Plante igrejas!

Transcrição do vídeo

Há muito mais razões por que plantar igrejas é sábio. Permita-me fornecer uma que enche o meu coração. Ela resume como eu me sinto com relação a isso. Eu me questionei, pois creio que é algo natural a questionar. Então vejamos… Estou tão animado com relação ao que Deus está fazendo nesta igreja, com as obras e os distintivos da Igreja Bethlehem, que desejo ver mais igrejas assim pelo mundo afora, certo? Eu não penso dessa maneira. Poderia ser um pensamento aceitável, até mesmo bom. Eu só não penso assim. Pois eu tenho consciência de nossos problemas recorrentes. Eu tenho consciência de nossas imperfeições, nossas falhas, nossos pecados, nossas inadequações, nossas limitações culturais…

Então penso o seguinte: Não, eu não quero duplicar ou copiar todos esses problemas em algum lugar. Eu quero ver a visão, a teologia, aquela frase ali na parede: “Existimos para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, para a alegria de todos os povos, por meio de Cristo”, a declaração de fé, os distintivos bíblicos; eu quero ver essa visão central… multiplicada e encarnada em muitas outras igrejas que possuem muitas outras fraquezas além das nossas. Se espalharmos por aí uma grande variedade de imperfeições, uma grande variedade de fraquezas, talvez sirvamos à cidade muito bem, em vez de duplicar nossas fraquezas e imperfeições.

Não seria ótimo se todas as igrejas tivessem diferentes fraquezas? E, obviamente, diferentes pontos fortes? É assim que eu penso. Esta igreja não pode evangelizar a cidade. Ela não pode trazer para si todos aqueles que precisam ser um com Cristo. Mas muitas e muitas encarnações dessa visão podem! É isso que se passa dentro de mim. Eu não fico impressionado com esta igreja. Eu sou impressionado por Deus, pelo Evangelho, pela Declaração de Fé dos Presbíteros, que é um resumo bom e sólido da verdade bíblica, sou impressionado pelos distintivos que julgo serem o cerne do que uma igreja deve ser, mas não com a maneira como praticamos. Fazemos o melhor que podemos. Nota 6 ou 7, não sei… Não há muitos outros tipos de igreja.