Quais cargos as igrejas devem usar?

Duas regras simples para a designação de cargos na igreja

Caso você não saiba, a Convenção Batista do Sul dos EUA (SBC) entrou em uma briga na reunião anual deste ano sobre a definição da palavra “pastor”. O que provocou a disputa foi o fato de que, nos últimos anos, a Igreja da Comunidade Saddleback, uma igreja da SBC, colocou várias mulheres no cargo pastoral. Isso parece contradizer a declaração de fé da SBC, a fé Batista e a mensagem 2000 sobre estes cargos. Que diz:

  • Os “oficiais das escrituras de uma igreja são pastores e diáconos”;
  • e “Mesmo que homens e mulheres sejam dotados para serviço, o ofício de Pastor é limitado aos homens qualificados pelas escrituras”.

Ao contrário do Ponto 2, a igreja Saddleback tem pastores do sexo feminino. Ao contrário do ponto 1 , eles justificam o pastorado feminino dividindo o ofício pastoral do ofício do líder. A questão é então: SBC deve desassociar a igreja como membro da convenção?

É fácil cair em um debate sobre o segundo ponto que limita a posição de pastorado aos homens. No entanto, muitas vezes é o nosso tratamento da primeira linha que cria a confusão sobre a segunda linha.

Existem realmente apenas dois cargos em uma igreja? Em caso afirmativo, o que fazemos de um “Ministro da Música” ou de um “diretor infantil” ou de uma “recepcionista”? E se uma igreja distinguir pastor do diácono? Ou qual é a diferença entre um pastor sênior e um pastor auxiliar, ou pastor de missão e pastor de jovens?

A questão maior é: que títulos as igrejas devem usar para os cargos? A Bíblia se importa com isso?

Dois ofícios ou mais?

Durante séculos, os cristãos discordaram de quantos cargos bíblicos existem e como deveriam ser chamados. Desde os dias de Calvino, os presbiterianos debateram se existem dois cargos ou três (o “professor” é diferente do “Presbitero”?). A maioria hoje diz que há dois.

Enquanto isso, a primeira confissão batista inglesa, John Smyth (1609), lista “bispos e diáconos”. A primeira confissão de Londres de 1644 lista “pastores, professores, presbíteros, diáconos”, enquanto a segunda confissão de Londres de 1688 retorna a dois: “Bispos ou presbíteros e diáconos”. De fato, quase todas as confissões batistas mencionam apenas duas, incluindo a fé e mensagem Batista de 1925, 1963 e 2000 da SBC, como vimos acima.

A ideia de dois cargos se encaixa na saudação de Paulo à Igreja em Filipos:

“A todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, (Filipenses 1.1)

Também se encaixa no fato de que ele apenas lista as qualificações para duas posições-Bispos e diáconos – em 1 Timóteo 3.

Retornando ao caso de Saddleback, você pode ver como as duas linhas do BF&M citadas acima se implicam. Por exemplo, quando os defensores da inclusão de Saddleback na SBC argumentam que a linha sobre homens como pastores se refere apenas aos pastores seniores (ponto 2), eles se colocaram dentro da conversa antiga sobre o número de cargos (ponto 1). Inconscientemente ou não, eles estão afirmando que as Escrituras estabelecem três ofícios – pastor sênior, pastor e diácono – com diferentes conjuntos de qualificações e responsabilidades.

O mesmo problema atinge àqueles que distinguem entre anciãos e pastores, como Saddleback. Eles criaram um terceiro ofício — Presbítero, pastor e diácono.

O mesmo vale para aqueles que argumentam, de uma só vez, que a palavra “pastor” na Bíblia não se refere a um cargo autoritário, mas a um dom, e na próxima exortação argumentam que esse dom justifica a criação do que qualquer espectador inocente chamaria … um escritório, completo com uma placa de nome na porta. Então, novamente, a Bíblia exige dois cargos ou três?

