Advertência a jovens evangélicos que abraçam a cultura

Transcrição do vídeo

2 Timóteo 4.10: “Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica”. Eu admito que não sei se ele se arrependeu. Não há nada na Bíblia que responda se ele se arrependeu ou não. Não há evidências de arrependimento, mas, com certeza, todos nós, pelo menos os mais velhos, conhecemos ministros do Evangelho que abandonaram seus parceiros e deixaram o ministério, deixaram a fé… e, até onde sabemos, nunca mais voltaram. Conhecemos pessoas assim. Creio que Paulo quer que Timóteo perceba isso não apenas como uma preparação para esse desgosto no ministério… “Acontece, Timóteo. Aconteceu comigo. Esteja pronto para quando acontecer com você.” Paulo também quer que ele preste atenção na causa, para que possa evitá-la e nunca fazer igual. Em outras palavras: não ser abandonado e nunca abandonar ninguém, porque ele viu a causa aqui: “Demas, tendo amado o presente século, me abandonou”.

Há um amor pelo mundo que torna o ministério impossível. Há um amor pelo mundo que produz o abandono do ministério ou transforma o ministério em algo tão mundano, que ele se torna inútil. Isso acontece! Com frequência. Se um ministro do Evangelho começa a ser mundano, ele tem duas opções: deixar o ministério ou tornar o ministério mundano… e assim sobreviver. Demas não conseguiu. Por quê? Paulo! Paulo não permitiria isso em sua equipe. Então aqui vai uma advertência aos jovens, poderia até dizer velhos, mas, principalmente, jovens cristãos evangélicos… que abraçam a cultura: vocês precisam refletir com relação a Demas por um bom tempo. Por amar o presente século, ele achou impossível seguir no ministério com Paulo. E o abandonou.

Há um amor pelo mundo, um amor pelo presente século, por esta cultura que ignora, nega e rebaixa Deus; esta cultura que distorce Cristo, que se exclui mutuamente de um amor real e profundo por Jesus. Há um amor pelo mundo que é irreconciliável com o ministério para o mundo; o ministério de denunciar o mundo; o ministério de testemunhar ao mundo; o ministério de resgatar pessoas do mundo. Nada disso vai dar certo se você amar tanto o mundo a ponto de pensarem que você é um deles. Então, jovem Timóteo, e jovens da igreja Bethlehem, lembrem-se: mais pessoas abandonam Cristo, mais pessoas abandonam a igreja, mais pessoas abandonam o ministério por amor ao mundo do que por qualquer outra coisa.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: A Caution to Young, Culture-Embracing Evangelicals.

Original: Advertência a jovens evangélicos que abraçam a cultura. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Ana Beatriz Ribeiro de Souza. Revisão: Renan A. Monteiro.