Por que continuo pecando?

Transcrição do vídeo

Por que você peca? Se você quer saber quais são as motivações que matam o pecado e produzem amor, deveria se perguntar: por que eu peco? Eu vou dizer por que você peca. Porque o pecado te faz promessas… e você acredita nelas. O pecado te promete filhos, promete clientes. Promete todas essas coisas. É como se o pecado dissesse: “O que eu, pecado, tenho a oferecer é melhor, mais satisfatório, mais agradável e traz mais esperança do que Cristo”.

“Os prazeres transitórios”, assim chamados em Hebreus 11.25. “Os prazeres transitórios… do pecado.” O pecado promete ser melhor, mais duradouro, profundo, doce e satisfatório. E, à medida que somos enganados por essas promessas, nós pecamos. Ninguém peca por obrigação. Ninguém acorda de manhã e diz: “Hoje eu tenho a obrigação de pecar!” Não. Ninguém peca por obrigação. Nós pecamos em busca de prazer. E o único motivo de escolhermos uma ato pecaminoso é porque o diabo e nossa natureza humana nos prometeram que esse ato produziria prazer, satisfação, fama.

Seja qual for o seu ídolo, a promessa é que você vai conseguir. A única maneira de quebrar o poder do pecado… é pela presença e pela promessa de um prazer mais elevado. Sim, eu sei que o caminho para a santidade também envolve certa força de vontade. Mas, na mesma medida em que a força de vontade te faz vencer, ela te faz fracassar. Porque, para cada pecado que você vence pela força de vontade, sete demônios de justiça própria entram e tomam seu lugar.

Vencer o pecado pela força de vontade não é vencer o pecado. É uma exaltação do ego. Só há uma maneira de vencer as promessas de prazeres feitas pelo pecado, e é com o poder de um prazer mais elevado. Seu nome é Jesus, e ele é experimentado através de algo chamado fé salvífica. É isso que é a fé. É receber Jesus como um tesouro que a tudo satisfaz. É por isso que, historicamente, tivemos tanta dificuldade para descobrir como nos reconciliar com Deus e, por outro lado, achar uma maneira diferente de matar o pecado e realmente amar, quando, na verdade, o hedonismo cristão nos mostra, através de suas lentes, que, por meio da fé salvadora, podemos ser plenamente satisfeitos em Jesus. Este é o poder que faz com que o pecado perca sua força de convencimento.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Do I Keep Sinning?.

Original: Por que continuo pecando?. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Ana Beatriz Ribeiro de Souza. Revisão: Renan A. Monteiro.