Tantos títulos

O que complica ainda mais nosso momento atual é como algumas igrejas se tornaram administrativamente complexas e pragmáticas. Para administrar uma igreja de qualquer tamanho hoje em dia, você pode muito bem precisar do que chamamos de um “administrador de negócios”, um “recepcionista” e talvez um “diretor do ministério infantil” bem como um “pastor de jovens” e um “ministro de música” e “estagiário pastoral”, também um “pastor disso”, “daquilo” e “do outro”. Nenhum desses títulos está na Bíblia. Isso não significa que devemos desistir do jogo e listar quantos cargos quisermos precisarmos?

Eu não acho. Apesar de quaisquer títulos que acabamos usando (falarei mais sobre isso em um momento), devemos começar mantendo a ideia de dois cargos claramente separados em nossas mentes por dois motivos. Primeiro, Deus é mais sábio do que o homem, e por isso queremos construir nossas igrejas de acordo com as Escrituras.

Em segundo lugar, devemos desejar manter nossos cargos ou empregos na igreja vinculados às qualificações bíblicas. Pense sobre onde Paulo derrama toda a sua tinta: um pouquinho nos títulos; bastante em qualificações. O que isso nos diz? Nunca queremos sair das qualificações que ele lista para esses dois cargos. Elas são essenciais para uma igreja corretamente “ordenada” (Tito 1.5).

Como tal, devemos querer basicamente que todos os que trabalham com título para uma igreja, remunerados ou não, atendam às qualificações

  • de um pastor ou presbítero (“irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, autocontrolado, respeitável, hospitaleiro, apto para ensinar, não beberrão, não violento, mas gentil, não briguento” etc.)
  • ou de um diácono (“digno, não de língua dobre, não viciado em muito vinho, não cobiçoso de ganho desonesto… não caluniador, mas sóbrio, fiel em todas as coisas” etc).

Tenho certeza, por exemplo, de que você não quer que alguém atenda o telefone no escritório da sua igreja com uma língua dobre e é um caluniador. Certo?

Quando construímos estruturas de pessoal da igreja que perdem de vista esses dois ofícios básicos, corremos o risco de nos desvincularmos de suas respectivas qualificações. Também nos leva à confusão que temos atualmente sobre o que homens e mulheres podem ou não fazer em uma igreja. As pessoas foram rápidas em defender a inclusão de Saddleback, dizendo: “Os batistas do sul querem dizer uma série de coisas diferentes com o título de ‘pastor’”. Isso é verdade. Nós queremos. É por isso que estamos nessa confusão.

Duas regras simples para clareza doutrinária…

Deixe-me oferecer duas regras simples que devem ajudar nossas igrejas a permanecerem ligadas às Escrituras, ao mesmo tempo em que oferecem alguma flexibilidade para diferentes circunstâncias:

  1. Afirme que a Bíblia estabelece dois ofícios[1] e certifique-se de que todo cargo titulado em uma igreja, não importa como você o chame, esteja de acordo com os deveres e qualificações de um ou outro.[2]
  2. Escolha títulos que reforcem a divisão bíblica do trabalho e não os distorçam ou confundam, especialmente prestando atenção aos substantivos desses títulos.

Então, pense no meu comentário acima sobre cada cargo que precisa atender às qualificações de um pastor ou diácono. Agora vamos dar mais um passo. Estou sugerindo que todos com um cargo em uma igreja (remunerado ou não) devem ser essencialmente encaixados em uma das duas descrições de trabalho amplamente concebidas:

  • Descrição de trabalho 1: esta pessoa (i) possui ou compartilha a supervisão de toda a igreja (por exemplo, Atos 20.28; 1 Pedro 5.1–5; Hebreus 13.7, 17); (ii) é responsável pelo ministério da Palavra e oração (por exemplo, Atos 6.1–7; 2 Tim. 2.1–2; 4.1–5; Tito 1.9; 2:1, 15; Heb. 13.7); e atende às qualificações estabelecidas por Paulo em 1 Timóteo 2.12 e 3.1–7 e Tito 1.5–9.
  • Descrição de trabalho 2: esta pessoa (i) é um servo modelo (que é o significado da palavra “diácono”); (ii) atenderá às necessidades tangíveis, organizará e mobilizará atos de serviço, preservará a unidade do rebanho e apoiará o ministério dos presbíteros (Atos 6.1–7);[3] (iii) e atenderá às qualificações estabelecidas por Paulo em 1 Timóteo 3.8–13.

