O significado do Natal

Transcrição do vídeo

Ele veio entregar sua carne para que o mundo vivesse. Ele veio em carne para que pudesse ser perfurado pelos pregos. Ele veio em carne para que fosse furado com uma lança e chicoteado nas costas, para que uma coroa de espinhos fosse colocada na cabeça física do Filho de Deus, para que batessem em sua face e o puxassem pela barba, para que cuspissem em seus olhos até que a saliva escorresse. Foi por isso que ele veio.

É por isso que ele precisou vir em carne. Assim, ele teria algo com que morrer, algo com que sofrer. Só assim a graça alcançaria pecadores. Ele veio, cheio de graça. E, de sua plenitude, recebemos graça sobre graça. A razão pela qual recebemos graça sobre graça a partir da plenitude do Verbo encarnado é que o Verbo encarnado veio em carne, assim poderia morrer por pecadores. Se ele não tivesse morrido por pecadores, não teríamos graça, apenas julgamento.

Portanto, o Natal é uma grande preparação para a Sexta-feira Santa. Não isole o Natal. Ele é uma parte da sua obra. O significado do Natal no Evangelho de João é: havia um Deus eterno, que subsistia em mais de uma pessoa; conhecemos três ao considerar toda a Bíblia: Pai, Filho e Espírito Santo; o Filho, o Verbo, assume uma forma carnal, de modo que tivesse um corpo com o qual pudesse morrer. E, por entregar seu corpo pelo mundo, o mundo pode ter vida, pois agora pecados podem ser perdoados, justiça pode ser concedida, o substituto está lá. E, pela fé nele, ou seja, por simbolicamente nos alimentarmos dele, ele se torna nosso tesouro, nosso alimento, nossa vida. Sua vida agora está em nós, nossos pecados, perdoados, e temos alegria eterna com ele.