7 Dicas para universitários cristãos

Preservando a fé nas universidades.

Recebemos esta pergunta por e-mail: “Olá, pastor John. Meu nome é Nathan e sou estudante universitário em São Francisco, na Califórnia. No meu primeiro ano na universidade, achei seus sermões e livros bastante úteis na jornada para a alegria. Lembrando dos seus primeiros dias na Universidade de Wheaton e no seu envolvimento anual na Conferência Passion, quais conselhos você daria a estudantes universitários nos dias de hoje?”

Bom, eu separei o conselho em sete partes. Ainda poderia ter muito mais, mas eu sei que esses podcasts devem ter um tamanho razoável. Aqui estão eles:

1. Ame a Deus

Ame a Deus com todo o seu coração, alma, mente e força. Esse é o primeiro e grande mandamento (Mateus 22.37-38). Ou seja, use sua mente universitária para alimentar a chama do seu coração com o combustível da verdade. Coloque todo o seu esforço intelectual e físico em guardar e alimentar o seu coração. Nunca se deixe levar pelo emocionalismo que negligencia o pensamento ou pela intelectualidade que negligencia o coração.

Amar a Deus com o coração é a grande essência da razão do universo ter sido criado. Testemunhar sobre Deus acima de todas as coisas. Isso é o que significa amar a Deus. Quando se diz amar a Deus com todo coração, mente e corpo, a mente e o corpo são servos do coração. E então a paixão do coração se torna visível através da mente e do corpo. Esse é o número um.

2. Ame as pessoas

O segundo mandamento é semelhante. “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22.39). Seja um servo na faculdade, não alguém que se preocupa apenas consigo, um egoísta presunçoso. Se você quer ser feliz, queira que os outros sejam igualmente felizes. Isso é o que “amar o próximo como a si mesmo” significa. Se você quer ter boas notas, quer que os outros tenham boas notas. Se precisar de ajuda em matemática, ajude o outro em inglês. Se você quer estar em casa para o feriado de Ação de Graças, ajude alguém a estar em casa para o feriado de Ação de Graças. Amar o próximo como a si mesmo não começa depois da universidade.

3. Esteja cheio da Palavra

Dez minutos da Bíblia não vão lhe fazer progredir neste mundo. Essa é a própria palavra de Deus. Medite. Memorize grandes passagens. Nunca escutei ninguém recitar da própria memória um parágrafo da Bíblia até eu fazer 28 anos. Eu só ouvia versos. Nunca, em meus 28 anos de igreja, escutei um parágrafo da Bíblia recitado de memória. Ah, que efeito isso teve em mim!

Quando Art Lewis recitou Mateus 6.25-33, foi uma mudança de paradigma em minha vida. Memorizar capítulos da Bíblia é importante. Memorize capítulos. Memorize livros inteiros. Memorize o Sermão do Monte. Memorize salmos específicos. Duvido que alguém seja um cristão eficaz em nossos dias, que se coloque contra a cultura ou em prol dela, sem uma memória repleta da Bíblia.

4. Acabe com a autossuficiência

Acabe com toda a vanglória, autossuficiência e autoconfiança, e ponha a si mesmo diante do Senhor todos os dias para que ele o ajude com tudo — tudo. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer” — nada (João 15.5). Acredite nisso. Acredite nisso. Que isso seja parte de quem você é. “Não posso fazer nada sem Jesus”. E então recorra a Provérbios 3.5-6: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie [nem confie] em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos [cada um deles, a cada hora, a cada minuto], e ele endireitará as suas veredas”. Por isso, volte-se para Deus novamente a cada momento. Volte-se para ele e ore, ore, ore para que lhe forneça força, sabedoria e graça em tudo que você vier a fazer.

Você não pertence a si mesmo. Você vive pela força de outro. Ele o comprou para isso. Portanto aprenda a fazer isso; ou seja, “se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve [é o que fazemos, a cada minuto], faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 4.11). Então ore, ore e ore, acabe com toda a autossuficiência a cada momento, e seja totalmente dependente de Deus.

5. Faça parte de uma igreja

Faça parte de uma igreja cheia da Palavra, cristocêntrica, centrada em Deus, uma igreja que prega todos os conselhos de Deus e esteja, então, conectado com o povo de Deus. Não espere até terminar a faculdade para ser maduro ou um membro responsável da igreja. Quebre o padrão de adolescência tardia, de pensar que a vida é apenas diversão e escola. Não é. Viver é ser um membro responsável de uma igreja local, se relacionando com pessoas de todas as idades. Portanto, cresça. Quebre o padrão dos que estão ao seu redor e cresça anos à frente deles.

6. Esteja protegido do mundo

Proteja-se de desejar aquilo que o mundo deseja. Se você acha que passar tempo com incrédulos está o fazendo amar o que eles amam mais do que você os incentiva a amar o que você ama (a quem você ama), recue e se encha com o amor à verdade e a Deus de alguma outra forma. O mesmo vale para as mídias. Se o computador, o celular ou o tablet estão te fazendo desejar aquilo que é destrutivo para a sua alma, coloque-os de lado. Corte a sua mão. Arranque o seu olho. Faça o que for preciso para ser radicalmente dedicado a Jesus e a sua santidade.

7. Não experimente todas as coisas

Finalmente, você tem uma vida para viver. E não é uma boa ideia que ela seja um mero experimento. O que vai fazer a vida dar certo? O que fará a minha eternidade feliz? Deus não lhe deu a vida para experimentar. Ele lhe deu a vida e lhe deu o Livro. Deus falou. Não é uma questão de experimentação. É uma questão de aplicar a palavra de Deus a tudo. Ele sabe de todas as coisas. Ele sabe o que lhe fará feliz no momento. Ele sabe o que fará a sua vida valer para o aqui e agora. Então, confie nele.

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Seven Tips for College Students

Original: Sete dicas para estudantes universitários © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados.