Quem peca mais? Homens ou mulheres?

Existem diferentes tentações para homens e mulheres

Transcrição do áudio

O Pastor John Piper sempre responde perguntas que envolvem problemas de relacionamento, entre homens e mulheres, principalmente no casamento. Ouvindo esse programas passados fica claro que a influência masculina sendo positiva pode ser bênção para toda a família. Por outro lado, não é incomum perceber que quando o homem está longe de Deus toda a sua família sofre. 

A pergunta de hoje trata desse assunto, eu vou ler:

“Pastor John, sempre escutei que as mulheres pecam mais do que os homens. Sei que todos somos pecadores, tanto homens como mulheres. Sei também que peco através de pensamentos inadequados e ações impensadas. 

Olhando para a Bíblia encontro mulheres como Eva, Dalila, as mulheres de Salomão, a esposa de Potifar que tentou agarrar José a força e mentindo sobre ele o lançou na prisão, entre tantas outras mulheres que agiram mal. Quem olha para esse exemplos Bíblicos, pode dizer que as mulheres são mais inclinadas ao mal?  Digo isso porque tenho filhas e filhos. Você acredita que eu deveria ensinar minhas filhas sobre essa impressão que tenho de que as mulheres são muito mais propensas a pecar do que os homens? 

Acho que seria um grande erro educar crianças com a suposição de que nossas filhas são por natureza mais inclinadas ao pecado do que os meninos. Consigo pensar em seis razões porque acredito que seja errado e prejudicial acreditar nessa suposição:

A Palavra de Deus testemunha contra os homens

Em resposta ao argumento de que Eva, Dalila, as mulheres de Salomão e a esposa de Potifar sinalizariam uma tendência de que as mulheres têm mais inclinação a pecar do que os homens, considere  o tanto que essa afirmação é distorcida e desigual, podemos dizer isso constatando o fato de que só no Velho Testamento temos muito mais Reis impiedosos do que Rainhas impiedosas, os Fariseus, Saduceus, sumo sacerdotes e escribas que foram indiciados por Jesus por terem pecados profundos eram todos homens – todos eles. Se tivéssemos que fazer uma lista, especialmente dos impiedosos, o número de homens seria muito mais alto que o das mulheres.

“Qualquer tentativa de argumentar que mulheres pecam mais que homens estatisticamente a partir da Bíblia está destinada a fracassar.”

Se apenas focarmos nos relacionamentos onde o pecado da mulher é exposto para nós, não há evidência, como por exemplo, que de Potifar pecou menos que sua esposa no modo que tratava José, ou que Sansão foi menos ingênuo e pecaminoso do que Dalila era desonesta e manipuladora. Qualquer tentativa de argumentar que mulheres pecam mais que homens estatisticamente, a partir da Bíblia, está destinada a fracassar.

Estatísticas modernas contra os homens

Se alguém quiser usar estatísticas contra homens e mulheres terá de enfrentar os seguintes dados atuais nos Estados Unidos: mais de 90% dos encarcerados são homens. De todas as pessoas detidas a cada ano, mais de 70% são homens. Dos condenados a crimes violentos, 80% são homens. De todos os crimes sexuais, 99% das vezes são homens cometem esses crimes. De todos os homicídios, 89% são cometidos por homens. De todos os presos por assalto 87% são homens. De todos os presos por incêndios culposos, 83% são homens. Isso é devastador. Me sinto mal só falando dos números. Se as estatísticas provarem alguma coisa, será difícil dizer que mulheres pecam mais que homens.

Pecaminosidade Compartilhada

Quando olhamos os principais pontos da depravação humana na Bíblia, você encontra que, os seres humanos, sem distinção entre homens e mulheres, estão sob o poder do pecado. Paulo descreve a  raça humana em Romanos 3.9-10: “Pois bem, devemos concluir que nós, judeus, somos melhores que os outros? Não, de maneira nenhuma, pois já mostramos que todos, judeus ou gentios, estão sob o poder do pecado. Como afirmam as Escrituras: “Ninguém é justo, nem um sequer. ” (Romanos 3.9-10)

E novamente Paulo escreve em Romanos 5.12, 18 “Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo,” – Ele diz o Homem aqui, não Eva – “e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.” isto é todas as  pessoas. Não há nenhum esforço aqui em dizer que a corrupção herdada de Adão, não de Eva, é pior nas mulheres.

Falha de ambos Adão e Eva

Um dos versículos mais citados quando o assunto é pecaminosidade e inclinação ao pecado em mulheres, está em Gênesis 3, sobre o papel que Eva teve na queda da humanidade, e que Paulo cita em 1 Timóteo 2.12. Paulo escreve em sua carta: “Não permito que as mulheres ensinem aos homens, nem que tenham autoridade sobre eles. Antes, devem ouvir em silêncio.” E logo em seguida ele nos dá duas razões por que ele escreveu isto. A primeira está no versículo 13 que diz: “Porque primeiro Deus fez Adão e, depois, Eva.” e a segunda está no versículo 14 que segue dizendo: “E não foi Adão o enganado. A mulher é que foi enganada, e o resultado foi o pecado.”

Eu acho que paulo quis dizer o seguinte. Olhando para Gênesis 1-2, temos oito indicadores dados por Deus ao Homem, que seriam usados por ele, como áreas de responsabilidade e liderança em relação a mulher. “Adão foi formado primeiro” quer dizer que, seguindo uma prioridade temporal, (Adão primeiro, Eva segundo), Paulo infere que a posição de liderança do homem está de acordo com o design de Deus. Esse é seu primeiro argumento.

