Como eu glorifico a Deus em minha vida diária?

Este é o alvo da vida cristã, até mesmo nas coisas mais simples.

Video

A glória de Deus em minha vida diária

Como buscar a glória de Deus nas pequenas coisas do nosso dia a dia? A pergunta surge hoje. 

“Pastor John, olá! Meu nome é Trent. Comecei a ler o seu livro Em busca de Deus e agora entendo o que você quer dizer com o “hedonismo cristão”. Quão maravilhoso é saber que Deus ordena a nossa suprema felicidade e alegria nele! Paulo diz em 1 Coríntios 10.31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” Como eu posso glorificar o Senhor ao me deleitar nele por meio da comida? É por saber que a comida daquele dia me foi fornecida por ele e está tudo bem em aproveitá-la? Outro exemplo seria a felicidade quando nossos filhos vão bem na escola. Eu só estou querendo saber como ser feliz no Senhor da maneira certa para trazer a ele a maior glória. Como posso fazer tudo para glorificar a Deus?”

 

Ele trouxe à tona o hedonismo cristão. Vou dizer uma palavra sobre isso e colocar tudo no contexto aqui. O hedonismo cristão ensina que todos nós devemos buscar com todas as nossas forças maximizar a intensidade e a duração de nosso deleite em Deus acima de todas as coisas, porque Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele.

Se você está mais satisfeito com a sua família, seu trabalho, fama, sucesso, dinheiro, comida, música, saúde ou com a sua vida, se você está mais satisfeito com qualquer um desses exemplos do que com Deus, então você diminui a glória de Deus e amplia a glória daquilo com que você está mais satisfeito. A Bíblia deixa claro que devemos viver para mostrar o supremo valor, beleza e glória de Deus. Essa é a nossa principal razão de existir.

Dor ou Prazer

Agora, existem dois desafios principais que Satanás usa para diminuir a glorificação de Deus em nossas vidas, fazendo com que valorizemos algo mais que a Deus: um deles é a dor e o outro é o prazer. Essas são as duas estratégias de Satanás para arruinar a forma como glorificamos a Deus.

A dor pode nos levar a valorizar algo mais do que a Deus, deixando-nos com raiva dele por termos essa dor, nos fazendo querer acabar com ela mais do que queremos abraçar a Deus, o que significa que a dor é uma oportunidade de ouro para glorificarmos a Deus, mostrando o quanto o valorizamos mais do que valorizamos o conforto ou a libertação dessa dor. O prazer também pode fazer com que apreciemos algo mais do que Deus não por nos deixar com raiva de Deus, mas por nos fazer esquecer dele, porque estamos muito satisfeitos com os prazeres que seus presentes nos dão. Podemos ver isso em Ezequiel 16.14-15, nesses versículos Deus diz a Israel:

Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus. Mas confiaste na tua formosura e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele.

Em outras palavras, Deus deu a Israel a grande dádiva da beleza e, ao invés de glorificar a Deus pela dádiva, eles se apaixonaram por ela. Eles preferiram o presente ao doador; desonraram a Deus por não estarem satisfeitos nele, mas se apaixonaram pela boa dádiva de Deus.

Dor e prazer são estratégias de Satanás que podem arruinar nossa glorificação a Deus. Reter coisas boas pode nos arruinar. Nos dar coisas boas pode nos arruinar. Ambos os casos podem ser uma ocasião para desonrar a Deus e não o glorificar. A pergunta de Trent tem a ver com esse último ponto; ou seja, como você glorifica a Deus nas coisas boas que ele nos dá? Ele menciona comida e os filhos. Se ele quer uma resposta do tamanho de um livro para isso, então ele deveria ler o livro As coisas da terra, de Joe Rigney.

Deus em tudo o que é bom.

Vou apenas apontar algumas passagens que darão parte da resposta, eu acho, à sua pergunta. Em Filipenses 4.11-13 , Paulo diz:

Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.

