Sou uma pessoa ansiosa. Como posso descansar em Cristo?

Transcrição do Áudio

A ouvinte de hoje pergunta o seguinte:.

“Olá, pastor John. Repetidamente na Bíblia Deus nos diz para descansarmos Nele. Quando estou passando por situações difíceis de vários tipos, e mesmo em bons momentos, não sei exatamente o que significa descansar em Jesus. Sou uma pessoa ansiosa por natureza, por isso preciso aprender”. Pastor John, o que o senhor diria a ela?

Ele concede descanso

Talvez a melhor coisa que podemos fazer é deixar que a preciosa palavra de Deus conceda descanso à nossa ouvinte e a todos nós. Permita-me falar a primeira palavra preciosa que me veio à mente quando ouvi essa pergunta.

Jesus diz o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (Mateus 11.28-30). Que palavras incríveis do Senhor do universo!

Então, a primeira coisa que vemos (e que é bem óbvia) é que ele deseja que nossa ouvinte, e você, e eu, descansemos. Ele deseja que nossa alma encontre descanso. Ele não diria isso se não desejasse que nossas almas sejam assim. Ele deseja que a alma de seus seguidores encontre um descanso doce e profundo, não ansiedade.

Descanso ativo

O segundo aspecto que é bastante óbvio é que o descanso não é inativo. É um caminho de vida ativa, de serviço; porém, tudo com a alma em profundo descanso, e também creio que envolve o profundo descanso do corpo quando o dia termina.

Eu digo isso porque Jesus diz o seguinte: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. Um jugo é um instrumento de trabalho. Alguém só toma um jugo sobre si para arar um campo, para puxar alguma carga ou algo do tipo.

Ele deixa claro que esse jugo é o ensino dele. Os judeus enxergavam a leu como um fardo. Jesus disse: “Não, eu tenho um fardo para vocês. É o meu ensino. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. É como em Jeremias 6.16: “Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma”. É um descanso na caminhada. Não é um descanso da caminhada, mas descanso na caminhada.

Ele veio para servir

Mas o que impede esse jugo, ou esse descanso, de ser pesado? O que o impede de ser um fardo? Ele diz: “Meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Ora, se é um jugo, e se é um fardo (nas palavras de Jesus), como pode ser leve e suave? Qual é a diferença entre o fardo dele e o dos fariseus, que amontoavam pesados fardos sobre as outras pessoas?

Ele disse o seguinte: “Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens; entretanto, eles mesmos nem com o dedo querem movê-los” (Mateus 23.4). Esse é o diagnóstico de Jesus quanto à diferença entre seu fardo e o fardo deles. Eles não queriam erguer um dedo para aliviar o fardo das outras pessoas. Mas Jesus não ergueu somente um dedo; ele levou sobre si a cruz. Ele ergueu sua vida inteira: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Marcos 10.45).

Isso é incrível. Pare e pense por um momento. O Senhor do universo, o Criador de todas as coisas, não veio para ser servido. Tem como ser mais incrível que isso? Mas veio para servir e dar sua vida em resgate. Foi assim que ele serviu: ele deu sua vida em resgate.

Sobre o descanso, ele diz nesta bela passagem: “Eu sou manso, sou humilde. E por esta razão meu jugo é suave e meu fardo é leve: porque sou manso e humilde”. Ele quis dizer o seguinte: “Eu não sou um senhor ríspido. Eu não fico estalando um chicote para que façam o que desejo. Eu desço a ponto de tomar você nos braços e erguê-lo”.

Filipenses 2.8 afirma: “Ele a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.

Operação decisiva

Então eu pergunto: como podemos falar desse leve fardo em que nossas almas encontram descanso? Creio que Paulo diria: “Fale dele assim como Filipenses 2.12-13 fala”. “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.12-13).

Em outras palavras, Jesus ergueu o fardo da culpa e do pecado mais pesado ao morrer por nós. Ele também ergueu e continua erguendo o fardo diário do desenvolvimento da nossa salvação, pois ele é quem opera decisivamente em nossas vidas. Ele faz isso pelo Espírito, o Espírito de Cristo, que reside em nós.

Jesus, o Amigo

Permita-me encerrar com uma história que ilustra bem tudo isso. Acho que já citei a mesma história em outro episódio, não lembro. Mas eu gosto muito dela. É sobre John Paton, que no século 19 foi enviado como missionário às ilhas que hoje formam o país de Vanuatu, no Pacífico. Ela ilustra como o fardo de Jesus, sua palavra e sua promessa, quando colocado nas costas, pode levar você a situações muito estranhas, como ser missionário no meio de canibais.

Um dia, servindo na ilha de Tanna, os nativos se mobilizaram contra ele. Havia centenas deles, com mosquetes e facas nas mãos. Eles queriam encontrá-lo para o matar, então ele precisava chegar em um barco e fugir dali o mais rápido possível. Em meio a isso tudo, surge um homem, no qual ele não sabe se pode confiar, mas o homem lhe disse: “Suba nessa árvore e fique lá enquanto eles passam por ela. Eu vou levar todos eles por aquele outro caminho, e você pode voltar por onde eles vieram”. Ele não tinha como saber se podia confiar nele, mas subiu na árvore assim mesmo. Anos mais tarde, ele escreve:

As horas que passei ali ainda estão vivas na minha mente, como se fosse ontem. Eu ouvia os disparos dos mosquetes e os gritos dos nativos. Mesmo assim, eu fiquei ali entre os galhos, seguro nos braços de Jesus. Jamais, em todos os meus sofrimentos, senti o Senhor tão perto de mim, ministrando calmamente à minha alma, do que naquela noite, quando a luz da lua começou a penetrar por entre as folhas da árvore. Minha testa latejava quando o ar da noite batia nela. Ali, derramei meu coração diante de Jesus. Sozinho, porém acompanhado! Se for para glorificar meu Deus, não me importaria de passar muitas noites sozinho naquela árvore, só para sentir novamente a presença espiritual do meu Salvador e desfrutar de sua comunhão consoladora. (Autobiografia de John G. Paton, p.200)

Ele finaliza nos olhando nos olhos e dizendo: “Se você estivesse nessa situação, sozinho, completamente sozinho, no meio da noite, em meio aos arbustos, bem perto da morte, você teria um Amigo que não te abandonaria?”.

Quando eu li isso pela primeira vez, pensei: “Jesus, eu quero essa amizade mais do que qualquer outra coisa”. Essa é nossa pergunta, você tem um Amigo que não abandonará você quando você se sentir agitada e ansiosa? Ele está logo ali, dizendo: “Venham a mim, e lhes darei descanso”.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: I’m an Anxious Person — How Do I ‘Rest in Christ’?

Original: Sou uma pessoa ansiosa. Como posso descansar em Cristo? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Revisão: Filipe Castelo Branco. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.