A letra mata

Transcrição do vídeo

Creio que a resposta à pergunta “Por que você usou a palavra ‘letra’ em vez de lei ou mandamento?” é que Paulo sabe que não é somente a letra que mata. Ele disse que a letra mata. Os blocos de construção básicos; palavras, frases, expressões e parágrafos matam! Peças de Shakespeare matam. Peças gregas matam. Tratados filosóficos matam. Livros sobre o coronavírus matam. Sermões pregados por apóstolos matam. São feitos de letras e, portanto, matam.

Pode ser que, talvez, você esteja pensando: “Uau… Isso está indo longe demais, pois você está jogando o texto contra si mesmo, se disser que o evangelho pregado pelos apóstolos mata.” Que tal voltar nove versículos? Diz o seguinte: “Nós”, apóstolos pregadores do evangelho, “somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?”. É o que diz 2 Coríntios 2.15-16.

Em outras palavras, algumas pessoas inspiram o perfume do evangelho como uma pedra de tropeço tóxica, como uma idiotice sem tamanho; e tais pessoas morrem ao ouvi-lo. Para tais pessoas, o evangelho se torna “cheiro de morte para morte”. Ele encontra um coração morto e o conduz à morte. Mas onde o Espírito Santo realiza sua obra que vivifica, o evangelho é aroma de vida para vida. A letra mata. A letra da Lei e a letra do evangelho matam. Mas onde o Espírito está, existe vida.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Letter Kills.

Original: A letra mata. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.