Por que Deus não impede o seu sofrimento

Transcrição do vídeo

Vou tentar ilustrar o que quero dizer com “todo filho de Deus”. Preste atenção. Vou contar minha experiência e encerraremos com a de Jesus, que é muito mais importante do que a minha. Quando eu digo que a história de José é a história da sua vida como cristão, quero dizer que ele responde a seguinte pergunta: por que frequentemente oramos, talvez no início do dia, para que algo não aconteça, como um acidente de carro ou contrair alguma doença, para que algo ruim não aconteça; por que frequentemente oramos para que algo ruim não aconteça, porém, mais tarde, acontece? E, conforme acontece, vemos que, na própria maneira como está acontecendo, ali está a boa mão de Deus.

Em outras palavras, me parece que a maior parte da experiência cristã mostra que Deus responde orações por meio da falta de respostas. Faz sentido? Aqui está uma grande falta de resposta. “Eu não queria que isso acontecesse essa tarde! Eu pedi para não acontecer!” Aconteceu, e enquanto acontecia, eu via a tua boa e graciosa mão! Quantas vezes você ouviu alguém falando assim? Talvez, por ser pastor, eu tenha ouvido tantas vezes. De manhã, eu oro por segurança. Peço que um acidente terrível não aconteça. O acidente acontece naquela tarde, e quando ouço a história, alguém diz: “Se a cabeça dele estivesse um milímetro mais para a direita, ele morreria, mas Deus não deixou isso acontecer. Uma mulher que passava ali perto era enfermeira! A ambulância chegou em menos de três minutos. No hospital, tinham estoque do tipo de sangue incomum dele. Nunca houve um estoque desse tipo de sangue antes”.

Você já ouviu isso? Qual é a chance disso acontecer? Porque, se eu não conhecesse a história de José, eu estaria propenso a dizer: “Se a soberana mão de Deus está no controle de tudo isso, por que ele não impediu?”. Por que ele não me respondeu e, nessa ausência de resposta, há tantas respostas gloriosas? Por que Deus não impediu que José fosse vendido e levado ao Egito? Por que ele não impediu a mentira da mulher de Potifar? Por que ele não impediu que o copeiro do rei esquecesse de José por mais dois anos? Eis a resposta da Bíblia: porque Deus decidiu levar seu povo ao perigo, pois seu sábio propósito previamente planejado era resgatá-los de tal perigo, de modo que ele fosse exaltado.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why God Will Not Shield You from Every Sorrow.

Original: Por que Deus não impede o seu sofrimento. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.