a coragem de ouvi-lo. O credo diz que você está perdido e seu coração o salvará.

Esse credo pode soar muito simples, belo e libertador. Para as pessoas perdidas, é um evangelho tentador no qual acreditar.

Este é o líder que você deseja seguir?

Até que você considere que seu coração tem tendências sociopatas. Pense nisso por um momento. O que seu coração diz a você?

Por favor, não responda. Seu coração provavelmente já lhe disse coisas hoje que você não gostaria de repetir. Eu sei que o meu disse. Meu coração me diz que toda a realidade deve servir aos meus desejos. Meu coração gosta de pensar o melhor de mim e o pior dos outros – a menos que esses outros pensem bem de mim; então eles são pessoas maravilhosas. Mas se eles não pensam bem de mim, ou mesmo se eles apenas discordam de mim, bem, então, há algo errado com eles. E enquanto meu coração está ponderando minhas virtudes e os erros dos outros, de repente ele pode achar algum pensamento imoral ou terrivelmente raivoso muito atraente.

O credo “siga o seu coração” certamente não é encontrado na Bíblia. A Bíblia realmente sabe que nosso coração tem uma doença: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). Jesus, o Grande Médico, lista os sintomas sombrios desta doença: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt 15.19). Essas não são coisas boas em um líder.

A verdade é que ninguém mente para nós mais do que nossos próprios corações. Ninguém. Se nossos corações são bússolas, são bússolas de Jack Sparrow. Eles não nos dizem a verdade; eles apenas nos dizem o que queremos. Se nossos corações são guias, eles são góticos. Eles não são benevolentes; eles são patologicamente egoístas. Na verdade, se fizermos o que nossos corações nos dizem para fazer, vamos perverter e empobrecer todo desejo, toda beleza, toda pessoa, toda maravilha e toda alegria. Nosso coração deseja consumir essas coisas para nossa própria glória e condescendência.

Não, nossos corações não vão nos salvar. Precisamos ser salvos de nossos corações.

Este é o líder que você precisa seguir

Nossos corações nunca foram projetados para serem seguidos, mas para serem guiados. Nossos corações nunca foram projetados para serem deuses em quem acreditamos; eles foram projetados para acreditar em Deus.

Se transformarmos nossos corações em deuses e pedirmos que nos conduzam, eles nos levarão à miséria narcisista e, em última instância, à condenação. Eles não podem nos salvar, porque o que há de errado com nossos corações é o cerne do nosso problema. Mas se nossos corações creem em Deus, como foram feitos para crer, então Deus nos salva (Hb 7.25) e leva nossos corações a uma alegria extraordinária (Sl 43.4).

Portanto, não acredite em seu coração; direcione seu coração para acreditar em Deus. Não siga seu coração; siga Jesus. Observe que Jesus não disse aos seus discípulos: “Não se turbe o seu coração, apenas creia em seu coração.” Ele disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” (Jo 14.1).

Portanto, embora seu coração tente pastorear você hoje, não o siga. Ele não é um pastor. É uma ovelha pomposa que, devido ao pecado remanescente, possui algumas qualidades de lobo. Não o siga e tenha cuidado até mesmo ao ouvi-lo. Lembre-se de que seu coração só diz o que você quer, não para onde deve ir. Então, apenas ouça para observar o que está dizendo a você sobre o que você quer, e então leve seus desejos, bons e maus, a Jesus como pedidos e confissões.

Jesus é o seu pastor (Sl 23.1; Jo 10.11). Ouça sua voz em sua palavra e siga-o (Jo 10.27). Que ele seja, nas palavras de um grande hino, o “coração de [seu] próprio coração, aconteça o que acontecer”. Ele é a verdade, ele é o caminho e ele o conduzirá à vida (Jo 14.6).

Por: Jon Bloom. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Don’t Follow Your Heart.

Original: Não siga seu coração. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Tradução: Paulo Reiss Junior. Revisão: Filipe Castelo Branco.