Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

Devocional 7 dias renovando a esperança

Este é o sexto dos sete dias do Devocional, acompanhe por aqui o cronograma:

Dia 1 | Esperança. O que você espera?

Dia 2 | Novo nascimento, uma viva esperança

Dia 3 | A tribulação, o meio para produzir esperança

Dia 4 | Os sofrimentos, a esperança da glória

Dia 5 | A promessa é imutável, esperança por âncora da alma 

Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

Dia 7 | O reino de justiça, a esperança da nova habitação

 

Dia 6 | Ressurreição, nossa esperança futura

1 Coríntios 15.19-23

“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo. Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, na sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.”

Nossa esperança transcende essa vida. A morte foi vencida na ressurreição de Cristo.

Cristo ressuscitou, ele venceu a morte. Essa é a nossa esperança. Bendita esperança. 

Se Cristo é as primícias dos que dormem, outros ressuscitarão. Um homem, Adão, foi culpado pela morte de todos, agora um homem, Jesus, será responsável pela ressurreição. Os crentes em Jesus são coparticipantes na morte de Adão e, de igual maneira, são coparticipantes na vida eterna em Jesus.

A ressurreição segue uma ordem, Cristo foi o primeiro que venceu eternamente a morte, o primeiro homem que entrou no Céu, depois serão ressuscitados com ele os que dormem, ou seja, os que morreram (a morte era vista como um sono) e depois, na sua vinda gloriosa, também ressuscitarão todos os que estão em Cristo. 

Você está em Cristo? Quem tem a fé em Cristo tem a esperança ancorada na ressurreição. Nossa viva esperança nos lança para a vida eterna com Cristo.

Leitura bíblica

A imagem do natural substituída pela imagem do Celestial.

1 Coríntios 15.45-49

“Pois assim está escrito: ‘O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.’ Mas o último Adão é espírito vivificante. O que vem primeiro não é o espiritual, e sim o natural; depois vem o espiritual. O primeiro homem, formado do pó da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o homem terreno, assim também são os demais que são feitos do pó da terra; e, como é o homem celestial, assim também são os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do homem terreno, traremos também a imagem do homem celestial.”

A ressurreição para a vida ou para o juízo

João 5.28, 29

“Não fiquem maravilhados com isso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a voz dele e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”

Meditação: De forma sobrenatural, nossa esperança não se resume a essa vida como filhos eleitos de Deus. Nossa esperança está ancorada na ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. 

Oração: Senhor, me alegro na esperança viva que Jesus conquistou na ressurreição. Ajuda-me a manter minha esperança na volta de Cristo. Amém.

Autor: Renata Gandolfo. © Ministério Fiel. Website: MinisterioFiel.com.br. Todos os direitos reservados. Editor: Renata Gandolfo. Revisor: Zípora Dias.