Como faço para encontrar uma boa igreja

Em busca de uma igreja saudável

Parece que toda semana recebemos essa questão por e-mail: “Como faço para encontrar uma boa igreja local?”. E finalmente respondemos à questão hoje, que recebemos de uma mulher anônima por e-mail: “Querido Pastor John, aqui está minha situação: eu me mudei para uma nova cidade e, na área em que moro, há (maravilhosamente) várias igrejas doutrinariamente fiéis. É um grande problema para se ter, eu sei. Se você estivesse em meu lugar, como restringiria essas boas opções? Eu não quero tomar uma decisão baseada meramente em minhas preferências. Mas que papel as preferências exercem em uma decisão como a minha por uma igreja?”.

Vamos responder primeiramente essa última questão. Em geral, eu diria que as preferências – pelas quais suponho que ela quis dizer gostos que não possuem nenhum mandamento bíblico direto por trás deles – podem ser uma parte legítima de sua decisão na medida em que são moldadas e formadas pela palavra de Deus, mesmo que não sejam ordenanças, e na medida em que não tenham precedência sobre coisas mais importantes. E por tais preferências, quero dizer coisas como uma igreja pequena versus grande, meditativa versus exuberante, formal versus casual, tradicional versus contemporânea, órgão versus violão, bancos versus cadeiras, culto das dez horas versus das onze, culto noturno versus nenhum culto noturno, e assim por diante.

Todos temos nossas preferências sobre essas coisas e, se elas foram moldadas pela palavra de Deus e estão subordinadas às coisas biblicamente mais importantes, então eu penso que tudo bem delas o guiarem como parte do seu processo na tomada de decisão.

Bem, deixe-me ir para coisas mais importantes e mencionar nove passos que você pode tomar na busca por uma igreja local. Essa não é apenas a sua situação; estou, talvez, pensando de forma mais ampla, mas acho que também se aplicará ao seu caso.

1. Vá para Deus.

“Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, 

ensina-me as tuas veredas. 

Guia-me na tua verdade e ensina-me, 

pois tu és o Deus da minha salvação, 

em quem eu espero todo o dia. 

[…]

Bom e reto é o Senhor,

por isso, aponta o caminho aos pecadores. 

Guia os humildes na justiça

e ensina aos mansos o seu caminho.” (Sl 25.4-5, 8-9)

Então, o Senhor ama você e se deleitaria em você estar em uma igreja saudável com todos os seus dons para usar. Você tem bons motivos para acreditar que ele responderá a esta oração do Salmo 25.

2. Esclareça suas convicções.

Talvez seja importante aproveitar esta temporada de busca para atualizar sua própria compreensão bíblica do que é uma igreja saudável, apenas para ter certeza de que sua imagem é totalmente bíblica. E eu recomendaria o livro de Mark Dever “O que é uma igreja saudável?” para esclarecer melhor o que você está procurando.

3. Pergunte ao seu redor.

Converse com pessoas que você conhece na cidade ou que conhecem a cidade. Recomendações pessoais são, provavelmente, a fonte de informação mais confiável, se as pessoas forem confiáveis. Isso é melhor, eu acho, do que

rápidas impressões após uma visita de domingo à igreja.

4. Pesquise na internet.

Nós temos grandes vantagens hoje do que nossas gerações anteriores por causa da internet. Explore as igrejas na internet e analise seus sites, mas não se baseie em quão chamativos eles são. As melhores igrejas podem ter um site ruim, mas você deseja informações, não impressões. Eu digitei no Google ontem: “igrejas nas Cidades Gêmeas que acreditam na doutrina da graça”. Digitei isso direto no Google. O número dois na lista era a Igreja das Cidades, que é uma igreja plantada pela Bethlehem, onde eu ministrava, e o número quatro era a Bethlehem. Agora, eu recomendaria ambas as igrejas para qualquer pessoa nas Cidades Gêmeas.

É claro que esse tipo de pesquisa não é suficiente. Não baseie sua escolha em uma pesquisa como essa. Você pode obter alguns resultados realmente malucos no Google. É apenas um começo, pois, esse tipo de pesquisa está sujeito a erros graves. Muito melhor seria acessar o site “The Gospel Coalition” e pesquisar por igrejas conectadas. Isso seria um bom ponto de partida, talvez melhor do que apenas digitar algo no Google, mas ainda pode ser útil.

5. Avalie a liderança.

Procure por uma igreja com certo tipo de liderança e um bom lugar para começar é com 1 Pedro 5.2-4:

“pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer”

Procure pastores alegres que amam servir aos outros.

“nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”

Procure pastores que não amam o dinheiro, cujas vidas são simples e que manifestamente estão ansiosos para fazer o trabalho, e o fariam sem pagamento se pudessem.

“nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”

6. Procure por amor.

Procure por uma igreja com um certo tipo de pessoas. 1 João 3.14 diz: 

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.”

Então, um membro desta igreja deveria nascer de novo. Como você reconhece as pessoas que nasceram de novo? João diz que eles amam outros crentes. Você sente algum tipo de exclusividade que afasta os crentes de diferentes raças, diferentes níveis econômicos e de educação diferente? Você sente algum tipo de atitude excludente que é estranha ao amor nascido de novo?

Após descrever em 1 Pedro 5 o tipo de líderes que uma igreja deve ter, Pedro continua descrevendo as pessoas:

“[…] no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade […] Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus […] lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”

Portanto, procure por uma igreja que é amorosa e humilde, e que coloca suas ansiedades diante de Deus.

7. Teste o ensino.

Agora, volte sua atenção para o ensino. Procure por uma igreja que não se envergonhe de nenhum ensinamento da Bíblia. Não vá a uma igreja que teme desagradar as pessoas que são mais moldadas pela cultura do que pelas Escrituras. Uma das formas de testar isso geralmente é olhando para questões de masculinidade e feminilidade – questões de sexualidade – porque esse é um assunto muito quente e controverso em nossos dias.

O que eles ensinam? Como eles ensinam sobre os papéis dos homens e das mulheres e acerca da sexualidade? Eles ensinam todo o conselho de Deus, toda a Escritura, como a palavra infalível de Deus sem nenhum tipo de vergonha?

8. Procure servir.

Depois se questione: “Eu poderia servir nessa igreja? Eles pensam em termos de pessoas sendo ministros e os pastores equipando os santos para a obra do ministério (Ef 4.12)?”. Você não quer apenas esquentar banco.

9. Busque por alegria séria.

Eu perguntaria: o tom ou o espírito da vida dessa igreja é de grande alegria? São pessoas que aprenderam a sofrer pela graça de Deus e não se tornaram amargas, desatentas ou ingênuas? Elas sabem como ser “entristecidos, mas sempre alegres” (2Co 6.10)? Elas são reais com seus problemas e sofrimentos?

Esses são os passos que eu seguiria. Eles certamente não precisam acontecer nessa ordem. Eu terminaria onde comecei. Não comece apenas com oração; sature cada passo com ela e Deus o guiará.

“Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.” (Sl 25.9).

Por: John Piper. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Do I Find a Good Church?
© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradução: Julia Martins. Edição: Vinicius Lima. Revisão: Renata Gandolfo.