Deus nos dá algo além do que podemos suportar?

Transcrição do Áudio

Segunda-feira, nova semana. Novas tarefas, novos fardos, novas misericórdias. Nosso ouvinte Fabiano escreve a seguinte pergunta: “Caro pastor John, a frase ‘Deus nunca nos dará algo além do que nós podemos suportar’ é frequentemente usada quando alguém enfrenta desafios, sofrimento ou provações. Com base nas Escrituras, essa frase é biblicamente correta?

Duas palavras essenciais

Essa frase ser bíblica ou não — “Deus nunca nos dará algo além do que podemos suportar” — depende do que queremos dizer com “nós” e “suportar”.

O que nós significa? Significa que Deus leva em conta nossa “capacidade independente” baseado em nosso registro de suportar dificuldades? Então ele mede a nova dificuldade, de modo que ela não vá além do que nós podemos suportar de forma independente, com nossos próprios recursos? É isso que “nós” significa?

Ou nós significa que podemos suportar se enfrentarmos as lutas com fé na ajuda divina, e que Deus sabe o que ele mesmo graciosamente nos dará, capacitando-nos a suportar o que ele nos dá? Então nós não seria algo independente, e sim dependente da graça que vem com a dificuldade. A qual destes dois a frase se refere?

O que significar suportar? Significa que você nunca vai entrar em colapso? Significa que você nunca vai falhar em alguma tarefa? Significa que você nunca vai estragar tudo? Ou que você nunca vai tirar menos que 7,0 nas provas da vida?

Ou suportar significa que você nunca falha, de modo que você nunca se recupera, ou se arrepende, ou tem de se reconciliar? Significa que, por ter falhado, você está perdido? A qual deles se refere?

Dependente da Graça

Para que possa dar minha resposta, vejamos algumas passagens-chave que nosso ouvinte deve ter em mente. 1 Coríntios 10.13: “Não vos sobreveio tentação — ou provação, já que a palavra grega é a mesma para ambos — que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados (ou provados) além das vossas forças (ou além das vossas capacidades); pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

Quando Paulo diz que Deus não vai fazer você enfrentar algo além do que você é capaz, ele quer dizer “algo além do que é capaz com a ajuda de Deus”. Sabemos disso por outras coisas que ele diz. Por exemplo, em 2 Coríntios 9.8, ele diz: “Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra”.

Em outras palavras, em cada provação ou tentação, a questão é: Eu vou fazer o que devo fazer? Paulo diz que haverá graça. Ele não diz que Deus depende de nós para usar nossos recursos sem depender da graça. Em vez disso, Deus diz que nos dará graça, de modo que haverá graça disponível, mas não somos independentes da ajuda e do poder de Deus.

Em 1 Coríntios 15.10, Paulo diz: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.” Ou seja, se eu sobreviver a qualquer provação, é pela graça — a graça foi decisiva, não eu.

Então, minha resposta à primeira parte, com relação ao significado de “nós”, é que nós significa nós que somos auxiliados pela graça soberana, e não nós independentes do poder e do auxílio divino.

Poder que sustenta

Mas o que significa “suportar”? Significa nunca tropeçar nem falhar? Significa nunca ser reprovado em alguma prova que Deus dá? Minha resposta é não. Se tivéssemos uma perfeita confiança em tudo o que ele é para nós em Cristo, facilmente passaríamos por todas as provas, mas Deus não promete esse tipo de perfeita confiança em sua graça onipotente.

Mas então qual é a promessa quando ele diz que sempre teremos uma fuga em cada provação? Qual é a promessa quando ele diz que acharemos graça para cada boa obra? Creio que a promessa é a seguinte: Deus nunca permitirá que tropecemos ou fracassemos de modo que não possamos nos recuperar, nos arrepender e nos reconciliar. Em outras palavras, ele nunca permitirá que cheguemos a cair na apostasia e na condenação. Ele nos capacitará a produzir frutos de uma fé genuína, perseverando até o fim.

Aqui estão algumas passagens que me fazem crer nisso:

  • Filipenses 1.6: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”
  • Romanos 8.30: “E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.” Ele vai guardar você.
  • Lucas 22.31-32, Jesus diz a Pedro: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.” Ou seja, eu orei por você. Sim, você vai me negar essa noite, mas eu te trarei de volta. Você vai ser reprovado no teste de hoje, mas eu vou te fazer ser aprovado no teste da vida.
  • 1 Pedro 1.5: “sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação”. O poder de Deus está me guardando. Ele não vai me deixar falhar completamente.
  • 1 Coríntios 1.8: “Jesus Cristo também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Então concluo o seguinte: a frase “Deus nunca nos dará algo além do que nós podemos suportar” é biblicamente correta? Sim, se queremos dizer que Deus dará ao seu povo provações nas quais ele os sustentará e os conduzirá à glória eterna. Seremos capacitados para fazer tudo o que devemos até chegar lá.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Will God Ever Give Us More Than We Can Handle?

Original: Deus nos dá algo além do que podemos suportar? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.