Deus mente?

Deus ordena que a mentira aconteça

Resposta curta: Não. Deus nunca diz algo como: “Eu não sou Deus”, “Você não é pecador”, “Cristo não é um grande Salvador”, “Se você crê em Cristo, você não será salvo”, “É tolice seguir meu conselho.”, ou: “Minha palavra não é confiável”.

Mas Deus ordena que a mentira aconteça como parte de seu julgamento sobre os culpados. Por isso surge a pergunta.

  • O profeta Micaías se opôs a todos os profetas de Acabe e disse que o rei cairia na batalha. Para explicar por que todos os outros profetas estavam dizendo o contrário, Micaías diz: “Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas e o Senhor falou o que é mau contra ti” (1Rs 22.23).
  • Da mesma forma, Deus diz que punirá aqueles que tentarem usar profetas para apoiar seus pecados. Nessa situação, ele diz: “Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o Senhor, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. Ambos levarão sobre si a sua iniquidade; a iniquidade daquele que consulta será como a do profeta” (Ez 14.9-10).
  • No final desta era, Deus ordenará uma “operação do erro” como parte da punição para aqueles que “se recusaram a amar a verdade”. “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (2Ts 2.9-12).

Quando dizemos que Deus nunca mente, mas ordena que a mentira aconteça, não queremos dizer que ele aprova a mentira ou que sua lei permite a mentira. Queremos dizer que Deus governa todas as coisas no universo, incluindo os pecados dos homens pecadores. O pecado não deixa de ser pecado porque Deus o governa e o guia para o bem de seu povo e a glória de seu nome.

Foi isso que ele fez no pecado da venda enganosa de José ao Egito — e o beijo enganoso da traição de Judas. A primeira levou ao maior ato de salvação do Antigo Testamento (o Êxodo do Egito), e a outra levou ao maior ato de salvação da história (a morte de Cristo pelos nossos pecados).

Quando Deus diz: “Enganei esse profeta” (Ez 14.9), ele quer dizer que ele pode governar e governa a mente de um profeta pecador para que o profeta acredite em uma mentira; mas Deus o faz de tal maneira que ele mesmo não está mentindo. Deus é capaz de supervisionar mil circunstâncias e influências para que um profeta pecador pense uma mentira, sem que o próprio Deus minta ou de alguma forma comprometa sua perfeita veracidade.

Que a palavra de Deus sobre a palavra de Deus permaneça firme:

  • “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19)
  • “A Glória de Israel não mente” (1Sm 15.29).
  • “Porque a palavra do Senhor é reta, e todo o seu proceder é fiel” (Sl 33.4).
  • “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada” (2Sm 22.31).
  • “Toda palavra de Deus é pura” (Pv 30.5).
  • “As palavras do Senhor são palavras puras, prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes” (Sl 12.6).

Deus pode ser confiável. Mas não brinque com ele. Não comece a ser descuidado com a verdade. Não “tenha prazer na injustiça” e não abandone o “amor da verdade”. Se você fizer isso, você pode ser abandonado à “operação do erro” e nunca mais ser capaz de ver a verdade novamente.

Pela verdade de Deus e sua segurança,

Pastor John

Por:John Piper. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Does God Lie?

© Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Tradutor: Paulo Reiss Junior. Editor: Vinicius Lima. Revisor: Zípora Dias.