Como saber o chamado de Deus para minha vida?

Transcrição do Áudio

Nós recebemos muitas perguntas de nossos ouvintes que procuram descobrir qual é o chamado de Deus para suas vidas. “Com quem devo me casar? Qual curso universitário devo fazer? Qual carreira devo seguir? Onde devo morar?” E, é claro: “Onde devo servir? Qual é meu ministério?”. Uma ouvinte chamada Glenda pergunta: “Pastor John, como posso saber se o Espírito Santo está me chamando para ser missionária em outro país?”.

Decifrando seu Chamado

Permita-me começar dizendo que esta é a pergunta correta. A razão pela qual eu digo isso é porque, anteontem, um jovem veio me perguntar se eu concordava com a afirmação de Hudson Taylor de que ninguém precisa de um chamado para ir fazer missões, precisa apenas do chamado para permanecer lá. Ou seja, todas as pessoas devem planejar ir em busca dos não alcançados?

Eu disse a esse jovem: eu não concordo com isso. Não creio que este seja o padrão bíblico. É possível tirar algumas lições em termos de compaixão e proporção, e devemos dar ouvidos a essas coisas. Mas não vejo base bíblica nessa afirmação.

Deus sempre chamou seus profetas, não o contrário. Deus não diz que todos os homens devem querer ser pastores, a menos que sejam chamados para ser pastores ou presbíteros. Ele estabelece padrões de avaliação e assume que relativamente poucos serão levados ao ofício de pastor, mestre ou presbítero — apenas a quantidade necessária.

Quando Paulo escreve aos Romanos pedindo apoio em sua missão à Espanha, ele não fala nada sobre alguém de Roma acompanhá-lo (Romanos 15.22-29). Todas as epístolas do Novo Testamento foram escritas com o princípio, esteja ele explícito ou implícito, de que as pessoas devem ficar exatamente onde estão, sendo sal e luz em suas vocações atuais. Em 1 Coríntios 7.20, Paulo diz: “Cada um permaneça na vocação em que foi chamado”.

Então, esta pergunta está correta. A Glenda foi precisa ao perguntar.

Mente Renovada

Comecemos por Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Experimentar a vontade de Deus, ou seja, discernir a vontade de Deus implica uma mente renovada. Estou assumindo que, nesse texto, a vontade de Deus não se refere aos mandamentos da Escritura, mandamentos como “Não matarás” (Êx 20.13). Você não precisa de uma mente renovada para ler e entender, não precisa de uma mente renovada para saber que é algo contrário à vontade de Deus.

Estou assumindo que Paulo que, em Romanos 12.2, Paulo está falando sobre como o ensino bíblico e outros fatores relevantes produzem uma direção para a minha vida que Deus aprova e abençoa. Isso conduz ao segundo ponto: a renovação ocorre principalmente através da palavra de Deus e da oração.

Quando ele diz para terem “uma mente renovada”, creio que ele diz para mergulhar sua mente na palavra de Deus, saturar a mente com a Palavra. A mente cristã é moldada pela palavra de Deus, sempre orando: “Ó Deus, molda-me. Ó Deus, refaz-me. Ó Deus, me conforma a essa palavra, até o recôndito do meu ser”.

A partir da mente renovada e da experiência de oração, para discernir um chamado para missões, é preciso levar a sério estes setes princípios.

1. Dons forjados pela graça

A mente renovada leva a sério seus dons espirituais. Quais são eles? Deus não vai te chamar para fazer algo que ele não tenha te concedido o dom. E o que são os dons?

Creio que os dons que Paulo e Pedro têm em mente estão bem resumidos em 1 Pedro 4.10: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. Isso nos diz o que são os dons: graça multiforme encarnada em pessoas que a dispensam fazendo o bem aos outros. Como você pode saber se Deus tem te dado esses dons?

2. Necessidades comoventes

A mente renovada leva a sério as necessidades que ela percebe no mundo, principalmente aquelas que mais comovem. Acho que não consideramos bem as implicações do que Paulo diz em Romanos 12.6-8 quando ele fala sobre dons. Ele diz: “…o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria”.

Bem, todo cristão deve exortar outros. Todo cristão deve ser generoso. Todo cristão deve exercer misericórdia. Mesmo assim, Paulo chama essas três coisas de “dons”. Me parece que algumas pessoas observarão um conjunto de necessidades no mundo, seja de um grupo de pessoas, ou numa situação de crise. Então, uma compaixão, uma misericórdia ou uma generosidade especial, é concedida a essas pessoas por parte de Deus. Este deve ser um componente importante de qualquer chamado.

Então, leve a sério não só as necessidades reais e objetivas que você observa no mundo — na perdição e na dor das pessoas —, mas também como elas te afetam. Em seguida, avalie em relação a Romanos 12.8, no qual aquele que exerce misericórdia, deve fazê-lo com alegria, embora haja uma certa misericórdia especial que Deus concede a algumas pessoas e uma certa compaixão especial que ele concede a pessoas para fazer missões.

3. Aptidão prática

A mente renovada leva a sério suas habilidades. Com isso não me refiro primariamente aos dons espirituais. Pode ser que eles coincidam. Mas falo de habilidades práticas que Deus pode usar de modo especial em alguma situação. Por exemplo, habilidade com finanças, destreza manual, organização ou várias outras possíveis aptidões que podem ser extremamente úteis no campo missionário.

4. Interesses recorrentes

A mente renovada leva a sério interesses recorrentes e crescentes, seja de um local ou de um povo. Quando Deus leva alguém a fazer missões, ele concede a essa pessoa um interesse crescente e contínuo, não é fogo de palha. Ele também as torna cada vez mais conscientes da necessidade a que ele as conduz.

Então, eu pergunto o seguinte: Sobre o que você tem lido? Quais são seus interesses? Com o que você tem contato várias vezes? O que te chama enquanto você considera as necessidades do mundo?

5. Desejo missionário

A mente renovada leva a sério o desejo crescente do coração de trabalhar em missões — em outras palavras, desejo. 1 Timóteo 3.1 diz que os presbíteros devem almejar e desejar o trabalho do ministério. Eu tenho como princípio que Deus nos atrai para sua obra. Você deseja esse trabalho? Seu desejo é crescente? Está chegando ao ponto de ser irresistível?

Foi o que aconteceu comigo em 14 de outubro de 1979, quando tinha dificuldade de decidir entre permanecer como professor universitário ou ser pastor. Só sei que por volta da meia-noite daquele dia, aquilo se tornou irresistível, após anos de amadurecimento.

6. Confirmação local

A mente renovada leva a sério a afirmação e a confirmação da igreja local. É essencial que você seja parte de uma igreja local. É o normal para um cristão, e é a única forma pela qual alguém pode ir ao campo missionário e saber o que fazer ao chegar lá.

Nós queremos que igrejas sejam plantadas, de modo que os crentes ali possam ser discipulados. Parte da tarefa da igreja local é confirmar nossos dons, nosso desejo, nossa habilidade e nossa compaixão. Sem essa confirmação, por estarmos sozinhos corremos o risco de confundir a direção de Deus.

7. Glória de Deus

A última coisa a dizer é que a mente renovada deseja glorificar a Deus acima de tudo. Queremos ver a glória de Deus no mundo. Pergunte-se: “Em tudo isso, eu estou buscando a glória de Deus? Esse caminho ao qual estou sendo conduzido é o que mais glorifica a Deus?”.

Então, mergulhe na Palavra e ore sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17). Leve a sério estes sete fatores e, no fim, você saberá como proceder.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Do I Know God’s Calling for My Life?

Original: Como saber o chamado de Deus para minha vida? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.