Para pessoas no primeiro cargo, sejam elas remuneradas ou não, sejam uma pessoa ou várias, sejam afixadas a um adjetivo como “sênior” ou “executivo” ou “jovem adulto” ou não, devemos usar os substantivos bíblicos “pastor” ou “ presbítero” ou “supervisor” no título do trabalho.

Fixar esses três substantivos a este primeiro ofício ajudará nossas igrejas a se adequarem ao padrão das Escrituras. Isso servirá aos propósitos de clareza. Talvez o trabalho diário desse cara seja preparar sermões, aquele cara esteja sentado em uma cadeira de conselheiro, aquele outro cara esteja liderando viagens missionárias, enquanto esses caras trabalham a semana toda em vocações seculares, mas dedicam suas noites e fins de semana a pastorear ovelhas. Ainda assim, todos na igreja sabem: “Estes são nossos superintendentes e pastores espirituais. Estes são nossos pastores e presbíteros. E todos eles estão vinculados pelas mesmas qualificações. ”

Então, podemos abrir nossas Bíblias e ler:

“Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. (Hebreus 13.7)

e saber como aplicá-lo. Podemos ler alguns versículos adiante:

“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas” […] (Hebreus 13.17)

e saber como obedecê-lo. Devemos seguir o exemplo, devemos nos submeter a estes homens – nossos pastores, presbíteros ou supervisores.

…e sensibilidade contextual[3]

Uma vez que o primeiro cargo e os substantivos bíblicos “pastor”, “presbítero” e “supervisor” são reservados, há alguma flexibilidade com esse segundo cargo e os cargos que podemos usar para eles. Podemos chamar formalmente essas pessoas de diáconos para reconhecer e afirmar seu serviço exemplar. No entanto, também podemos contratá-los como recepcionista da igreja, diretor do ministério infantil, líder de música, assistente pastoral, administrador ou gerente de prédio.[4]

Circunstâncias diferentes exigem trabalhos diferentes, assim como o desafio destacado em Atos 6 sobre a distribuição de alimentos entre as viúvas era muito específico para aquele momento. O ponto é que todos esses trabalhos efetivamente colocam as pessoas em um papel diaconal, conforme definido na descrição do trabalho 2 acima. E com todos esses empregos, tenho dificuldade em imaginar não pedir que atendam às qualificações listadas por Paulo em 1 Timóteo 3.8–13.

Com certeza, alguns empregos em uma igreja podem parecer que estão entre as descrições 1 e 2. Talvez você tenha um “Diretor de Educação Cristã” que está tomando decisões sobre o que é ensinado no programa da Escola Dominical e quem está ensinando as classes. Meu conselho seria empurrar esse indivíduo mais plenamente para a descrição do trabalho 1 ou 2. Reconheça que ele já está fazendo o trabalho de um pastor atendendo ao que a igreja é ensinada e, assim, ajude a congregação a reconhecê-lo como pastor ou presbítero assim que possível. Ou, se você não está convencido de que ele está pronto para ser um pastor, certifique-se de que algum pastor esteja supervisionando seu trabalho. Sua relutância em recomendá-lo como pastor significa, até certo ponto, que ele ainda está trabalhando como diaconal (auxiliar os presbíteros). E mesmo que você confie inteiramente em seu trabalho, a congregação ainda não confiou seu discipulado à sua supervisão.

Por favor, pare de criar brechas ou distorcer as linhas

Tudo isso me parece bastante bíblico e direto. Trabalhe duro para encaixar cada trabalho nas categorias pastoral ou diaconal e, em seguida, certifique-se de que seus cargos – especialmente os substantivos – não ofusquem as atribuições. Em vez disso, restrinja os substantivos “pastor”, “presbítero” e “bispo” a essa primeira categoria. Isso cria flexibilidade no segundo, o que é útil, pois o foco do segundo – necessidades tangíveis – mudará de contexto para contexto.

