É pecado namorar alguém que não é cristão?

Transcrição do Áudio

Um jovem rapaz nos pergunta: “Pastor John, é pecado namorar uma mulher que não é cristã?”.

[Piper] Eu quero perguntar o seguinte: o que ele acredita que é pecado? Em outras palavras, se eu estivesse conversando com ele, antes de responder, eu pediria para ele dizer o que considera ser pecado.

Eu prestaria atenção no seguinte. Romanos 3.23 diz que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. Então, parece que pecar é estar destituído da glória de Deus. O que isso significa? O que é “estar destituído da glória de Deus”?

A palavra υστερεω (hustereo) significa falta, carência. Então, pecar implica carência da glória de Deus. Mas carência em que sentido? Eu não posso ser tão glorioso quanto Deus é. É provável que seja uma carência no sentido de Romanos 1.23, que diz que os pecadores “substituíram a glória do Deus incorruptível por imagens”. Nessa substituição, saíram perdendo. Ou seja, eles olharam para a glória de Deus, olharam para as imagens (talvez a que viam no espelho) e rejeitaram Deus. Assim, eles ficaram carentes de Deus.

Considere seus desejos

Eu diria que o pecado é preferir outra coisa acima de Deus. Pecados (no plural mesmo) são atitudes, desejos, ações e palavras que demonstram que preferimos outras coisas que não são Deus. Ou seja, é quando Deus não é nosso supremo desejo ou nosso supremo tesouro. É isso que eu gostaria de ouvir.

Agora vamos considerar o namoro. O que é isso? O namoro é a expressão de um desejo por outra pessoa que se tornou mais preciosa para mim do que Deus? É isso? Se for isso, não importa se a pessoa é crente ou incrédula, cristã ou não cristã.

É possível namorar um cristão ou cristã e estar em pecado. É possível namorar um não cristão e estar em pecado porque suas afeições, amor e necessidade por aquela pessoa refletem que Deus não tem um lugar em sua vida tão especial e satisfatório quanto deveria ter.

Se você sente uma profunda necessidade de companhia que é maior do que a necessidade que você sente por Deus, então você está em pecado. Não importa de quem estamos falando, você precisa se arrepender e fazer de Deus o seu tesouro.

Considere o seu alvo

Talvez isso vá além da pergunta, mas talvez ele queira realmente saber o seguinte: digamos que você não tem esse problema. Digamos que você não deseja outra pessoa mais do que deseja Deus. Ainda é pecado namorar um incrédulo?

Minha resposta é: qual é o alvo do namoro e de encontros românticos? Como você enxerga o namoro? Você pode responder: “Bom, eu não tenho qualquer interesse romântico, apenas quero testemunhar a graça de Deus a esse incrédulo enquanto comemos um pedaço de pizza na esperança de levá-la a Cristo”. Ora, isso é puro evangelismo, não é um romance. Eu diria que não há problema nisso.

Mas tenha cuidado, pois sempre que um homem e uma mulher passam um tempo juntos, pode acontecer algo mais pessoal e íntimo do que evangelismo, principalmente quando se fala de assuntos profundos. Eu já vi isso acontecer, e é preciso ter muito cuidado.

Mas e se ele disser: “Não, eu realmente estou atraído por essa pessoa. Para mim, namorar é criar uma relação romântica que pode levar a um futuro casamento”. Então eu diria que, se ele tiver essa visão, se ele estiver buscando uma moça incrédula na intenção de criar e despertar uma relação romântica para um futuro casamento, então ele está comprometendo o amor que ele tem por Cristo. Além disso, ele está indo contra o que diz a Bíblia. Ele está agindo de forma errada.

1 Coríntios 7.39 diz que devemos casar “somente no Senhor”. Se você está prestes a se apaixonar e casar com uma mulher que está distante do Senhor, você está em um caminho de desobediência a esse texto. E desobedecer ao texto é desobedecer ao Senhor.

2 Coríntios 6.14 diz: “Não vos coloqueis em jugo desigual com os incrédulos”. Esse texto fala de casamento. É preciso ter cuidado, pois o casamento é uma união do tipo mais profundo. É a união tanto do corpo quanto da alma.

Não é possível unir duas almas de maneira profunda se as pessoas possuem tesouros supremos diferentes: o de um é Cristo, o do outro é alguma criatura. Esse arranjo provoca uma grande desunião.

Então creio que cultivar um relacionamento que resultará em um casamento proibido é, portanto, proibido.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is It Sinful to Date a Non-Christian?

Original: É pecado namorar alguém que não é cristão? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.