Como nascemos de novo?

A soberania do Espírito de Deus está conectada à Palavra de Deus

Video

Transcrição do áudio

Derek de Seattle mandou uma pergunta. Ele escreveu: “Pastor John, tenho dúvida sobre o tema “Novo nascimento” Pedro escreveu: “Pois vocês nasceram de novo,…não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus” (1 Pedro 1.23 NVT). No Evangelho de João lemos o seguinte, “Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito.” (João 3.5). As verdades dessas duas passagens são compatíveis? Em outras passagens é possível encontrar menções sobre o poder salvador da Palavra ouvida e implantada nos nossos corações, mas sem minimizar o trabalho do Espírito Santo. Como a palavra de Deus e o Espírito Santo colaboram para o novo nascimento?

A pergunta é muito boa. Precisamos lembrar o que Paulo diz em Efésios. Ele afirma que todos estamos mortos espiritualmente e só vamos ter acesso ao Reino de Deus se nascermos de novo. Vou ler Efésios 2.5, Paulo escreveu: “que, embora estivéssemos mortos por causa de nossos pecados, ELE (Deus) nos deu vida juntamente com Cristo.” (Efésios 2.5). Agora entenda isso, quando ele diz “nos deu vida”, é o mesmo que dizer, “nasceu de novo”.

O que podemos entender é que todo ser humano participou da queda de Adão, e nasce neste mundo sem a salvação. Estamos todos mortos. Todos resistimos a Deus. Não nos submetemos a ele naturalmente. Valorizamos mais as coisas que ele fez, do que ele mesmo. Nós não temos a capacidade espiritual de ver Cristo como ele é, valioso, verdadeiro e muito melhor que qualquer outra coisa neste mundo. Não conseguimos atribuir esse valor a ele naturalmente. 

Isso só acontece depois de sentirmos nosso vazio, nossa maldade, e entendermos a apatia que nos domina. Precisamos olhar com cuidado para o que estamos falando não parecer confuso. Então para conhecermos a Deus, para vivermos com ele e para estarmos felizes por toda eternidade, nós precisamos experimentar uma nova vida. Isto é o novo nascimento, nova criação.

Nascidos do Espírito

O que estamos falando aqui é de como o Espírito de Deus e a Palavra de Deus trabalham juntos para nos trazer da morte espiritual para uma nova vida, vida eterna onde vamos conhecer a Deus e estar na sua presença eternamente. Agora preste atenção ao que Jesus disse a Nicodemos. Vou ler João 3.

“Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus … Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual.

Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’.O vento sopra onde quer. Assim como você ouve o vento, mas não é capaz de dizer de onde ele vem nem para onde vai, também é incapaz de explicar como as pessoas nascem do Espírito.” (João 3.3, 6-8)

Jesus deixa claro que, “nascer da carne” é o que todos nós experimentamos. Se você está vivo, ou viveu no planeta Terra, você foi gestado e nasceu de uma mulher. E por causa desse nascimento, você é um participante da natureza caída de Adão. O que faz de todos nós, seres humanos caídos. Jesus afirma isso quando diz “O que nasce da carne é carne.” Para entrarmos no Reino de Deus, precisamos que algo mais aconteça e Jesus descreve esse mais como o “Nascer do Espírito”. 

Jesus compara o trabalho do Espírito Santo no processo do novo nascimento com o soprar do vento, o que quer dizer que o Espírito Santo é livre e misterioso no seu trabalho de regeneração e deixa isso claro quando diz que não podemos ver o vento. Não controlamos o vento. Não sabemos de onde ele vem, nem onde ele vai, ele apenas vem e vai. Faz o que ele quer, e esta é a forma soberana que o Espírito de Deus opera dando vida e o novo nascimento.

“Nós não participamos do nosso primeiro nascimento. E nós não participamos do segundo nascimento.”

Nós não participamos do nosso primeiro nascimento. E nós não participamos do segundo nascimento. Nós não temos o poder de nos ressuscitar dos mortos. Nós não criamos nova vida em nossa alma. É um presente. Um milagre de Deus. Nós não controlamos isso. É o trabalho soberano e misterioso do Espírito Santo de Deus.