Francamente, acho que esse conselho servirá tanto para as igrejas de base complementaristas quanto para as igualitárias. Isso ajudará a esclarecer quem eles são e o que eles acham que a obediência bíblica exige. As igrejas que este conselho frustrará são aquelas que estão tentando pousar em algum lugar no meio.

O que me leva a uma nota final, mais crítica. Fico impressionado com a frequência com que igrejas e escritores acabam criando brechas ao confundir os limites entre esses dois ofícios.

Voltando à conversa sobre o caso em Saddleback: argumentar que uma mulher pode ser pastora, mas não o pastor sênior, é criar uma brecha. Você está distorcendo as linhas e fomentando a confusão. Você está dizendo que “pastor” e “pastor sênior” são ofícios diferentes com qualificações diferentes? Quais passagens bíblicas ligam um e quais o outro? E, se você acha que ela pode ser afirmada como pastora, por que você a impediria de pregar? Isso começa a parecer arbitrário.

Ou argumentar que todos os presbíteros são pastores, mas nem todos os pastores são presbíteros. Como isso traz clareza às descrições bíblicas de cargos? Como membro, devo “obedecer e me submeter” à maneira de Hebreus 13, tanto a pastores quanto a presbíteros? Em caso afirmativo, como me relaciono com eles de maneira diferente? Que passagens devo considerar? E, francamente, por que o diferencial de poder entre eles? São apenas presbíteros velhos tentando manter muito poder dos jovens pastores que eles podem contratar?

Ou dizer, as mulheres não podem ser pastoras, mas podem estar na “equipe de liderança”. Espere um pouco: quais são as qualificações para a equipe de liderança? Devo me submeter a eles? Eles possuem supervisão sobre a igreja, porque o nome certamente sugere que eles possuem?

Toda essa inquietação e confusão é, na melhor das hipóteses, confusa e, na pior, enganosa. Seria mais claro e melhor simplesmente dizer: “As mulheres podem ser pastoras ou presbíteras”, se esse for o caminho que você deseja seguir. O material intermediário, cada vez mais comum agora, cortesia dessas várias brechas, pelo menos parece motivado culturalmente; é a provável consequência de várias décadas de pastores aprendendo a pensar pragmaticamente, não biblicamente.

Os padrões bíblicos para as estruturas e liderança da igreja devem ser uma bênção. Não devemos querer procurar brechas, como fazemos com nossos impostos. Devemos desejar nos conformar com a bíblia e ser claros sobre ela.

Apêndice: Alguns comentários sobre a briga da SBC – Saddleback propriamente

Como o artigo acima levanta o assunto, gostaria de oferecer alguns comentários para meus amigos batistas do sul sobre como podemos navegar na própria disputa entre SBC e Saddleback.

Se você pesquisar a história no Google, notará que os relatórios costumam usar a palavra “desassociar” em vez de “remover”, como fiz anteriormente. A SBC deveria desassociar Saddleback, as pessoas perguntam.

Essa é a palavra errada a ser usada, mesmo que tenha se tornado a maneira comum de os membros da SBC falarem sobre a remoção de uma igreja da convenção. Primeiro, o estatuto da SBC (corretamente) não usa a palavra (ver 8.C.2-5). Mais significativamente, a Bíblia usa “comunhão” exclusivamente para se referir à nossa unidade ou comunhão no evangelho, como quando Paulo se refere à “mão direita da comunhão” (Gálatas 2.9; veja também Atos 2.42, 2 Coríntios 6.14; 1 João 1,3, etc.). “Desassociar” uma igreja, por esse padrão, seria efetivamente excomungá-la, o que os batistas não acreditam que convenções, denominações, presbitérios ou assembleias gerais possam fazer.

Acredito que ninguém usando a palavra “desassociação” a favor ou contra a adesão de Saddleback pretende sugerir que a excomunhão está em jogo. O problema é que as pessoas então usam outra linguagem carregada de emoção que aumenta os riscos quase tão altos. A desassociação de Saddleback seria uma “tragédia”, dizem eles, e “dolorosa”.

