Dez princípios para a produtividade pessoal

Transcrição do Áudio

Nós recentemente comentamos sobre o livro que você acabou de escrever, pastor John. Tendo isso em mente, Brandon, no estado de Carolina do Norte, escreveu: “Pastor John, te agradeço pelo seu rigor centrado em Cristo e pela quantidade tremenda de produções do seu ministério. Estou curioso: como você produz tanto conteúdo? A que horas você acorda? Como você acha tempo para ler, escrever ou tomar café da manhã? Você menciona a sua aversão à TV no texto “Não perca seu tempo”, mas qual conselho você pode dar sobre programações diárias, para aproveitar a vida ao máximo para Cristo?

1. Jogue fora as comparações

Primeiro, tenha cuidado para não querer ser como eu. Você não conhece os meus pecados. Você não sabe quanto eu tenho negligenciado. Você não conhece os custos. A verdadeira pergunta é: como você – você – pode ser mais completo, mais centrado em Deus, mais adorador de Cristo, mais cheio da bíblia, amável, humilde, preocupado com o avanço da missão, desejoso pela justiça e servo de outras pessoas? Não meça a si mesmo pelos outros. Você deve se medir pelo seu potencial em Cristo. Essa é a primeira coisa que eu senti que precisava falar, por causa da forma como a pergunta foi feita.

2. Foque nas grandes possibilidades

Dedique 10% do seu foco na vida para evitar obstáculos à produtividade e 90% do seu foco para se apegar aos grandes objetivos e persegui-los com tudo que você pode. Poucas pessoas se tornam produtivas evitando obstáculos à produtividade. Esse não é um bom foco. Não é daí que vem a energia. Não é daí que vem a visão.

Pessoas escrevem livros sobre isso e ganham muito dinheiro, mas não é assim que alguém realiza algo que vale a pena ser feito. Fazer coisas que valem a pena vem das grandes, gloriosas e maravilhosas possibilidades futuras que tomam a sua atenção e te levam a continuar a sua busca com todas as suas forças. Então, tudo aquilo sobre retirar os obstáculos do seu caminho são os 10% da limpeza que você deve fazer.

3. Entenda os períodos da sua vida

A vida acontece em capítulos que são diferentes uns dos outros. Se você é casado e tem filhos pequenos, esse é um capítulo que precisa de uma quantidade considerável de foco nos filhos. Se Deus desejar, haverá, para você, outro capítulo com diferentes possibilidades, diferentes potenciais e diferentes prioridades. O Senhor ficará satisfeito se você focar no capítulo em que está agora e viver de acordo com as demandas desse capítulo com tudo o que você tem.

4. Encontre o seu objetivo de vida

Pense seriamente e ore para saber qual é o seu grande objetivo. A expressão bíblica do meu está em Filipenses 1.20-21. Aqui é o John Piper falando, não apenas Paulo: “Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”. Assim, glorificar a Cristo na vida e na morte, e espalhar a paixão por Cristo na vida de outros – esse é meu objetivo. Esse é o grande objetivo. Encontre o seu e trabalhe por ele em tudo o que você fizer.

5. Cuidado com a responsabilidade que lhe será dada

Tenha, diante do Deus vivo, um senso de responsabilidade enraizado no evangelho. Ou seja, compreenda o evangelho e a dinâmica espiritual de como ele funciona. Não se entra em um relacionamento correto com Deus por meio de esforço. A dinâmica do evangelho não funciona dessa forma. Nós nos esforçamos dia e noite com tudo o que temos porque estamos em um relacionamento justo com Deus. Filipenses 2.12-13: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor, porque [base, fundação] Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar”. Essa é a dinâmica do evangelho.

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15.10). A graça de Deus já fez morada em mim e está trabalhando em mim, diz Paulo. E, se você mudar essa ordem, você pode até conquistar muito na vida, mas irá diretamente para o inferno com todos os seus livros e o que você construiu.

Que o Senhor Jesus intensifique esse senso de responsabilidade no último dia por meio parábola dos talentos (Mateus 25.14-30). Ele deu cinco talentos a uma pessoa, deu dois a outra pessoa e deu um a outra. Quando ele veio acertar as contas, quem tinha apenas um talento ouviu aquelas palavras horríveis: “Servo mau e negligente” (Mateus 25.26). Eu não quero ouvir essas palavras.