Paulo deixa claro que existe um segredo espiritual, algo profundo e maravilhoso a ser aprendido na vida cristã, que capacita uma pessoa não apenas a ser humilhada, mas a ter em abundância; não apenas a ter fome, mas a  ter fartura; não só para passar necessidade, mas para ter abundância. Em outras palavras, Paulo está deixando claro que ter abundância e fartura é um desafio para a glória de Deus em nossas vidas tanto quanto o sofrimento. Então, Paulo teve que aprender algo peculiar, especial e profundo para ajudá-lo a saber como ter em abundância.

E essa é a pergunta de Trent.

Acho que a resposta de Paulo sobre qual é o segredo para a abundância está em Filipenses 3.7-8. O segredo não está em desconsiderar ou diminuir a bondade dos dons de Deus, mas em conhecer a Cristo tão bem, amá-lo tão profundamente e achá-lo tão satisfatório que coisas boas podem ser recebidas de suas mãos como presentes que exaltam a Cristo, e coisas boas também podem ser arrancadas de nossas mãos como disciplina que exalta a Cristo. Aqui está o que ele diz em Filipenses 3.7-8:

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo [Em outras palavras, Cristo é muito melhor] Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade [Esse é o ponto] do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo. 

O fato de que as dádivas são contadas como perda ou como lixo não significa que não possam ser desfrutadas, mas significa que elas se tornam inimigas no momento em que competem com a superior beleza, valor, glória e satisfação de Cristo; tornam-se lixo. Mas Paulo aprendeu o segredo: se Cristo é mais precioso do que qualquer coisa, então tanto a perda quanto a presença o ganho daquilo que é bom é uma ocasião para valorizar Cristo.

A outra passagem que acho que aponta para a resposta é 1 Timóteo 4. 3-5, na qual Paulo diz que alguns:

Proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade; pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

Oh meu Deus, cada palavra ali quase implora por um sermão ou um ensaio ou algo assim. E então ele acrescenta em 1 Timóteo 6.17 um aviso para que:

Os ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento.

Suco de laranja para a glória de Deus

Eu escrevi um artigo um tempo atrás chamado “Como beber suco de laranja para a glória de Deus”. E é isso que me perguntam. Então, vamos fazer do suco de laranja o caso de teste e terminaremos com apenas algumas ilustrações de como você bebe suco de laranja para a glória de Deus.

  1. Afirmo com alegria, pela palavra de Deus, que a cor amarela é um presente de Deus. O sabor doce é um presente de Deus. A nutrição e a maneira como meu corpo a usa é um presente de Deus. O sol e a chuva que fizeram as laranjas crescerem são dádivas de Deus. O caminhão e o supermercado que o trouxeram para mim são presentes de Deus. E a lista poderia continuar.Com prazer, com alegria, diREI isso em voz alta. Eu vou sentir isso.
  2. Elevarei meu coração e minha voz em oração, agradecendo a Deus. E farei isso muitas vezes para que os outros possam saber de onde tudo isso veio, e quão sábio, forte e bom Deus é.
  3. Vou me lembrar de que não mereço esse suco. Eu mereço estar no inferno hoje. Assim, agradecerei porque meus pecados foram perdoados e que esse prazer foi, de fato, comprado para mim. Esse prazer que é o suco de laranja é um presente comprado com sangue para este filho de Deus a caminho do céu.
  4. Vou me lembrar que esse prazer particular, esse gosto, esse frescor em minha língua, esse alimento, revela algo de Deus aos meus sentidos e à minha alma que não poderia ser conhecido de outra maneira. É por isso que o mundo foi criado, porque tudo é como um prisma, nos dando uma nova visão da glória de Deus.
  5. Então, vou compartilhar esse suco, apaixonado, com os outros à mesa; eu não vou guardar tudo para mim.
  6. E, finalmente, usarei a força que ele me der para viver para a glória de Deus.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Do I Glorify God in My Daily Life? Traduzido por Laura Denário. Revisão por Zípora Dias Vieira. Editor: Vinicius Lima.