Um blog do Ministério Fiel
O que seria o pecado imperdoável?
Transcrição do Áudio
Pastor John, o que seria o pecado imperdoável?
Jesus disse, em Mateus 12.32, que todos os pecados contra o Filho do Homem serão perdoados, mas que o perdão para o pecado contra o Espírito Santo não será concedido.
No meu entendimento, não se trata de uma palavra específica que você tenha proferido. Durante anos, recebi pessoas com lágrimas nos olhos temendo que algo terrível que fizeram no passado seja qualificado como pecado imperdoável.
Não creio que a questão aqui seja uma palavra dita qualquer. Acredito que a questão se dá quando o Espírito Santo começa a trabalhar e testifica o Cristo vivo em seu coração, e você resiste de forma contínua, chegando a um ponto em que essa rejeição se torna imperdoável. Isto acontece quando não há mais tempo de se arrepender.
Isso é exemplificado com Esaú em Hebreus 12.17. Ele buscou arrependimento com lágrimas, mas não achou. Observe que a passagem não fala que ele buscou perdão com lágrimas e não encontrou. Fala que ele buscou arrependimento.
Toda pessoa que estiver em conflito com essa questão deve saber que qualquer pecado do qual seja possível se arrepender autenticamente e pelo qual seja possível abraçar a Cristo, será perdoado.
O pecado imperdoável é quando se resiste a ele de forma tão decisiva que ele não pode ser abandonado e você não mais consegue se arrepender. Você tenta se arrepender, mas não consegue. Você não consegue se arrepender genuinamente ou abandonar o pecado. Esta é uma situação terrivelmente assustadora de se viver.
Contudo, qualquer ouvinte que está neste momento com o coração quebrantado por seu pecado e não despreza a Cristo pode ser perdoado por qualquer pecado, independentemente do que tenha sido dito ao Espírito Santo ou quanto tempo se tenha resistido a Ele.
Tais pecados podem ser perdoados, porque a Bíblia garante essa promessa. Quem crer, será salvo. (João 3.16; Romanos 10.13). É a incapacidade de se arrepender e crer que qualificam alguém como tendo cruzado a linha.