Ao que não posso deixar de responder, bem, é trágico apenas se tivermos uma visão exagerada de Deus trabalhando exclusivamente entre os batistas do sul. Ele não trabalha fora da SBC também? Paulo e Barnabé não podem seguir caminhos separados e ainda fazer uma grande obra do evangelho e até mesmo abençoar um ao outro enquanto caminham?

A questão em jogo com Saddleback não é sobre companheirismo, mas sobre cooperar ou convocar para treinar seminaristas e enviar missionários. É por isso que a Convenção Batista do Sul existe. Em um mundo de recursos limitados, minha igreja pode decidir que não deseja compartilhar recursos com, digamos, os presbiterianos e anglicanos para missões, enquanto afirma alegremente nossa parceria no evangelho. Em duas semanas, estarei pregando como convidado em uma igreja presbiteriana que afirma o evangelho. No entanto, isso não significa que eu plantaria uma igreja com eles.

A esse respeito, as separações denominacionais podem, ironicamente, proteger uma unidade evangélica mais profunda. A alternativa é ignorar ou desaprovar assuntos doutrinários secundários (ordenanças, governança da igreja, ordenação de mulheres, etc.). No entanto, isso leva ao potencial de desobediência de ambos os lados de um desacordo, bem como à relativização da autoridade bíblica, como em: “Precisamos obedecer a essas passagens, mas não se preocupe com elas”.

Um caminho melhor pode envolver fazer duas coisas ao mesmo tempo:

  • Separar-se denominacionalmente, o que afasta brigas constantes e permite que cada um aja de acordo com seu entendimento das escrituras;
  • procurar outras maneiras (conferências, projetos de livros, compartilhar púlpitos, evangelizar juntos) para afirmar nossa parceria contínua do evangelho em assuntos primários.

Às vezes, essas separações amigáveis são o caminho mais humilde, especialmente quando nada biblicamente sacrossanto está em jogo, como um voto de casamento. Eles reconhecem nossa queda e finitude e não sobrecarregam nossas consciências com o falso peso do perfeccionismo teológico e ético.

Como cristãos mais maduros do que eu, disseram, devemos trabalhar pela paz em meio a nossas divergências sobre assuntos secundários, mantendo as cercas entre nós claras, mas baixas; e aperte as mãos sobre elas com frequência.

Imagine, então, a conversa de Saddleback acontecendo assim. SBC diz a Saddleback: “Nós amamos você. No entanto, para permitir que ambos mantenhamos nossas convicções em relação às pastoras, achamos melhor nos separar. Mas estamos ansiosos para ouvir relatos de seu ministério evangélico em andamento e nos informar como podemos ajudar.”

Ao que Saddleback responde: “Faz sentido, e não queremos provocar controvérsia nem pedir que você vá contra sua consciência e entendimento das Escrituras. Orem por nós, e nós oraremos por vocês!”

Isso, para mim, soa como uma conversa madura entre dois adultos espiritualmente saudáveis.

 

CLIQUE AQUI para conhecer os livros do Ministério 9Marcas pela Editora Fiel.


[1] Para ser claro, a palavra “escritório” refere-se a uma posição, dado a certos indivíduos nomeados; não a toda a congregação; que atendem a certas qualificações; que lhes dá algum tipo de autoridade sobre toda a igreja ou uma área específica para cumprir certas responsabilidades ou funções.

[2] Mesmo que você não pense que 1 Timóteo 3:10 se refere a diaconisas, as características dessas esposas de diáconos ainda podem ser aplicadas à equipe feminina.

[3] A redação desta segunda cláusula foi retirada do livro de Matt Smethhurst, Deacons (Crossway, 2021).

[4] O título “ministro” é complicado porque diferentes tradições o usam para o pastor e outras para algo mais diaconal. Se você usar o termo “ministro” como um substantivo, procure clareza sobre o que está dizendo e o que não está dizendo.

Por: Jonathan Leeman. © 9Marks. Website: 9marks.org. Traduzido com permissão. Fonte: What Job Titles Should Churches Use? Two Simple Rules.Tradução: Laura Denário. Revisão: Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.