Invista mais tempo na palavra de Deus

Transcrição do vídeo

Somos árvores que produzem frutos, e não trabalhadores que colhem frutos. Na linguagem de Paulo, o fruto é o fruto do Espírito, não as obras da lei. O que diz Salmos 100.3? Vamos ler. “Ele é como…” De quem ele está falando? Daquele que medita na lei do Senhor dia e noite e encontra prazer na verdade a respeito de Deus, do homem e da vida que vem por intermédio da instrução de Deus. “Ele é como árvore… plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.”

É completamente essencial que entendamos que a vida cristã deve produzir frutos. Não se trata de colher frutos. Não somos meros trabalhadores, somos árvores! Estamos plantados junto a correntes de água. Nossa vida vem de um Rio, de uma Fonte, e os frutos surgem e se desenvolvem enquanto vivemos por meio do Rio. É assim que se deve combater. O combate não deve ser legalista. Não faça uma lista. Por exemplo, não sou ímpio, não sou pecador, não sou zombador, sigo minha lista e, quando vier a tentação, basta segui-la. Não é assim que funciona.

Salmos 100.3 afirma que, em vez disso, quando você vai até a palavra, e você contempla Deus diante de você em seus caminhos, obras e fidelidade, é como se você firmasse raízes até encontrar uma fonte de água da qual pode obter vida. Seus pensamentos e sentimentos mudam, e você passa a produzir frutos. Se os frutos não são produzidos, você não deve se arrancar dali para ir a uma loja de frutas. Você deve confiar na Fonte que está bem ali. Não é algo mecânico ou automático. O modo pelo qual a Fonte produz frutos não é automático. A conexão entre minhas raízes e a fonte da verdade de Deus que produz vida nos salmos é a meditação.

Aprenda a fazer isso, aprenda a se demorar na leitura do Salmo 23, que quase todos conhecem; invista tempo nele, ore o salmo, mergulhe nele, faça o que for, não deixe para lá, como Jacó não deixou o anjo até que o abençoasse. Até que transforme e afete você pela manhã. Não leia com pressa, como em uma corrida. O que é isso? O diabo conhece toda a Bíblia e tentou usá-la contra Jesus. É investir tempo, amar a palavra, implorando ao Senhor que abra os olhos do coração, que o faça temer o nome do Senhor, que incline seu coração para os testemunhos do Senhor, que molde, transforme e satisfaça você.

Não abra mão até ver a mudança. Abre os meus olhos, Deus! Essa é a conexão com a água. Esse é o combate. Eu preciso ter um outro conjunto de prazeres, ou serei como os ímpios, como a palha que o vento dispersa. A vida simplesmente vai me levar. A internet vai me cativar, a televisão terá minha atenção… Eu vou morder a isca e serei levado. A batalha acontece no nível das emoções. Minhas raízes devem alcançar a Fonte da água da vida.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Linger Long over Your Bible.

Original: Invista mais tempo na palavra de Deus. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro.