O que é o arrebatamento?

Transcrição do Áudio

O advento é um tempo de espera. Claro, não estamos mais esperando pelo nascimento de Cristo. Mas nós estamos aguardando o segundo advento de Cristo, o seu retorno para a terra. Esses dois adventos não estão tão distantes um do outro, e não deveriam estar. O Natal é o tempo apropriado para meditar a respeito do retorno de Cristo. Porém, Cristo irá voltar no futuro uma ou duas vezes? Essa é uma boa pergunta vinda de um ouvinte chamado Nick.

“Pastor John, eu sei que esse é um enorme debate, mas eu adoraria ouvir suas considerações. Quantas vezes Jesus voltará? Ele voltará no arrebatamento (de acordo com  1 Tessalonicenses 4.16-17) e depois uma segunda vez para derrotar Satanás (de acordo com Apocalipse 19.11-21)? Cristo voltará mais uma vez ou mais duas vezes?”

O retorno de Cristo

Eu entendo, pelo Novo Testamento, que Jesus prometeu que voltará e, então, nessa volta, ele fará um resgate final daqueles que confiam nele e um julgamento final daqueles que não creem nele. Eu não creio que haverá duas vindas de Cristo no futuro, apenas uma.

A maioria daqueles que acreditam que Cristo virá duas vezes acreditam que a primeira vinda das duas é a vinda do Senhor para retirar a igreja do mundo, chamada de arrebatamento. Esse seria um arrebatamento da igreja de volta para o céu por sete anos, geralmente, enquanto a grande tribulação acontece na terra. Então, isso é seguido por uma vinda final do Senhor para estabelecer seu Reino em um segundo estágio.

Eu cresci em um lar e em uma igreja que acreditava nessa visão, chamada de arrebatamento pré-tribulacionista. Ela recebe esse nome porque há uma vinda de Cristo pré-tribulação, ou antes, antes da tribulação, para que a igreja seja retirada e poupada do tempo de grande sofrimento que o Senhor trará ao final das eras.

Suportando o sofrimento

Quanto mais eu estudava por mim mesmo – e eu ainda consigo me lembrar de pensar sobre isso mesmo sendo um adolescente –, eu não conseguia encontrar duas vindas no futuro para a Igreja cristã. Uma vez eu perguntei a um estudioso do Antigo Testamento muito respeitável, um estudioso do Antigo Testamento realmente erudito, que acreditava nessa visão: “Qual é o versículo mais importante que o persuadiu a acreditar que, antes que Cristo venha para julgar, ele virá previamente para retirar a igreja do mundo, e apenas retornar em juízo anos depois – sete anos depois, ou três anos e meio, talvez?”.

A resposta dele foi resoluta. Ele disse: “Apocalipse 3.10”, que diz assim: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”. Em outras palavras, ele achava que esse versículo ensinava que os cristãos seriam retirados do mundo antes que Deus trouxesse a grande tribulação sobre o mundo. Mas é isso mesmo?

A promessa de Deus de nos guardar da hora da provação provavelmente não significa que nós seremos tirados do mundo, mas sim que Deus nos guardará de tudo o que destrói a fé na hora da provação. Ele nos guardará. Ele protegerá nossa fé.

Na verdade, 1 Pedro diz: “Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo” (1 Pedro 4.12). Eu não acho que o Novo Testamento ensina que Deus resgata seu povo do sofrimento, mas sim que ele o protege em meio ao sofrimento.

Alívio final

Mas essa não é uma resposta satisfatória para essa visão. As passagens que resolveram o assunto para mim foram 2 Tessalonicenses 1 e 2. Ambos os capítulos falam sobre a vinda do Senhor, a segunda vinda, de uma forma que faz a ideia de duas vindas (uma para resgatar e outra para julgar) ser extremamente improvável, senão impossível, à vista do que esses versos dizem.

Aqui está 2 Tessalonicenses 1.6-8. Escute como Paulo fala da vinda de Cristo, para o alívio dos cristãos e a aflição dos descrentes, como uma só vinda: tanto alívio quanto aflição ao mesmo tempo. Veja o que diz:

Pois, de fato, é justo para com Deus que ele retribua com tribulação aos que causam tribulações a vocês e que dê a vocês, que estão sendo atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. (2 Tessalonicenses 1.6-8)

Eu penso que isso claramente ensina que Cristo está vindo novamente e, quando ele vier, ele retribuirá os descrentes com aflição e garantirá alívio aos crentes. Ele diz que essas duas coisas acontecerão “quando do céu se manifestar o Senhor Jesus”, sendo uma vinda apenas, e não duas. Esse é o primeiro texto que me persuadiu.

A morte do homem da iniquidade

Então, lemos em 2 Tessalonicenses 2.1-2:

Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.

Alguém havia dito a esses cristãos que o Dia do Senhor já havia chegado, e Paulo está argumentando que isso era impossível. Ora, como seria fácil dizer: “Isso é impossível porque eu ainda estou aqui. Eu não fui arrebatado”. Mas ele não disse isso. Isso não é o que ele diz. Ele disse: “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2.3).

Agora observe 2 Tessalonicenses 2.8: “E então esse ímpio será revelado, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda”.

Assim como no capítulo 1, há uma vinda, e Paulo diz que ela ainda não aconteceu porque o homem da iniquidade – ou seja, o anticristo – não foi revelado. Quando isso acontecer, então ele diz que a segunda vinda acontecerá e não será para arrebatar os cristãos, mas para matar o iníquo com o sopro de sua boca e para a manifestação da sua vinda.

Arrebatados

Mas o nosso ouvinte se refere ao arrebatamento em 1 Tessalonicenses 4, perguntando se se refere à primeira de duas vindas, seguida por outra vinda final. Aqui estão os versos-chave:

Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. (1 Tessalonicenses 4.16-17)

Isso é frequentemente chamado de arrebatamento. Sem problema. Eu não tenho problema em chamar de arrebatamento. Então Paulo conclui: “E, assim, estaremos para sempre com o Senhor”.

Porém, meu entendimento desses versos, e eu não vejo motivos para pensar diferente, é que, sim, nós de fato subiremos para estar com o Senhor nos ares. É isso o que diz. É como se fosse uma grande multidão de boas-vindas. Então, nós desceremos com ele em sua chegada triunfal.

Vem, Senhor Jesus

Eu me lembro como estava perplexo quando tinha em torno de 23 anos e vi pela primeira vez que a palavra “encontrar”, em “encontrar o Senhor nos ares”, é usada duas outras vezes no Novo Testamento: Mateus 25.6 e Atos 28.15.

Em ambos os textos, ela se refere a um grupo de pessoas indo encontrar alguém e o acompanhando de volta ao lugar de onde saíram. Todos os meus pensamentos sobre isso ser uma subida aos ares para encontrar o Senhor e depois retornar ao céu por sete anos evaporaram. Essa não é a intenção desse versículo.

É um arrebatamento no sentido de que subiremos para encontrar o Senhor nos ares, e então, como uma grande festa de boas-vindas, nós voltamos com ele para o seu julgamento e seu governo estabelecido.

Minha resposta é que haverá uma segunda vinda do Senhor grande e gloriosa no futuro. Ele virá mais uma vez para dar alívio à igreja, para trazer juízo aos seus adversários e para estabelecer seu Reino. E eu declaro, e sei que todos podemos declarar em conjunto com a igreja primitiva, o penúltimo versículo da Bíblia: “Vem, Senhor Jesus”.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Is the Rapture?

Original: O que é o arrebatamento? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Juliane Teixeira Lima Peixoto. Revisão: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.