O primeiro choro de Fé

Nossa primeira experiência consciente desse “novo nascimento” é  a fé emergente em Jesus Cristo. Pode-se dizer que o primeiro choro de um cristão “recém nascido”, é o choro da fé. Invés de clamar “waa, waa,” o coração sente, “Eu o vejo; Ele é lindo. Eu o amo, Eu quero Ele, eu preciso dele, ele é meu Salvador, e Paulo diz em 1 Coríntios. “(…) e ninguém pode dizer que Jesus é Senhor a não ser pelo Espírito Santo.” (1 Coríntios 12.3.). Então quando o bebe chora, “Jesus é o meu Senhor!” Essa é a evidência que o Espírito Santo entrou em nossas vidas e é a razão que clamamos. “Aba, Pai” (Romanos 8.15, Gálatas 4.6)

Então, mesmo que o trabalho do Espírito Santo não seja fisicamente visível e esteja fora do nosso controle, a evidência do seu trabalho se manifesta em nós. Nós vemos a Glória de Jesus como desejável, admirável, e aceitamos Jesus Cristo como nosso Salvador. Essa é a evidência do novo renascimento em nossas vidas. Jesus Cristo passa a ser real, precioso, confiável, e reconhecemos sua autoridade sobre nós. Fomos “ressuscitados/reanimados”, nascemos de novo. Este é o trabalho do Espírito Santo.  

“Mesmo que o trabalho do Espírito Santo não seja fisicamente visível e esteja fora do nosso controle, a evidência do seu trabalho se manifesta em nós.”

Agora fica claro que, pela natureza do que aconteceu, isso traz implicações sobre como vemos a Palavra de Deus. Quando passamos a crer em Jesus Cristo porque nascemos de novo, passamos a ver Jesus como verdadeiro, real e valioso, onde encontramos a revelação sobre ele? 

Nascido da Palavra

O Espírito Santo não sussurra a boa notícia sobre Jesus Cristo em nossos ouvidos. Temos que ouvir sobre ele na sua Palavra, a Bíblia.

Paulo escreve em Romanos 10.17

“Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.” O que aprendemos é que a fé é o trabalho do Espírito Santo no novo nascimento, (Efésios 2.8-9) e a fé é o efeito de ouvir a Palavra de Deus. A fé vem do novo nascimento no Espírito e a fé vem da Palavra de Deus.

E é onde 1 Pedro 1.23 conecta a Palavra de Deus e o Espírito Santo no novo nascimento. “Pois vocês nasceram de novo,…não para uma vida que pode ser destruída, mas para uma vida que durará para sempre, porque vem da eterna e viva palavra de Deus” 1 Pedro 1.23 NVT. Nascido do Espírito, nascido da Palavra de Deus. A soberania do Espírito de Deus está conectada à Palavra de Deus porque sua função original é glorificar o Filho de Deus que é apresentado na pregação da Palavra de Deus.

O Espírito Santo não se move de qualquer jeito, se impondo, sem propósito pelo mundo, tocando pessoas de forma aleatória produzindo o novo nascimento em quem nunca ouviu a pregação do evangelho ou nada sobre a Palavra de Deus. Ele não faz isso. Ele se move em conjunto e harmonia com a pregação da Palavra de Deus. A razão para isso é a sua função principal, que é glorificar o Filho de Deus, conforme João 16.14. Se ele revivesse pessoas que nunca ouviram sobre o Filho de Deus ele não glorificaria o Filho de Deus neste novo nascimento. A nova vida está ligada à Palavra de Deus porque a nova vida existe para glorificar o Filho de Deus. Ficamos sabendo sobre o Filho de Deus na Palavra de Deus, o evangelho de Cristo. 

Vemos isso em Atos 16 quando Paulo prega a Lidia e outras mulheres no rio. Ele diz   “(…) o Senhor lhe abriu o coração, e ela aceitou aquilo que Paulo estava dizendo.” (Atos 16.14). Então temos a palavra, pregada por um ser humano (Paulo), e temos o trabalho divino de Deus  que abre e inclina os corações e traz nova vida, para que Lidia possa entender e receber o evangelho precioso. 

Fale do evangelho Fielmente

A implicação para nós e nosso papel na salvação é pregar o evangelho, divulgar a palavra de Deus e confiar que o Espírito Santo de Deus irá fazer o trabalho no coração dos seres humanos, o que chamamos de “novo nascimento”. Não causamos o novo nascimento em nós ou em qualquer pessoa a quem pregamos o evangelho. O nosso papel é falar fielmente as boas notícias do evangelho, que é a Palavra de Deus. 

Paulo pergunta em Romanos 10, “Mas como poderão invocá-lo se não crerem nele? E como crerão nele se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar?” (Romanos 10.14). Ele mesmo responde, “Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.” (Romanos 10.17). Minha oração é no sentido de que eu e você, ou que qualquer pessoa que estiver ouvindo a minha voz agora, tenha fidelidade, confiança e coragem para falar a Palavra de Deus, e que o Espírito Santo de Deus conceda a nova vida através de um despertar da fé no coração das pessoas. E assim traga glória para o Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Para saber mais sobre o assunto, recomendamos o livro Finalmente vivos, de John Piper, Editora Fiel.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How are we born again? Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editores: Renata Gandolfo e Vinicius Lima.