Três passos para parar de desperdiçar sua vida

Transcrição do Áudio

Há alguns anos, John Piper gravou uma série de vídeos devocionais. Um desses devocionais lançados a partir das gravações foi em Provérbios 3, versículos cinco e seis. O que o Pastor John mostrou é o que estamos chamando de: Três passos para parar de desperdiçar sua vida. Eis o que ele disse.

Provérbios 3.5-6: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.” Esse versículo foi citado com maior frequência pela minha mãe ao escrever para mim quando eu estava na faculdade e na pós-graduação. Mesmo sem escrever, ela incluía Provérbios 3.5-6. E eu acho que citava porque o principal objetivo do versículo é o andar em um caminho reto.

Quer dizer que ela não queria que eu me desviasse, e não quero que você se desvie e Deus não quer que nos desviemos do caminho da obediência, que entremos em uma vida perdida ou em qualquer coisa que iria desonrá-lo. Esse é o objetivo. Ele endireitará as tuas veredas: reto na obediência, reto na alegria eterna, reto em uma vida de honra à Deus. E ele diz que existem três passos para se chegar lá:

1. Em primeiro lugar, confie no Senhor de todo o teu coração. Então, confie nas promessas de Deus passo a passo em sua vida. Faça da sua vida um contínuo de confiança em um Deus bom, santo, bondoso, amoroso, totalmente agradável e que tudo provê.

2. E em segundo lugar, ele diz: Não te estribes no teu próprio entendimento, o que eu acho que quer dizer uma escolha consciente de não ser autossuficiente. Apenas diga para si mesmo: “Eu, você é insuficiente. Cérebro, você não consegue criar sabedoria suficiente sozinho. Você tem que se afastar da autossuficiência.” É claro, isso não quer dizer que você não pensa e que não planeja. Significa simplesmente que você não depende disso. “Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória.” (Provérbios 21.31) Então, mesmo em meio ao nosso planejamento, pensamento e uso das nossas mentes, estamos dependendo de algo mais. Não estamos dependendo de nossos próprios recursos.

3. Na sequência, em terceiro lugar: Reconhece-o em todos os teus caminhos — diz o hebreu, conhece-o em todos os teus caminhos. Então, a cada novo passo, a cada nova escolha que tiver que tomar, a cada nova conversa em que estiver, você está passando uma mensagem. “Deus, eu o reconheço aqui. Eu sei que está aqui. Estou convidando você aqui. Você é decisivo aqui. Preciso de você aqui.” E se seguirmos os passos: confiar nele, renunciar a autossuficiência e trazê-lo a todas as situações, ele endireitará os nossos caminhos. Ele evitará que desperdicemos nossas vidas ou que destruamos a nós mesmos e aos outros no caminho de pecado e nos trará para a alegria eterna.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Three Steps to Stop Wasting Your Life.

Original: Três passos para parar de desperdiçar sua vida. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan Araújo. Revisão: Filipe Castelo Branco. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.