A dupla predestinação é bíblica?

A soberania de Deus e a responsabilidade humana

Video

Transcrição do áudio

Temos uma pergunta sobre um assunto que sempre reaparece, da predestinação. Vou ler.

“Querido Pastor John, quero entender 1 Timóteo 2.4. Esse texto fala sobre dupla predestinação? Parece que este versículo contradiz a doutrina da dupla predestinação. Se o senhor puder, por favor comente também 1 Pedro 2.8. Eu  sei que a Bíblia é coesa, mas estou com dificuldades em entender esses dois textos juntos. Pode me ajudar?”

Sim, a Bíblia é coesa, coerente e íntegra. Reconhecer isso já é um bom início. Em 2 Timóteo 2.4, e durante muito tempo muitos pensaram ter um problema para o entendimento da dupla predestinação, da própria predestinação ou qualquer eleição incondicional para a salvação.

Bom, vou falar agora sobre dupla predestinação e tentar deixar claro porque não acho que exista em 1 Timóteo 2.4 contradição em predestinação ou dupla predestinação.

Alguns predestinados a acreditar

Predestinação é Deus indicando o destino final e eterno de uma pessoa antes mesmo da criação do mundo. Por exemplo, Efésios 1 diz: “Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade” (Efésios 1.4-5). Deus aponta, ou destina, os eleitos para adoção; esse é o destino. Deus já tem planos para os seus escolhidos antes mesmo da criação. Sendo assim o termo pre-destinado, quer dizer destinado antes mesmo da adoção.

Os predestinados sempre correspondem aqueles aos quais Jesus Cristo chamou atraindo a ele, são aqueles que acreditam em Jesus Cristo e são justificados pela fé. Romanos 8 confirma isso quando lemos:Depois de predestiná-los ele os chamou, e depois de chamá-los, os declarou justos, e depois de declará-los justos, lhes deu sua glória.” (Romanos 8.30). E sabemos que a justificação é somente pela fé. Não existe outro jeito. Estes são os que creem. Aqueles que ele chamou, ele trouxe a fé e a justificação, aqueles aos quais ele justificou e glorificou.

“Seres humanos são responsáveis moralmente, apesar de não controlarem seu destino eterno.”

Então os predestinados e os  justificados pela fé em Jesus Cristo são sempre o mesmo grupo. Porque Deus não somente predestina, mas ele também atrai pessoas a ele mesmo, e os traz para a fé, os justifica e finalmente vai glorificá-los. Não existem predestinados que não acreditam, e não existem aqueles que creem e não são predestinados. Deus é soberano em todo o processo de salvação – do começo ao fim, de eternidade em eternidade, em todos os aspectos.

Alguns predestinados a desobedecer

O termo dupla predestinação  é usado para dizer que se Deus destina uns para a salvação e adoção, então ele ignora outros, e o destino eterno destes é o julgamento e não a salvação. Algumas pessoas dizem que nós não deveríamos chamar a decisão de Deus de uma segunda destinação, já que a Bíblia não menciona isso dessa forma. Penso que não devemos dar atenção ao que a Bíblia não dá atenção.

Na verdade, a Bíblia não usa a palavra predestinado para aqueles que não creem e perecem, mas a Bíblia menciona essa realidade. E não é apenas uma dedução lógica, estamos falando sobre textos das escrituras sagradas. 

Vamos considerar três passagens Bíblicas, vamos ouvir o que a Bíblia diz em 1 Pedro 2.8. Esse texto menciona aqueles que “(…) Tropeçam porque não obedecem à palavra e, portanto, deparam com o destino planejado para elas.”(1 Pedro 2.8). Outro texto que trata do assunto é Romanos 9, onde lemos sobre aqueles que Deus “(…)  suportando com muita paciência  aqueles que são objeto de sua ira, preparados para a destruição.” (Romanos 9.22). E também Provérbios 16 que deixa bem claro: “O Senhor fez tudo com propósito, até mesmo o perverso para o dia da calamidade” Provérbios 16.4).

Cada um desses textos devem ser estudados com atenção e uma interpretação verdadeira. Apesar de todo meu esforço durante anos me rendi ao fato de que eles realmente ensinam que Deus planeja o destino de cada pessoa, ou salvação ou julgamento. Eu sei que isso é um pouco polêmico. Mas também é muito importante. O que quero dizer é que não é um tema que não deve ocupar o centro das discussões. Penso que  o que diz sobre a soberania de Deus ou sobre a natureza da graça que salva e seu poder é soberano. Pense sobre as implicações sobre orações e evangelismo e ainda a segurança da salvação e tantas outras coisas. Não é um assunto sem importância. 

“Livre arbítrio ou graça soberana?” 

A objeção mais comum a esse ensino bíblico da predestinação, não importa se chamam apenas predestinação ou se o assunto é dupla predestinação, é que às vezes pode parecer  que o resultado eterno pode ser pessoas sendo punidas quando não são responsáveis moralmente. Para alguns isso parece injusto.

