Como combater o medo

Transcrição do vídeo

Tendemos a operar em um cristianismo vago. É muito vago. “Tenho que confiar em algo.” Afirmo a vocês que guardo muitos versículos no coração, mas pode chegar o momento em que posso esquecer todos eles na hora da crise. O diabo tem muito poder. Não sei o que são as setas, mas creio que ele dispara uma e… adeus, memória! Logo quando mais se precisa! Logo quando mais se precisa ela se foi! Ou seja, você precisa lutar para aprender e memorizar tudo isso, a fim de que estejam sempre ali nos seus lóbulos cerebrais. Ou algo assim.

É preciso trazer à mente. Eu vou lhes contar o meu sinal para trocar de marcha quando tudo está “em neutro”, mas o motor está ligado. “Não temas, porque sou contigo; não te assombres, porque sou o teu Deus; eu te fortaleço e sustento com a minha destra fiel.” Eu usei isso contra o diabo e contra meus medos milhares de vezes nos últimos 50 anos. Lembro que todos os dias na Alemanha, quando estava na graduação, eu ficava ansioso por causa do idioma, cercado por liberais que não criam na Bíblia. Eu ficava muito tenso em todos os momentos. Era uma guerra constante. Enquanto andava por aquelas ruas calçadas, indo à universidade fazer algo que eu não queria e tinha medo, mas pensava: “Não temas, porque eu sou contigo; eu te ajudo, John; eu te fortaleço e te sustento”. E ele fez isso! Ele fez isso! Sempre fez!

Mas eu não pensava vagamente: “Preciso de ajuda. Por favor, Deus, faça algo”. É melhor que nada, mas muito melhor é se lembrar de algo específico, feito sob medida, comprado com sangue, e que ele falou. Ele falou! Você põe isso na mente e prega para si mesmo: “Eu te ajudo. Eu te ajudo”. De fato, você deve imaginá-lo perto de si dizendo isso. Ele está aqui. Jesus está aqui e ele está falando. Essa é a palavra dele, e ele fala comigo! “Eu te ajudo, John Piper.” “Eu te ajudo, você crê?” Mas há um porém. Cremos nisso? Eu creio nisso? Eis a questão. Pegue um versículo que se encaixa perfeitamente na luta contra esse pecado (nesse caso, a ansiedade) e pregue para si mesmo. Então, aja. Aja. Às vezes é como saltar no vazio. É o que a fé tem que fazer. Ele cumprirá a promessa, mesmo que o cordeiro não esteja ali. Por fim, agradeça-lhe.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How to Fight Fear.

Original: Como combater o medo. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.