Por que Jesus foi batizado?

Transcrição do Áudio

Hoje temos a pergunta do Roberto, um ouvinte que nos enviou uma pergunta simples, mas excelente ao mesmo tempo. Pastor John, por que Jesus insistiu em ser batizado por João Batista?

Mateus, nosso guia

A melhor descrição do batismo de Jesus é dada em Mateus 3. Então deixemos que Mateus nos guie até o motivo pelo qual Jesus insistiu em ser batizado por João. Existem pelo menos duas coisas que Mateus fala sobre o batismo de João e que são relevantes quanto à razão pela qual Jesus insistiu em se submeter ao batismo.

Primeiro, Mateus 3.6 diz que as pessoas eram batizadas e confessavam seus pecados. Então ele menciona João no versículo 11: “Eu vos batizo com água, para arrependimento”. Mateus deixa claro que o propósito do batismo de João era prover uma ocasião na qual o povo judeu pudesse confessar seus pecados, se arrepender e se reconciliar com Deus. Esse é o primeiro ponto.

Nova identidade

Da mesma forma, João também deixa claro que seu batismo de arrependimento visa trazer o povo de Deus ao Messias que viria. Ele conduz o povo a ter uma identidade que não fosse idêntica à dos compatriotas judeus, mas que fosse marcada pelo arrependimento.

Podemos ver isso em Mateus 3.9. Ele diz aos fariseus que foram até o rio: “E não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão”. O que isso significa? Significa que não há salvação nem segurança em ser descendente de Abraão.

Deus é livre para escolher quem fará parte do seu povo. Ele pode criar santos a partir de pedras, caso ele queira. Então, o novo povo de Deus, que é reunido por esse batismo e preparado para a vinda do Messias Jesus, esse novo povo é marcado pelo arrependimento e pelo fruto que acompanha o arrependimento. Eles não são como os fariseus, que se confiam na descendência religiosa e dizem “Temos por pai a Abraão”.

Convém cumprir

Mas Jesus se apresenta a João, que fica sem entender. João diz: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mateus 3.14). Ou seja, ele deixa claro que Jesus não precisa daquele batismo. Ele não precisa se arrepender, nem precisa confessar pecado algum. Então por que ele estava ali?

Jesus responde com apenas uma frase, uma frase muito importante. Ele diz: “Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3.15). É algo que convém. É por isso que ele fez isso. Porque convém o quê? Convém cumprir toda a justiça.

É evidente que Jesus enxergava a vida dele como o cumprimento de toda a justiça. O fato de participar do batismo de arrependimento, mesmo sem ter pecado algum de que se arrepender, é parte da demonstração de que a justiça que ele deseja cumprir não foi exigida dele, mas é exigida de todo homem pecaminoso.

Assegurando a justiça

Jesus leu Isaías 53. De fato, Isaías 53 era a missão da vida dele. Veja o que diz o versículo 11: “O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos”. O Justo fará com que muitos sejam considerados justos.

Minha resposta a por que Jesus insistiu em ser batizado é que esse novo povo que está sendo reunido por João Batista com base na fé e no arrependimento, e não no fato de serem judeus, precisa ser justificado. Eles precisam ser considerados justos, porque eles não eram justos. Eles precisavam ter uma justiça externa, que não fosse deles, como Paulo disse em Filipenses 3.8-9.

Essa justiça incluía o cumprimento de toda a justiça enquanto vivesse. Jesus cumpriu toda a justiça necessária ao homem diante do tribunal de Deus. Assim ele fez parte da humanidade caída, para quem estava provendo justiça ao participar do batismo.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Why Was Jesus Baptized?

Original: Por que Jesus foi batizado? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.