Em seguida a referência de Eva sendo enganada, não Adão, me leva a pensar que, faz referência ao fato de que Satanás agrediu a liderança dada por Deus a Adão, o violando e depois o ignorando completamente quando ele estava lá junto a sua mulher durante a sua tentação. Gênesis 3.6 deixa isso bem claro: Ele (Adão) estava lá ao lado de sua mulher quando Satanás estava tentando sua mulher e destruindo o relacionamento. Satanás ignorou o líder, e falou com a mulher, que deveria ter sido protegida pelo seu líder, se ele tivesse se prestado a fazer o que deveria fazer. Eu acredito que o ponto dessa passagem Bíblica é que o desastre que aconteceu é resultado direto da violação das funções dadas por Deus ao homem e a mulher, Eva foi colocada como a porta voz enquanto Adão abriu mão de sua função de protetor e líder. 

Agora, qual dos pecados foi pior? O de Adão ou o de Eva? A Bíblia não diz. Foi peculiar o modo no qual Satanás escolheu Eva como seu alvo na frente de Adão, e como ambos foram enganados no processo – ele de forma passiva, e ela de forma ativa.

Ambos não naturais

Quando Paulo descreveu um pecado não natural de uma mulher, ele fez isso de forma paralela ao pecado não natural de um Homem. Por exemplo o que Paulo diz em Romanos 1.26-27: 

“Por isso, Deus os entregou a desejos vergonhosos. Até as mulheres trocaram sua forma natural de ter relações sexuais por práticas não naturais. E os homens,” – e aqui está o paralelo –  “em vez de ter relações sexuais normais com mulheres, arderam de desejo uns pelos outros. Homens praticaram atos indecentes com outros homens e, em decorrência desse pecado, sofreram em si mesmos o castigo que mereciam.”

Não lemos esse texto e achamos que Paulo via nem homens ou mulheres  como sendo mais inclinados ao pecado – mesmo sendo um pecado que é contra sua própria natureza.

Nossas tentações peculiares

Minha última razão pela qual, não devemos criar nossas crianças  sob a suposição de que nossas filhas são por natureza mais pecaminosas ou mais inclinadas ao pecado do que nossos filhos, é que tem jeito melhor para lidar com isso. Temos um jeito melhor de preparar nossos filhos e filhas para as tentações peculiares de homens e as tentações peculiares de mulheres. O melhor jeito é ensinar a eles o que significa crescer e serem homens de Deus e não mulheres, e ensinar a elas o que significa serem mulheres de Deus e não homens – e logo em seguida mostrar a eles que masculinidade e feminilidade são a melhor opção, pois por causa de nossa natureza caída, temos tentações que são mais atraentes aos homens e outras mais atraentes as mulheres. Precisamos preparar nossos filhos para isso. Eles precisam saber o que é peculiar em ser homem e o que é peculiar em ser mulher. E eles precisam saber quais as tentações atingem os homens e quais atingem as mulheres.

“Existem diferenças entre homens e mulheres. Então, existem diferentes tentações para homens e para mulheres.” 

Por exemplo, você pode dizer que ambos homens e mulheres têm tentações sexuais. Porém devido às suas peculiaridades, os modos aos quais as tentações se apresentam podem ser diferentes. A força superior do homem pode o tentar forçar um ato sexual, ao invés de usar sua força para proteger e cuidar da mulher. E a mulher, sendo “mais frágil” , como Pedro descreve em 1 Pedro 3.7, pode ser tentada a ser mais sutil e manipuladora sexualmente para conseguir o que ela quer. Existem diferenças entre Homens e Mulheres. Então, existem diferentes tentações para Homens e para mulheres.

Você pode dizer que o homem tem uma responsabilidade especial em ser um líder sacrificial, amoroso, e pode ser tentado a não cumprir essa responsabilidade se tornando passivo e negligente. E a mulher pode ser tentada a preencher esse espaço e ser manipuladora e dominadora.

Você também pode dizer que como o marido foi projetado por Deus para ser pai, e a mulher foi projetada por Deus para ser mãe, que ele pode ser pecaminosamente tentado a ser “Pai” de sua mulher como se fosse sua filha. E sua mulher pode ser pecaminosamente tentada a ser “Mãe” de seu marido como se fosse seu filho. Assim ambos se rebaixam e se ofendem de formas diferentes.

Depravação profunda, misericórdia profunda

Em outras palavras, sim, devemos ensinar nossos filhos e filhas que eles são pecadores. Existem tentações peculiares específicas do pecado para homens e para mulheres. E que não são iguais. Porém não existe nenhum benefício em ponderar ou estabelecer quem é mais depravado. O pecado é tão profundo em nós que todos precisamos de muito trabalho em santificação, sem justificar quem é melhor ou pior sendo homem ou mulher.  

Mas existe uma boa notícia nisso, hoje tanto homens quanto mulheres têm diante de si uma oportunidade. A grande oportunidade de ser alcançado pela salvação em Jesus Cristo, que morrendo em nosso lugar e ressuscitando possibilitou o perdão de Deus, que apaga todos os nossos pecados.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Godly womans charm. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão por Renata Gandolfo. Editor: Vinicius Lima.