Parece ser injusto com as pessoas e injusto considerando o caráter perfeito de Deus. Um outro ponto de vista diz que Deus não decide o destino eterno de ninguém, mas que os seres humanos exercem sua capacidade de escolha baseada no seu livre arbítrio.

A impressão que esta visão alternativa deixa é que os seres humanos não podem ser moralmente responsáveis a menos que cada um deles exerça sua capacidade de autodeterminação. O que chamamos de livre arbítrio.O texto Bíblico que usam para basear este ponto de vista, e eu quero deixar claro que este não é meu ponto de vista, e eu não concordo com isso é 1 Timóteo 2.4. Onde Deus diz: “cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade.” 1 Timóteo 2.4. Aqueles que leem o texto com essa intenção, desenham uma realidade a partir desse verso onde Deus não pode escolher apenas os que são salvos porque, ele diz desejar que todos sejam salvos.

Agora o problema é o seguinte: As duas interpretações admitem que Deus prioriza alguma coisa acima do seu desejo de que todos sejam salvos – porque sabemos que nem todos são salvos. Como se alguma coisa fosse capaz de impedir Deus de salvar a todos. Um desses pontos de vista diz, que o que impede Deus é que ele prioriza a autodeterminação dos seres humanos, ou o seu livre arbítrio acima da salvação de toda a humanidade. Quem pensa assim acha que é melhor que alguns pereçam do que todos sejam privados do livre arbítrio. 

Outra forma de ver esse tema, e esse é o meu ponto de vista, é o que diz que o que impede Deus de salvar a humanidade é que ele prioriza a glória da liberdade da sua graça soberana acima da salvação de todos os seres humanos. Quem pensa como eu, acredita que é melhor que alguns pereçam do que a liberdade e a grandeza da graça de Deus seja diminuída.

Deus concede arrependimento

A pergunta é: qual dessas duas explicações é a explicação Bíblica do porque Deus não salva toda a humanidade? É o compromisso de Deus com o livre arbítrio humano? Ou é o compromisso com sua própria liberdade e a glória da sua graça que predestina os salvos? 

Com certeza essa pergunta é uma pergunta que merece muita atenção em temas como esse independente do seu ponto de vista é muito fácil darmos atenção a verdades que estão fora do texto bíblico que estamos estudando, ao invés de nos aprofundarmos no contexto para entender o que a bíblia quer nos ensinar.

Vamos comparar o que Paulo diz em suas duas cartas pastorais a Timóteo, a linguagem usada é muito parecida. Agora pouco citei 1 Timóteo 2.4 e você ouviu o que li: “cujo desejo é que todos sejam salvos e conheçam a verdade.” 1 Timóteo 2.4. Agora veja o que diz Paulo em 2 Timóteo 2.24-25  Paulo usa uma expressão muito parecida, ele diz:  “assim, conheçam a verdade.”. As expressões são muito parecidas, agora vou ler para você todo o trecho de  2 Timóteo 2.24-25:

“O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente. Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.” (2 Timóteo 2.24-25).

Parece claro que em 1 Timóteo 2.4 Paulo não acredita na autodeterminação dos seres humanos no que diz respeito no ato do arrependimento. Neste verso, o arrependimento não depende da autodeterminação humana: Depende de uma dádiva de Deus para a pessoa que está presa ao pecado e a satanás. Ouça o que diz 2 Timóteo 2.25: “Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.” (2 Timóteo 2.25)

Seres humanos são moralmente responsáveis, apesar de não terem a autodeterminação definitiva.”

Sendo assim nos ensinamentos destas duas cartas de Paulo a Timóteo, ele deixa claro que o que impede Deus de fazer o que Ele deseja fazer – salvar a toda a humanidade – não é o seu compromisso com a autodeterminação humana. Ninguém é salvo a menos que Deus conceda o arrependimento. Arrependimento não é o produto da autodeterminação humana. É um presente de Deus, ou uma dádiva de Deus.

“Predestinado e responsável”

Muitas pessoas tentam fazer disso uma contradição lógica mas não é. Essa verdade aparece em toda a Bíblia. Os seres humanos são moralmente responsáveis apesar de não terem a palavra final quanto a autodeterminação. Deus não é injusto (Romanos 9.14). Ninguém é punido se não merece ser punido. E o peso do castigo é proporcional  a maldade cometida. Apesar de Deus predestinar os que estarão salvos e os que não serão, ninguém será julgado se não merecer o julgamento. 

Isso não é uma contradição lógica, como muitos podem tentar fazer você acreditar. É um mistério, eu não penso que a bíblia torna fácil entender como essas duas verdades podem andar juntas em perfeita compatibilidade. Estou falando sobre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. A Bíblia inteira afirma que as duas são verdadeiras. Elas são compatíveis. A Bíblia ensina as verdades contidas em cada uma das duas. E receber essas verdades é profundamente importante para o bem de nossas almas, para compreender a integridade da palavra de Deus, para a saúde da igreja, para o avanço da missão que Deus nos deu, e para a Glória da graça de Deus.

 

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o livro Deus deseja que todos sejam salvos? John Piper, Editora Fiel.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Is Double Predestination Biblical? Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editores: Renata Gandolfo e Vinicius Lima.