O charme de uma mulher cristã

Mulheres cristãs guiadas pelo Espírito Santo de Deus nunca devem ser subestimadas

Transcrição do áudio

Uma mulher cristã guiada pelo Espírito Santo de Deus nunca deve ser subestimada. A Bíblia é repleta de exemplos de mulheres de valor e conta como essas mulheres influenciaram positivamente seus maridos e a sociedade em situações  importantes. O que vamos ouvir agora e um trecho de uma pregação do pastor John Piper sobre esse tema:

Vamos lembrar o que a bíblia diz sobre Sara em Hebreus 11 – O texto começa com uma definição de fé. “Fé é a certeza das coisas que se esperam”(Hebreus 11.1).

Por todo o capítulo 11 você encontra heróis e heroínas da fé que depositaram a esperança em Deus. Por exemplo, “Pela fé Sara sendo já velha recebeu a capacidade de ser mãe, uma vez que considerou fiel aquele que fez a promessa”. (Hebreus 11.11).

Esperança que luta contra o medo

Aprendemos com Sara que mulheres santas desenvolvem um olhar santo para as frustrações, misérias, tragédias e obstáculos que surgem para roubar a alegria da vida com Deus. Elas reconheciam Deus como, fiel, soberano, poderoso, amável, bondoso e infalível em suas promessas, elas fortalecem suas almas com essa esperança e assim podiam enfrentar os problemas do dia a dia. Elas seguiam em frente pois depositam sua esperança somente em Deus.

“Mulheres santas mantêm a esperança em Deus e nunca permitem que o medo impeça que continuem vivendo uma vida de fé.”

Não apenas isso, mas elas são livres de uma coisa que torna a vida miserável, o medo. Escute o que encontramos em 1 Pedro 3.6: “Você será agora sua filha se praticar o bem e não tiver medo de nada.”(1 Pedro 3.6) Você quer ser como Sara? Coloque sua esperança em Deus e permita que essa esperança expulse o medo da sua vida. Mulheres santas não têm medo de nada, com exceção de uma coisa: elas temem desagradar a Deus.

Mulheres santas, que depositam sua confiança e esperança em Deus quando o medo e a ansiedade aparecem, lutam contra esses medos usando o poder da Palavra de Deus até que o medo e a ansiedade desapareçam. mantém a esperança viva e o resultado disso é prosseguir em vitória. Essa é a primeira coisa nesse texto. Mulheres santas mantêm a esperança em Deus e nunca permitem que o medo impeça que continuem vivendo uma vida de fé.

Beleza Interior 

Em segundo lugar, essa esperança em Deus tem como resultado o fortalecimento da beleza interior. Em 1 Pedro 3.5 lemos: “Porque era assim que costumavam se enfeitar as mulheres do passado, as mulheres que eram dedicadas a Deus e que punham a sua esperança nele.” Ele está se referindo a 1 Pedro 3.3 e 4, vou ler pra você:

 

Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, joias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.(1 Pedro 3.3-4)

 

Por que Pedro menciona roupas, estilo de penteado e jóias? Parece um pouco estranho. Deixe-me explicar o por quê. Eu penso que os versículos 1 e 2 podem nos ajudar a entender. Ele está se referindo a não-cristãos. E ele escreve para eles: “Assim também você, esposa, deve obedecer ao seu marido a fim de que, se ele não crê na mensagem de Deus, seja levado a crer pelo modo de você agir. Não será preciso dizer nada porque ele verá como a conduta de você é honesta e respeitosa.” (1 Pedro 3.1-2)

“Apenas a Bíblia pode te ensinar como atrair a humanidade para Deus.”

Pedro gostaria que as esposas cristãs vivessem uma vida tão santa que os maridos não-cristãos passariam a acreditar na existência de Deus. Isso não é um desafio maravilhoso – atingir a vida do marido não-cristão de um jeito tão poderoso que a consciência dele seria capaz de reconhecer o seu erro, a realidade de Deus seria percebida e ele se voltaria para Deus? Esse é o chamado para as esposas influenciarem seus maridos. Mas ele adverte: “Sem pregação”. Lemos isso quando ele diz: “Sem palavras”. E isso é um alerta para as mulheres. Cuidado para não ficar aborrecendo seu marido com a sua pregação.

Acredito que os versículos 3 e 4 trazem outro alerta importante de como não tentar convencer seu marido não-cristão: nunca tente “ganhar” seu marido com roupas bonitas, jóias ou cabelos arrumados. Assim você estará apenas atraindo seu marido para sua cama, e não tem nada errado nisso, mas assim não vai atrair seu marido para Deus. Se seu objetivo é atrair seu marido para Deus, sua beleza exterior não vai conseguir isso. A única forma é o testemunho que vem de dentro, de um coração regenerado em Deus. Apenas a Bíblia pode te ensinar como atrair a humanidade para Deus. 

E deixe eu lembrar você que ainda é solteira: sua esperança deve estar em Deus e nunca em arrumar um marido. O único marido que vale a pena ter é aquele que ama a Deus mais do que ama você.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Godly womans charm. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.