Eu quero vivenciar o oposto, o contrário dessas palavras, como em Lucas 12.42: “Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?”. Frequentemente eu pensava sobre essas palavras quando eu era pastor. Eu tinha “conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo” (Lucas 12.42). “Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Lucas 12.43).

Quando eu preparava minhas mensagens, ou escrevia algo, ou liderava a minha família em devocionais, eu dizia: “Venha agora, Senhor Jesus, e você me achará fazendo isso”. Esse é o oposto do servo mau e negligente que enterrou os talentos de Deus e não fez nada com eles.

6. Trabalhe com urgência

Adicione ao seu senso de responsabilidade perante Deus um senso de urgência: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4). Ou Efésios 5.15-16: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios [insensatos], e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”. Ou Colossenses 4.5: “Sejam sábios no modo de agir com os que são de fora e aproveitem bem o tempo”. Há urgência nisso. Os dias são maus e a noite está chegando.

7. Acabe com a indecisão

O que você fizer, faça de todo coração. Chega de indecisão. Muitas pessoas são vacilantes, fazendo o que fazem apenas com metade do seu coração, com metade da energia. Se algo vale a pena ser feito, vale a pena que seja feito com toda a alma. Eclesiastes 9.10: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”.

Nos últimos trinta anos, uma das resoluções de Jonathan Edwards que provavelmente teve mais impacto em mim do que qualquer outra coisa que ele disse – pelo menos em suas resoluções – é a seguinte: “Resolvido, a viver conforme minhas forças, enquanto eu viver”. Essas palavras me tomaram um tempo atrás. Eu pensei: “Sim, Senhor”.

Considere o oposto disso: 14 vezes a palavra preguiçoso é usada no livro de Provérbios. Essa não é uma palavra feia? Preguiçoso. 14 vezes. E o que é um preguiçoso? Provérbios 20.4: “O preguiçoso não ara as terras porque é inverno; por isso, no tempo da colheita, procura e não encontra nada”. Não queira ser um preguiçoso.

8. Persista

Muitos golpes derrubam uma árvore enorme. Isso é crucial, porque nós nos desencorajamos muito rápido depois de vários golpes, ao vermos que a árvore ainda não caiu. Eu acabei de ouvir o livro Robinson Crusoé. Você pode dizer: “Como assim? Por que John Piper estava ouvindo um romance adolescente?”. Eu nunca ouvi alguns desses clássicos, então estou ouvindo agora.

Robinson Crusoé, sozinho e abandonado em uma ilha, quer escapar e precisa de um barco. A terra firme está a 72 quilômetros de distância. Pode haver canibais por lá. Ele não tem certeza se deseja ir, porém ele precisa de um barco. Ele não tem nada mais para fazer, então ele fará um barco. Ele encontra uma árvore. Essa árvore tem um 1,25 m de diâmetro na parte inferior. Ele tem um machado.

Ele leva 22 dias para cortar a árvore, mais 14 dias para cortar os galhos e um ano e meio para terminar o barco – usando um machado. Eu cortaria uma árvore por um ou dois dias. Eu diria: “Essa árvore não vai cair. Cansei dessa árvore. Vou trabalhar em outra árvore menor”. Assim, aqui está a chave. Muitos golpes derrubam uma árvore grande. Você deseja fazer algo grande? Não desista. Continue golpeando.

9. Enfrente as tarefas difíceis com alegria

Na vida, esteja disposto a fazer muitas coisas que você não estava disposto a fazer com alegria, coisas que não são naturais para você. Tudo que vale a pena na vida requer que você faça coisas que antes você não queria fazer, ou que apenas eram naturais para você. Assim, alegre-se na realização daquilo que você antes não tinha muita preferência por fazer.

10. Vincule Cristo ao seu chamado

Finalmente, encontre o seu nicho – ou seja, encontre aquilo que você ama fazer. Com todas as suas fraquezas e todos os seus pontos fortes, coloque a maioria das suas energias e o seu amor naquilo que você ama, por Cristo e pelo seu reino.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Ten Principles for Personal Productivity

Original: Dez princípios para a produtividade pessoal © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Juliane Teixeira Lima Peixoto. Revisão: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.