Todo cristão é um educador

O chamado à educação na verdade de Deus para todo cristão

O cristão educador é todo o crente que é um pai ou uma mãe, um professor de escola dominical, ou mesmo um professor escolar. Você foi chamado para educar a próxima geração nos valores cristãos.

No entanto, o que percebo é que muitos cristãos delegam o seu chamado para que outras pessoas eduquem seus filhos nos caminhos do Senhor. Os motivos para isso são bem variados, mas o que fica mais evidente é que a maioria dessas pessoas têm o pensamento de que são inaptas ao papel de educador. No entanto, é a Palavra de Deus que nos habilita para a tarefa, como podemos ler em 2 Timóteo 3.16-17.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Sendo assim, o que ocorre é que muitos cristãos não sabem que são habilitados pelo próprio Senhor para serem educadores da próxima geração, seja como pais, professores ou tutores.  

Outro fator de peso para o pensamento de inabilidade na educação é que uma nova geração de cristãos não tem uma herança cristã em sua própria vida, ou seja, esses mesmos educadores não foram educados no cristianismo quando crianças ou jovens porque sua conversão aconteceu em fase madura da vida, não houve uma tradição passada de pai para filhos, nem a Palavra de Deus foi incutida em seus corações desde pequenos. Há um hiato entre sua própria formação cristã e o aprendizado necessário para agora ensinarem uma nova geração a perpetuar os valores que penosamente aprenderam.

Há ainda outra condição impactante: na atual geração de educadores, é fato que a nossa cultura pós-moderna está enterrando os valores judaico-cristãos, jogando a última pá de terra sobre o conceito de família, essa pequena e principal célula de vida cristã. 

Dessa maneira, com todo esse peso esmagando nosso coração, não podemos ver saída para uma ação de mudança e transformação. Não podemos nem ao menos perceber como estamos distantes do que foi planejado para a família de Deus.

Diante desse cenário, temos que nos esforçar, criar pequenas comunidades de estudo e pesquisa sobre os temas centrais da educação, e aqui eu não estou apenas querendo apontar para aquelas matérias principais e importantes que a criança e o jovem têm que aprender para ter uma profissão, aquelas matérias acadêmicas que fazem parte de um currículo escolar ou universitário. Quero apontar aqui para os valores morais e para o ensino integral do ser humano, entendendo que se a pessoa tiver bases doutrinárias sólidas, aliadas a uma experiência familiar de acolhimento na verdade, ela estará muito mais bem preparada para a vida profissional, muito mais que aquela que apenas têm conhecimento acadêmico e intelectual.

Aonde quero chegar com toda essa longa conversa? Quero reforçar o entendimento de que nós, cristãos, podemos nos empenhar em buscar sabedoria para educar a próxima geração nos princípios cristãos. Formar a próxima geração com sólidas bases cristocêntricas envolve, em primeiro lugar, a família, em seguida, a igreja local, onde a família de fé exercita seus dons e multiplica discípulos de Cristo.

Como não poderia deixar de ser, antes de tudo, devemos buscar o Senhor em oração para termos a sabedoria santa e agirmos na dependência da instrução de nosso soberano Deus, de forma que tudo o que fizermos seja para louvor de sua glória.

Assim, cientes de nossa função, nos voltamos para a mais simples e antiga forma de aprendizado cristão: seja você mesmo um discípulo de Jesus. Aprenda com o Mestre  a pedagogia do amor, assim que você se dispuser a aprender do mestre, ficará surpreso com o agir generoso do Senhor em oferecer oportunidades para que você seja ensinado.

Inclua nesse discipulado pessoas cristãs que estão na caminhada de ensino há mais tempo do que você. Aprenda com essa pessoa. Aprenda lendo livros de bons autores, aprenda ouvindo palestras, discuta o que aprendeu em um pequeno grupo de interesse. Respire e medite no que tem aprendido. Compare com os textos bíblicos. Aplique, ensine e multiplique o que aprendeu ensinando outros educadores, deixe seu legado.

Algumas pessoas podem iniciar a sua jornada pessoal como educador cristão com a descoberta de que a educação secular tem algo errado, que não está funcionando. Foi assim que fui lentamente despertada para minha responsabilidade como educadora cristã. 

Quem é o educador cristão? Todo cristão foi chamado para ser um educador, você é um educador! Seja como pai ou mãe, como professor de escola dominical, como avô ou avó, irmão mais velho, ou membro de uma igreja local, você é um educador cristão. Como educador cristão você tem a responsabilidade de educar e gerar novos educadores, confiando que Jesus, Mestre dos mestres, nos habilita para essa boa obra.

Por: Renata Gandolfo. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisora: Zípora Dias. Editor: Vinicius Lima.