Ousadia quebrantada

Transcrição do vídeo

A razão por que Miqueias é tão ousado é que, em seu quebrantamento por causa de seu próprio pecado, ele conhece este Deus. E você? Repare nessa frase: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?” Por que ele começa assim? O que isso significa? Significa que não há outro como ele. Ou seja, não é comum que um deus seja assim. Se houvesse vários deuses – e há muitos deuses falsos –, nenhum seria como este! Alá não é como este Deus. Os deuses hindus não são assim. Um deus que não é pai de Jesus não é como este Deus.

Há apenas um Deus como este. Quem é? Nosso Deus, o Pai de Jesus, o Deus da Aliança com Israel que enviou Jesus ao mundo como seu Messias. Ele é assim, e ninguém mais. Em Isaías ele diz: “Meus pensamentos são mais altos do que os vossos” (Is 55.9). Assim, ele tem compaixão de nós e nos conduz de volta a ele. Este é o contexto.

Você acha que Deus é definido principalmente por sua ira ou por sua justiça? “Quem, ó Deus, é semelhante a ti?” Isto é, um Deus que perdoa. Um Deus que perdoa. Então… Como harmonizamos isso com a esperança em momentos ruins? Como ter esperança quando a família está dividida em pedaços? Olhe para o Senhor, clame ao Senhor (versículo 7), mas clame com duas convicções espirituais profundamente enraizadas na Palavra.

Está entendendo? Só Deus pode fazer isso. A pregação ajuda, mas só Deus pode fazer isso. Estou tentando incorporar à sua vida, quer você tenha filhos ou não, estou tentando incorporar duas convicções profundas, duas convicções dominantes e emocionalmente eficientes: ousadia quebrantada. Uma convicção de que meu pecado é meu maior problema. Meu pecado é o problema no casamento, é o problema com meus filhos, o problema no meu trabalho, o problema da igreja… E não mereço nada de Deus. Não sou, e nunca seremos pais perfeitos. Temos pecado. Chame do que quiser, tente suavizar.

Não somos tolos. Não somos ingênuos, sabemos que pecam contra nós. Esposa, filhos… até pastores pecam contra nós. Sabemos disso. Mas este não é o cerne da questão. Deus não me pedirá contas do pecado dos outros contra mim. Ele pedirá contas de como eu respondi. Tenho pecado? Tenho.