O céu nos liberta para viver na terra

Transcrição do vídeo

Tribulação, dificuldade, calamidade, conflito, câncer, morte. Tudo isso é normal na vida cristã. Mas Cristo veio… Aqui estamos nós, é natal. Cristo rompeu a tribulação, rompeu o câncer, rompeu os conflitos e os problemas matrimoniais; rompeu o Iraque, rompeu a convulsão da segurança social americana, rompeu as ênfases da educação pública, rompeu meus conflitos emocionais.

Cristo, em sua encarnação, assumiu um corpo como o nosso e foi tentado de todas as formas, como nós somos; e ele morreu para matar tudo isso. Ele pôs o seu pé no pescoço de satanás, da morte, do inferno e do pecado. E uma vez que foi morto, ele levantou dos mortos triunfante e se tornou minha justiça e minha esperança. Ele fez de si mesmo a glória do paraíso, para que ele seja o centro de tudo, e eu tenha o maior prazer do paraíso ao vê-lo. Portanto, eu me alegro nesta inexprimível e elevada glória, como diz em 1 Pedro 1.8-9: “a quem, não havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma”.

Nós não o vemos agora, mas um dia o veremos. A nossa alegria flui da esperança futura de ver Jesus e, com essa alegria, suportamos com Jesus todos os sacrifícios do amor. Para encerrar, um alerta: este é um parágrafo do tipo “não pegue esse sermão e dê outro significado”. Não deduza do fato de que, uma vez que a tribulação é normal e que a alegria deve estar na esperança que flui do futuro que você deveria, portanto, desaparecer da vida pública ordinária e apenas ficar ali, você e Deus, sendo feliz na sua dificuldade enquanto o mundo vai para o inferno, porque só o futuro importa no fim das contas, não o presente.

Não devemos agir assim como igreja. Não é isso que a Bíblia ensina. Em vez disso, agimos assim: uma vez que seu futuro é absolutamente seguro, e uma vez que seu futuro é absolutamente glorioso, você está livre, não para agarrar, almejar e disputar em busca de poder, dinheiro e prazer na terra. Você está livre para amar como ninguém mais ama, você está livre para se engajar na política, livre para se engajar no trabalho, livre para se engajar na vizinhança, se importando com o sentimento e a experiência de viver neste mundo.

O que quer que aconteça com você, você é livre. Com o futuro assegurado, com uma esperança estabelecida e que torna seu futuro absolutamente certo, você passa a ser alguém inteiramente livre, que não precisa amontoar coisas como se isso fosse o paraíso. “Preciso ter uma casa divina, uma vizinhança divina, um carro divino, uma cabana divina, crianças divinas!” Não precisa! O paraíso virá em breve, nós estamos aqui para servir. “Se você não se tornar escravo de todos, você não pode ser meu discípulo”.

A liberdade que vem com a esperança do Natal não é uma liberdade de fuga; é uma liberdade de compromisso. Portanto, esteja pronto para viver neste mundo, e se isso te custar, eu te prometo no nome de Jesus Cristo que valerá a pena. Todo custo valerá a pena. Que o povo que celebra o Natal acerte esta nação em cheio, como toda servidão, com toda humildade, servindo, amando, se sacrificando, morrendo pelas nações.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Heaven Unleashes Us to Live on Earth.

Original: O céu nos liberta para viver na terra. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Rayana Rodriguez. Revisão: Renan A. Monteiro.