Como o medo da pobreza destrói a adoração a Deus?

Cinco maneiras de magnificar a Deus

Video

Transcrição do áudio

O tema de hoje já apareceu por aqui e gostaria de voltar a ele. Estou falando sobre “O medo da pobreza” ou “O medo de não ter dinheiro o suficiente para manter a família e viver com dignidade”. Temos destacado também um tema muito importante que é o amor. Sabemos que o medo da pobreza enfraquece e mata o amor. O medo da pobreza nos impede de adorar a Deus e mata o louvor a Deus. Em 1997 o pastor John Piper pregou sobre o tema e estabeleceu algumas conexões importantes entre ” O medo da pobreza” e o amor. Vamos acompanhar agora o que John Piper disse sobre isso:

Lucas 12.32-34 fazem parte de uma lista de textos bíblicos que eu poderia ter escolhido para ensinar sobre “usar o dinheiro como ferramenta de adoração a Deus”. Quero destacar 4 pontos. Poderiam ser 10 pontos mas eu vou falar apenas sobre 4 deles. 

“Louvamos a Deus quando não temos medo de ficar sem dinheiro ou não temos medo da pobreza”

No verso 32, começa com Deus ordenando que não tenhamos medo algum quando o tema for dinheiro. Quando o assunto é dinheiro nós não deveríamos ficar ansiosos. Não se preocupe. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32). Esse importante versículo aparece espremido entre dois ensinamentos sobre dinheiro. Desde o versículo 22 até o 31 tudo é sobre dinheiro: bens, roupas, casa e a ansiedade a respeito dessas coisas. E depois disso o tema é vender bens, coisas de valor e juntar tesouros no céu e não aqui na Terra. Então o primeiro ponto é esse  lindo, magnífico versículo que diz: não fique ansioso. Não tenha medo.

Cinco maneiras de exaltar a Deus

Mas existe algo ainda mais profundo neste versículo. E isso é: quando você não está com medo ou preocupado com dinheiro, você exalta cinco pontos a respeito de Deus e isso é uma expressão de louvor a Deus. Quando você exalta a Deus, não fica temeroso quanto ao dinheiro, você está louvando. Quero destacar preciosos pontos com os quais exaltamos a Deus. 

1. Exaltamos a Deus como nosso pastor

Quando não teme ficar sem dinheiro nós exaltamos a Deus como nosso pastor. “Não temais, ó pequenino rebanho” Lucas 12.32. A palavra rebanho quer dizer que nós temos um pastor e que somos suas ovelhas. O Salmo 23 diz: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”; ou como em outra tradução: “de nada terei falta”. Então, se eu tenho um pastor como esse, que me ama a ponto de me dar o seu REINO, eu não terei falta do que preciso. Portanto, se acredito que isso exclui o medo eu vou exaltar seu amor pastoral.  

2. Exaltamos a Deus como nosso Pai

Se não tenho medo ou preocupações a respeito de dinheiro, eu demonstro que valorizo a Deus como meu Pai. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32). Então não somos apenas ovelhas que tem um pastor, nós somos filhos que tem um Pai. Aqui Jesus está fornecendo imagens para tirar o medo do nosso coração. 

Ele está dizendo: “Não tenha medo – você é uma ovelha que tem pastor. Não tenha medo – você é uma criança que tem Pai.”

Agora, qual é a implicação disso? Bom no versículo 30 , deixa claro. “Pois o mundo pagão é que corre atrás dessas coisas; (comida, bebida, roupas, dinheiro) mas o Pai sabe que vocês precisam delas.” (Lucas 12.30). Agora, ele não disse isso para zombar de nós. Ele disse isso porque sabe que precisamos delas, ele vai providenciar o que precisamos para exaltar sua paternidade. Mas tenha cuidado. Não busque a Deus com uma lista de coisas que você precisa. Vá até ele e busque aprender o que você precisa. A palavra precisar nos nossos dias de hoje carrega um significado diferente em cada cultura.

