A maior necessidade de todo casamento

Transcrição do Áudio

Nós recebemos centenas de perguntas com relação ao casamento. Quando a vida fica agitada, quando o ministério pastoral exige muito, ou quando se tem filhos pequenos, como podemos, ao longo dos anos, investir na pessoa com quem casamos e fazer do casamento uma prioridade, principalmente nessas épocas mais agitadas? Pastor John, o que o senhor lembra dessa época de seu casamento com a Nöel?

[Piper] Creio que o maior investimento que uma esposa ou um marido pode fazer em seu casamento é investir em sua própria alma. Eu quero dizer o seguinte: você se casou e é tudo um mar de rosas. Vocês se amam. E o tempo passa, você lê todo tipo de livro e ouve uma pergunta comum: “Como você está investindo em sua esposa?”. Investir na esposa? O que isso significa?

Creio que é muito fácil separar isso da sua própria transformação da alma, como se fosse um projeto à parte: “O casamento é um projeto, então vou ler mais um livro, vou fazer um seminário, vou aprender a linguagem do amor”. Isso pode ser bom, mas ainda mais importante é se perguntar: será que estou indo até o Senhor e investindo tempo nele, pedindo: “Senhor, faz de mim uma nova pessoa”? No início da vida cristã, a maioria não ora assim. Aqueles de nós que viveram tempo suficiente hoje sabem que são pecadores cuja alma precisa ser transformada, de modo que, quando eu abrir a boca para falar com minha esposa, eu não apenas investirei nela, como serei uma nova pessoa que a ama melhor do que ontem.

Lute pela sua própria santidade

Eu tenho 73 anos, e a cada dia eu luto pelo meu casamento lutando pela minha santidade. Ao ler a Bíblia, oro para não ser grosseiro nem muito crítico. Eu peço amor, alegria, paz, paciência, bondade, gentileza, mansidão, fidelidade e domínio próprio. Esse é um casamento feliz. E a principal batalha está aqui, dentro de mim. Mesmo que haja conflitos, a batalha principal está aqui.

Um texto bíblico muito importante sobre isso é Colossenses 3.13: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente”. É possível traduzir “suportar” como aturar ou aguentar, mas essas palavras não são nada românticas, não é? Mas é algo bom, não é?

Perdoar é algo incrível e maravilhoso. Todo cônjuge precisa desenvolver a vocação de pedir e conceder perdão. Eu diria que precisa acontecer diariamente. Mas eu aprendi algo muito rápido. Ela não vê o que me incomoda como um pecado. Ela não tem de que se arrepender. Portanto, não há nada a ser perdoado, e eu fico bravo. O que fazer então? Eu sei que parece engraçado, mas é sério.

Jogue na pilha de lixo

A Bíblia é um livro fantástico. Sério, é incrível. É o melhor livro sobre casamento que existe. Ele diz: “Suportem uns aos outros”. Vamos amadurecer esse pensamento. O que isso significa? Inclusive, escrevi um livro sobre casamento. Talvez a coisa mais importante nesse livro seja a ilustração da pilha de lixo. Todo casamento precisa de uma pilha de lixo.

Imagine que você tem um quintal com um belo gramado, como é comum aqui nos Estados Unidos. É um ótimo lugar para passar o tempo com a família. Agora imagine que seu relacionamento possui coisas ruins e sujas, como ervas daninhas, folhas secas, etc., mas que nenhum de vocês considera ser pecado. Você pode estar errado. Porém, você separa um espaço lá no cantinho para separar o lixo, e ali você passa a depositar aquele hábito da sua esposa.

Bom, vocês podem ficar ali perto da pilha de lixo, cheirando aquele odor desagradável o dia todo. Ou você pode colocar uma tampa sobre aquele lixo e fazer um piquenique ali no gramado do quintal com a mulher com quem se casou. Enquanto todo o seu lixo e o lixo dela estiver ali na pilha, vocês dois sabem que ele está ali, mas o cheiro está confinado. Vocês decidiram que ele não atrapalharia. Vocês dois podem olhar nos olhos um do outro, sabendo honestamente que existe uma pilha de lixo lá no fundo, mas não vão falar disso agora, apenas vão aproveitar o churrasco com o resto da família.

Enfrente seu próprio pecado

O comportamento fica por último. Primeiro, é preciso cuidar da alma: atitudes, sentimentos, ira e alegria. A batalha é travada justamente aí, com Jesus, lendo a Bíblia, de modo que, ao se levantar pela manhã e descer para tomar café depois de meia hora com Jesus, enfrentando seu próprio pecado, confessando, você será capaz de falar coisas boas.

Com relação a relacionamentos, eu acho que Efésios 4.29 é o versículo preferido da minha esposa: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem”. É algo que ela me diz toda hora: “Você deveria fazer isso melhor”.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Every Marriage Needs Most

Original: A maior necessidade de todo casamento © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Renan A. Monteiro. Ministério Fiel. Narração: Filipe Castelo Branco e Thiago Guerra.