Posso ser riscado do Livro da Vida?

Transcrição do Áudio

Recebemos um e-mail de um ouvinte chamado Charles, da África do Sul. “Pastor John, gosto muito de ouvir o podcast. Muito obrigado. Se não me engano, a Bíblia menciona o ‘Livro da Vida’ cerca de 14 vezes, e algumas passagens dizem que podemos ser riscados ou apagados do Livro da Vida. Como isso NÃO implica a perda da salvação?” O que você diria, pastor John?

Nunca riscados

No que se refere à doutrina da segurança eterna, ou perseverança dos santos, precisamos ser exatos no que falamos. Não creio que seja exato dizer, como o Charles diz, que algumas passagens mencionam que é possível ser riscado do Livro da Vida. Não creio que seja possível ser riscado, pelo menos não no sentido que Deus às vezes faz isso. Diz que seremos riscados se falharmos em cumprir certas condições. Se isso pode ou vai acontecer na soberania de Deus é outra questão. Eu creio que não, e vou dizer por quê.

Apocalipse é o livro que mais menciona ser riscado, e é o livro que traz a passagem que parece ser a mais problemática. Apocalipse 3.5 diz: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos”.

Alguns podem dizer: “Ora, essa é a prova infalível contra a doutrina da perseverança dos santos”. Mas eles supõem que, quando Apocalipse 3.5 diz que Deus não apagará o nome de alguém do Livro da Vida, isso implica que ele apaga o nome de alguns, e que tais pessoas, uma vez nascidas de novo, justificadas e salvas, ainda assim, no fim podem ser condenadas e vir a perecer. Ou seja, esse tipo de leitura implica a perda da salvação.

Mas essa suposição é verdadeira?

A promessa de que ele não apagará o nome do Livro da Vida não necessariamente implica que alguns serão apagados. Simplesmente significa que ele jamais riscará o nome daqueles que estão no livro e perseveram na fé. Em outras palavras, ser apagado do livro é uma possibilidade ruim, que ele não permitirá que aconteça com aqueles que perseveram. De fato, existem mais duas passagens em Apocalipse que ensinam que ter seu nome no Livro da Vida significa que você definitivamente perseverará e cumprirá a condição de nunca ser riscado dele.

Quem adorará à besta?

Apocalipse 13.8 diz: “Todos os habitantes da terra adorarão [à besta], aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”. Esse versículo ensina que quem possui o nome escrito no Livro da Vida com certeza não adorará à besta. É isso que diz. Ou seja, ter o nome no Livro da Vida desde a fundação do mundo significa que Deus guardará você da tolice. Ele fará você perseverar na aliança com Deus. Estar no livro garante que você não vai apostatar. Você não abandonará a fé.

Apocalipse 17.8 diz: “A besta que viste era e já não é; todavia está para subir do abismo e irá para a perdição. Os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, ficarão admirados quando virem a besta que era e já não é, mas voltará”. Isso nos mostra que ter o nome no Livro da Vida fará com que você não fique admirado ao ver a besta. Quem não tem o nome escrito no livro vai ficar admirado ao ver a besta; quem tem seu nome no livro não ficará admirado. Segundo o autor, é infalível. Ter o nome no Livro da Vida significa que você não adorará à besta.

A questão é que ter o nome escrito no livro é algo eficaz, pois a pessoa não vai naufragar na fé. João não diz que, se alguém adorar a besta, terá seu nome apagado. Ele diz que, se seu nome estiver no livro, você não vai adorar a besta. Voltemos a Apocalipse 3.5: “O vencedor será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei seu nome do livro da vida”.

Alertas reais

Isso significa que Deus apaga algumas pessoas? Não. A conquista que garante que você não será apagado é o fato de já estar no livro. É o que diz em Apocalipse 13.8 e 17.8. Estar no livro garante que você não fará algo para ser riscado ou apagado do livro.

Permita-me repetir. Estar no livro, ou ter seu nome no livro, garante que você não fará algo para ser riscado ou apagado do livro (como adorar à besta). Isso não é uma contradição, assim como Paulo não se contradiz ao dizer para desenvolvermos a nossa salvação “com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.12-13).

Não é loucura afirmar que o vencedor não terá seu nome apagado do Livro da Vida e, ao mesmo tempo, afirmar que, se o nome de alguém está no livro, essa pessoa vencerá. Não é uma contradição. Quem Deus colocou no livro deve vencer, e realmente vai vencer. Eles devem e vão vencer. Um lado expressa a responsabilidade: “você deve vencer”. O outro lado expressa a soberania de Deus: “você vai vencer”.

Então, a mensagem para nós é esta: nunca, jamais trate sua perseverança como algo banal ou trivial. Deus envia alertas reais para nos manter vigilantes e para nos fazer perseverar. Estamos seguros, mas não somos descuidados. Essa é a questão. Prossiga para alcançar aquilo para que você também foi alcançado por Cristo (Filipenses 3.12).

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Can I Be Blotted from the Book of Life?

Original: Posso ser riscado do Livro da Vida? © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.