Quando um pecado sexual do passado assombra seu casamento

Transcrição do Áudio

Um ouvinte chamado Francisco escreveu a seguinte pergunta: “Olá, pastor John. Quero pedir minha namorada em casamento, e enquanto me preparo para o casamento, me vêm à mente pensamentos sobre meus erros do passado. Me lembro das mulheres com quem me deitei antes de ser salvo, e dos erros que cometi com minha atual namorada com quem, se Deus quiser, me casarei. As pessoas frequentemente falam sobre a pureza que deve ser mantida para o casamento, e como é terrível desperdiçá-la. Que verdades você tem para compartilhar com um homem ou mulher como eu que luta com arrependimentos relacionados aos erros sexuais passados e suas consequências atuais no contexto do casamento e do noivado?

[Piper] Eu estou muito animado para falar sobre isso. Essa é uma questão real e muito importante, pois milhões de pessoas foram convertidas, e serão convertidas a Cristo depois de uma vida de pecado, não antes. Isso é normal. Evangelizar o mundo implica que estamos resgatando pessoas depois que elas fizeram coisas horríveis, não antes. Então a posição do nosso ouvinte não é incomum ou única. O que devemos pensar de nossos pecados do passado? Ou, talvez no caso dele, o que pensar de pecados sérios cometidos após a fé. Creio que a coisa principal que quero dizer ao Francisco é o seguinte: a virgindade é um presente precioso que você não pode dar à sua noiva, nem ela pode dar a você. Essa é uma grande perda e uma enorme tristeza. Mas existem presentes que você pode dar a ela, e Deus multiplicará esses presentes de forma tão maravilhosa que essa perda não será destrutiva. É isso que quero dizer.

Um presente que você não pode dar

Vou explicar o que quero dizer. Francisco, você disse que ouviu as pessoas dizerem que você deve se guardar sexualmente para o casamento, e que é algo terrível desperdiçar isso. Bom, a isso eu digo: sim, sim, sim. É exatamente isso. Creio que Paulo e Jesus aconselhariam exatamente isso a qualquer pessoa virgem. “Fuja da impureza” (1 Coríntios 6.18). Enquanto solteiro, seu corpo pertence a Deus, e pertencerá à sua futura esposa. Convém considerar tudo isso à luz de 1 Coríntios 7:

O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. (1 Coríntios 7.3–4)

Em outras palavras, vocês se pertencem um ao outro e a mais ninguém. Enquanto solteiro, você pertence a Deus e está unido a ele em seu corpo pelo Espírito Santo. No casamento, você também pertence a Deus por meio da união com sua esposa. Esse é um presente bíblico precioso que deveria ser real em todo casamento. E esse é um presente que você não tem para dar.

Outro presente precioso

Mas você vai querer ensinar seus filhos a conservarem esse presente. Então, qual presente você deve dar à sua noiva com quem você teve relações sexuais? Deve ser um presente que Deus se agrade tanto, que ele o tornará muito maravilhoso, de modo que a falta do outro presente não poderá destruir este novo presente.

O presente que você pode lhe dar é o seguinte: você pode olhar sua noiva nos olhos e dizer: “Eu falhei com você. Eu falhei com Deus e sinto muito, muito mesmo. Eu odeio o que fiz. Odeio a ferida que isso causou em você e em mim. Eu odeio a desonra que eu trouxe ao nome do Senhor. Eu odeio o desrespeito que mostrei quando não cuidei melhor de você. E eu me arrependo. Eu abandono esse pecado e as forças pecaminosas que me levaram a ele. Eu renuncio tudo isso. E eu me volto para Jesus Cristo, meu Senhor e Redentor, e recebo dele seu perdão completo, comprado pelo sangue, e me alegro de todo o coração. A partir de agora, tremo diante da possibilidade de desprezar o sangue dele.

“E, pelo Espírito que ele me concedeu, decido, na força que vem dele, nunca, nunca, jamais traí-lo ou entregar meu corpo a qualquer mulher, senão à minha esposa. Eu ofereço a você no casamento minha alma e meu corpo perdoados, redimidos e purificados, a fim de valorizar, honrar e ser fiel a você. Eu convido você a essa nova união comigo, que foi perdoada, redimida e purificada. Sei que sempre haverá cicatrizes e memórias ruins. Mas Deus é misericordioso, e no tempo dele, na sabedoria dele e da maneira dele, ele fará dessas cicatrizes do pecado um sinal de sua misericórdia demonstrada na cruz.”

Francisco, esse é o maravilhoso presente que você pode conceder à sua noiva. E eu oro para que Deus preserve esse presente para vocês dois.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: When Past Sexual Sin Haunts Your Wedding

Original: Quando um pecado sexual do passado assombra seu casamento. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Revisão: Filipe Castelo Branco. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.