O que é o reino de Deus?

Transcrição do Áudio

“O reino” é um tema importante para Jesus. Na tradução em inglês ESV, o “reino” é mencionado 126 vezes nos Evangelhos. Mas a palavra “reino” é mencionada apenas 34 vezes no restante do Novo Testamento, algo que levou o Christopher, do Reino Unido, a perguntar: “Olá, Pastor John! Muito obrigado pelo excelente podcast John Piper Responde. Fico impressionado com o seu esforço para responder perguntas complexas e difíceis para pessoas como eu! Minha pergunta é a seguinte: o evangelho de Mateus é cheio de referências ao ‘reino’ vindouro (55 referências). Mas, a partir de Atos e nas epístolas, parece haver pouca menção ao ‘reino’. Então o que é o ‘reino de Deus’? É a igreja ou é algo maior?”

[Piper] Eu percebo duas perguntas cruciais: (1) O que é o Reino de Deus? (2) Por que ele recebe um foco tão explícito e proeminente nos ensinos de Jesus, mas um foco muito menor nas cartas do Novo Testamento? Deixe-me dizer algo sobre cada uma dessas perguntas.

Governar e reinar

Eu acho que a coisa mais importante que posso dizer sobre o Reino de Deus e que ajudaria as pessoas a entender o uso dessa expressão é que o sentido básico da palavra Reino, na Bíblia, é o governo de Deus – GOVERNO – e não um domínio ou povo. O reino cria um domínio, o reino cria um povo, mas o Reino de Deus não é sinônimo do seu domínio ou povo.

Por exemplo, considere Salmos 103.19: “Nos céus, o Senhor estabeleceu o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo”. Podemos notar o sentido básico da palavra reino como governo. Não significa que o seu reino está acima do seu domínio; significa que o reino de Deus é o seu governo sobre todas as coisas.

Ele se assenta em seu trono como rei do universo, e o seu governo real, com seu reino e seu domínio, governa todas as coisas. O significado básico da palavra reino na Bíblia é o governo real de Deus: o seu governo, sua ação, seu senhorio, sua governança soberana.

Salvando pecadores

Já que o propósito de Deus para o mundo é salvar um povo para si e renovar o mundo para esse povo, seu governo real implica salvação e redenção para eles. Esse é o motivo pelo qual a vinda do reino no Novo Testamento é chamada de boa notícia.

Em Jesus e através dele, Deus, o rei, vem ao mundo de um jeito novo para estabelecer seu governo salvador. Primeiro, no coração do seu povo e em seus relacionamentos, mediante o triunfo sobre o pecado, sobre Satanás e sobre a morte. Depois, pelo exercício do seu reinado, reunindo um povo para si em congregações que vivem como cidadãos fiéis do reino, que não é deste mundo. Então Cristo vem pela segunda vez e completa o reino através do estabelecimento de novos céus e nova terra.

Já e ainda não

A imagem que temos nos evangelhos enquanto Jesus desvenda os ensinos do reino é que ele é, ao mesmo tempo, presente e ainda futuro. Na verdade, isso é o que ele quer dizer quando afirma que o mistério do reino está aqui – uma presença sem consumação.

Por exemplo, você pode perceber a dimensão futura do Reino na oração do Senhor: “Venha o teu reino” (Mateus 6.10). Nós deveríamos orar por isso todos os dias. Traz teu reino, Senhor. Ele não está aqui da forma como queremos que esteja. Traz teu reino. Traz teu governo plenamente sobre a vida das pessoas, na minha vida e no mundo.

Em Lucas 19.11, Jesus contou uma parábola pois ele estava perto de Jerusalém, porém o povo imaginou que o reino de Deus apareceria imediatamente. Mas Jesus sabia que ele não seria imediato. O Reino de Deus não será visível de imediato, porém, ainda assim, Jesus repete com frequência: “O reino está próximo. Arrependam-se, pois o reino de Deus está próximo”.

Na verdade, ele é ainda mais explícito em Lucas 11.20: “Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós”. E ainda mais explícito em Lucas 17.21: “Porque o reino de Deus está dentro de vós”.

Como o reino de Deus pode não estar ainda presente e já estar presente? Ele diz: “Ore por ele. O reino está vindo. Não está aqui ainda. Não será imediato, e ainda assim, está presente entre vocês, dentro de vocês, e próximo”. Como ele pode dizer tudo isso?

A resposta é que o reino de Deus é Deus reinando: é a sua ação soberana no mundo para redimir e libertar um povo e, então, em um tempo futuro, consumar essa obra, renovando seu povo e o universo completamente.

Trocando o trono pela cruz

Se perguntarmos por que o termo “reino de Deus” ou “reino dos céus” é proeminente e explícito nos ensinos de Jesus, porém, muito menos nas epístolas (o que é verdade), o que deveríamos dizer?

Minha sugestão é esta: durante a vida de Jesus, ele caminhava sobre uma linha tênue entre fazer-se conhecido como o Filho de Deus e ser a real presença do próprio rei de um lado, e, do outro, evitar ser feito e coroado um rei mundano (como eles queriam fazer em João 6).

As pessoas estavam prontas para torná-lo rei. Lembre-se de como Jesus repetidamente disse para as pessoas não contarem a outros o que tinham visto (Mateus 17.9; Marcos 7.36). Isso é porque poderia haver um mal-entendido generalizado sobre a natureza do seu reinado, de que uma revolta política poderia acontecer enquanto as pessoas tentavam jogá-lo no trono, assim como em João 6.

No entanto, ele veio para ser crucificado. Esse é o motivo de sua vinda. Ele veio para morrer, não para ser colocado em um trono, ainda. Ele apenas seria rei através da crucificação e ressurreição. Os discípulos compreendiam pouco disso tudo.

Aquele que ressuscitou é Senhor

Depois da ressurreição, agora era tão claro quanto um cristal aquilo que os discípulos não conseguiam entender durante a vida de Jesus. Ou seja, o reino de Deus seria revelado com mais glória através de um rei crucificado e ressurreto. Dessa forma, a mudança que acontece de forma alguma diminui a importância do que foi ensinado sobre o reino durante a vida de Jesus. Mas muda. Essa mudança coloca uma ênfase esmagadora no próprio rei como o Senhor do universo crucificado e ressurreto.

A nova ênfase, a qual é mais explícita nas epístolas, declara que “Jesus é Senhor”. Na verdade, se você me pressionar, eu diria que “o reino está entre nós” é quase sinônimo de “Jesus é Senhor”. Ou, para dizer de outra forma, nas epístolas, a frase “Jesus é Senhor” é quase um sinônimo do seu reino e governo: “o Rei veio”.

Ele não somente veio, mas também virá. Creio que faremos bem em ter isso em mente sempre que começarmos a idealizar o reino de Deus. Certiquemo-nos de que nossos ensinos sejam o mesmo ensino apostólico com relação ao reino de Jesus nas igrejas e no mundo. É o senhorio do Cristo crucificado e ressurreto que deve receber a ênfase hoje.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Is the Kingdom of God?

Original: O que é o reino de Deus? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Juliane Teixeira Lima Peixoto. Revisão: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.