Depressão e a obra de Deus em sua vida

Em sua depressão Deus te ensinará muitas coisas

Video

Depressão é o assunto de hoje. Uma jovem anônima escreve com uma questão: “Olá, pastor John! Normalmente sou uma pessoa otimista e cheia de vida. Mas ultimamente tem sido uma grande luta até mesmo querer sair da cama de manhã. Sou aluna da BCS (Bethlehem College & Seminary) e sou muito grata por todas as lições que Deus está me ensinando aqui, mas tenho medo de ir às aulas. Isso é tão desanimador porque me mudei muitos quilômetros para poder vir a essa escola. No fundo, eu não duvido que Deus ainda me queira aqui, mas não acho que ele queira que eu tenha essa atitude em relação à vida. 

 

Isso é depressão? Quase não tenho motivação para nada. Tenho orado e continuarei orando para que Deus seja minha força, mas como você luta quando não tem vontade de lutar? Cada manhã traz consigo o desejo de ficar na cama por dias para não ter que enfrentar a vida. Eu realmente odeio me sentir assim porque sinto que perdi minha alegria na vontade de Deus para mim. Sinto-me oprimida pelos poderes deste mundo sombrio e não vejo saída. Eu realmente aprecio você respondendo a perguntas tão difíceis. Isso me ajuda a lembrar que, de forma alguma, sou a única guerreira nesta luta contra o diabo”.

 

Cercado pela escuridão

 

Depressão. Ah, como sinto empatia por isso, porque eu já experimentei muitas vezes esses tipos de estações: não querer levantar da cama, ter medo de fazer coisas que precisam ser feitas, não ter motivação para nada, não ter vontade de lutar, perder a alegria no que pensamos que Deus nos chamou para fazer, sentir-se oprimido pelo que parece ser uma escuridão demoníaca. 

 

Essa é a situação dela, e eu já experimentei isso, então sinto uma espécie de urgência por ela. 

 

Ela pergunta: “Isso é depressão?” E claro, minha resposta é: “Eu não sei”. Eu não estou perto da situação o suficiente. Eu não a conheço bem o suficiente. Eu diria a você – ela não nos deu seu nome – se você tem um histórico de depressão, provavelmente saberá que tipo de estação é esta. Se não, eu  certamente não chegaria a essa conclusão automaticamente. 

 

Retrato complexo

 

Depressão não é uma coisa simples em preto e branco. Existem muitos degraus de desânimo em um continuum até o tipo mais debilitante de depressão, e você certamente vai querer estar alerta a isso. 

 

Eu recomendaria, se isso continuar, um check-up físico com um médico apenas para ter certeza de que não há, por exemplo, mononucleose ou algum tipo de problema nutricional. Somos corpo e alma, e nossos corpos podem nos pregar peças e causar estragos em nossas mentes e em nossos espíritos. 

 

Se estivéssemos sentados juntos, eu provavelmente perguntaria a você sobre hábitos de sono, de exercícios, alimentação e assim por diante. Existem tantas maneiras pelas quais podemos nos esgotar, e parece espiritual quando também tem raízes físicas. 

 

Vou depender de você para conhecer a si mesmo, sua história e sua condição física e obter a ajuda que você precisa a esse respeito, mas deixe-me apenas apontar algumas verdades maravilhosas, espirituais, bíblicas e dadas por Deus a respeito de sua ajuda e força neste momento.

 

Suportar

 

1 Coríntios 10.13: “Sem testes” — e você provavelmente saberá, como uma estudante de grego, que as palavras “tentação” e “teste” são as mesmas —  “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento” —  e aqui vem a frase-chave — “de sorte que a possais suportar”. 

 

A questão é de resistência, não apenas de fuga. A fuga é a capacidade de resistir. Saiba que ele o colocou nessa temporada de testes, e ele o colocou lá sabendo da sua capacidade de suportar.

 

Correção amorosa

 

Quando Deus testa sua resistência, ele não está fazendo isso porque não o ama. 

 

Isso está tão claro em Hebreus 12.6. Ele se deleita em seus filhos a quem disciplina. Ele se deleita neles. Não é incrível que, quando ele nos disciplina, ele está disciplinando o filho em quem ele se deleita, ou a filha em quem ele se deleita?

 

Não deixe o diabo convencê-lo de que esse período de teste é porque Deus está contra você. Isso é infernal. Isso não vem do céu. “Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5.11).

 

Esperando por Deus

 

O Salmo 40.1-3 retrata Davi atolado na escuridão e esperando pelo Senhor. Só quero testemunhar que grande parte da obediência cristã consiste em esperar que Deus faça o que precisamos que ele faça quando o tempo parece muito lento para nós. 

 

Leia e releia

 

A palavra de Deus, a Bíblia, foi projetada especificamente para essas temporadas de testes. Pois tudo quanto, outrora, foi escrito” — isso é incrível; isso é abrangente — “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência” — aí está a palavra-chave: a perseverança, ou superar coisas difíceis — “pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).

 

Se você puder, nem que seja apenas alguns versículos, esteja na Palavra todos os dias. Mesmo que não tenha vontade de lutar, dê a si mesmo esse remédio todos os dias.

 

Poder para sustentar

 

Reconheça que somente o poder divino, e quero dizer o grande poder, pode sustentar eu e você durante testes como este.

 

Mencionei isso porque Colossenses 1.11 sempre me surpreendeu. É assim: “ fortalecidos com todo o vigor, segundo o poder da sua glória” — agora, para que tudo isso? — “para que, com alegria, tenhais toda perseverança e paciência”.Isso tudo me me diz que resistência e paciência com alegria requerem poder onipotente. 

 

Pensamos que é uma coisa pequena. Você não está lutando uma batalha pequena. Isso requer poder divino onipotente para sustentar os cristãos em tempos de provações.

 

Deus conhece você

 

Lembre-se, Deus conhece sua estrutura e que você é apenas pó. O Salmo 103 é doce. O verso 13 diz: “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem”. Ele conhece nossa estrutura. Ele se lembra que somos pó. Não é maravilhoso que Deus leve em consideração a estrutura frágil que temos como humanos?

 

Escreva as promessas por completo

 

A última coisa que eu diria: tome posse de uma ou duas promessas específicas. Escreva-as em um pedaço de papel. Coloque-as no bolso para ter consigo durante o dia, ou na bolsa, e as tome e leia para si mesmo, ou memorize-as e repita-as para si mesmo muitas vezes. Diga-as várias e várias vezes. Declare sua lealdade a Jesus em e por meio de promessas específicas, como essas duas que escolhi para você para encerrar:

 

Salmo 139.11-12: “Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”. O que parece escuridão para você não é escuridão para Deus. Ele está na luz brilhante e sabe como cuidar de você.

 

A última está em Isaías 43.2-3: “quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor , teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador”. Se assim for para Israel, quanto mais para aqueles que estão em Jesus. 

 

Essa é minha oração por você. Deus é fiel. Ele fará isso.

 

 


Saiba mais sobre este assunto por meio dos livros da Editora Fiel na seção Aconselhamento Bíblico.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: God’s Work in Your Depression. Traduzido por Julia Maria. Revisão e Edição por Vinicius Lima.