Então, se não temos medo de ficar sem dinheiro, exaltamos Ele como nosso pastor, exaltamos a Ele como Pai, e isso é uma forma de louvor.

3. Exaltamos a Deus como Rei

Se não nos preocupamos com dinheiro, mostramos que valorizamos Deus como o nosso Rei. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32). Quem tem o direito e a autoridade de nos dar o Reino? Quem não tem autoridade não pode dar o Reino. O Rei pode dar o Reino. Sendo assim, ele não é apenas um pastor que ama as ovelhas e um pai que ama os seus filhos; Ele é um Rei governando sobre nós, provendo para nós, exercendo soberania e poder para o nosso bem contra nossos inimigos, incluindo tudo que precisamos. Se confiarmos nele como Rei, Pastor e Pai, e assim, superamos nosso medo de não ter dinheiro suficiente, nesse momento o exaltamos e o louvamos.  

4. Exaltamos a Deus como Provedor generoso

Se não temos medo de ficar sem dinheiro, nós o exaltamos como o provedor generoso que não espera nada em troca. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32). Ele não quer te vender um lugar no Reino, não quer te alugar um lugar no Reino, liberando acesso ao Reino através de pagamento parcelado. Ele vai te dar o Reino. Ele ama você ao ponto de te dar o Reino, isso porque ele é generoso. Assim, seu cuidado pastoral, paternal, bondosamente generoso trabalha em nossos medos e ansiedades. 

Escute com atenção. Não estamos falando de uma luta única. Que você vai vencer e superar de uma vez. Você vai enfrentar essa luta toda semana, todo mês. Enquanto espera chegar seu próximo dia de pagamento. Estamos falando sobre uma batalha. O jeito que lutamos é nos lembrarmos desse momento, desses ensinamentos o tempo todo. Esse é o jeito de vencer essa batalha. Não pense que John Piper não tem medo de ficar sem dinheiro porque tenho muito dinheiro. Não acontece de forma automática para ninguém, nem pra mim e nem pra você. 

Lutamos contra o medo e a ansiedade todos os dias. Sem falar sobre a ganância. Fazemos isso dizendo: ” Ele é o meu pastor. Ele é o meu Pai. Ele é o meu Rei.” E como pastor, Pai e Rei, ele não fica de braços cruzados dizendo: ” Talvez você entre no Reino. Eu vou analisar seu comportamento e sua performance pra ver se você consegue entrar.” Não é assim que ele faz. Ele dá de graça. 

5. Exaltamos a Deus como fonte de felicidade.

E quando superamos o medo e vivemos livres, exaltamos nosso Deus como um Deus que tem prazer em nos abençoar. “Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12.32). Ou como diz essa outra versão, escute: “pois seu Pai tem grande alegria em lhes dar o reino.” ou outra versão que diz: “tem prazer em dar o reino”. Ele tem prazer em nos dar o Reino. Ele quer fazer isso. Ele não é egoísta, Ele é um Deus generoso. 

Confie em um Deus provedor.

O ponto principal do que estou conversando com vocês aqui é confiar em Deus como o seu pastor. Confiar em Deus como seu Pai. Confiar em Deus como seu Rei. Confie na generosidade dele. E confie nessa generosidade porque Ele ama fazer isso. Ele ama ser generoso. Lembre disso o tempo todo, e ataque o medo e a ansiedade aplicando essas verdades na sua vida. Assim, quando você superar esse medo de não ter dinheiro, Deus recebe toda a glória que Ele merece.

E se alguém perguntar:  “Eu sei que você está passando por um momento financeiro difícil, mas está feliz e ajudando outros. Como você consegue?” Então, você vai dizer: “Aprendi verdades poderosas sobre Deus como meu pastor, meu Pai e meu Rei. Posso compartilhar elas com você?” Daí, você compartilha essa nossa conversa, e Ele vai ser exaltado por isso.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Money Fears Kill Our Worship Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editores: Renata Gandolfo e Vinicius Lima.