Mulheres enfrentando tempestades

Tempestades são desafiadoras, mas passageiras

Tempestades, por definição, são chuvas intensas que podem causar alagamentos. Normalmente estão associadas a outros fenômenos climáticos como raios intensos, ventos fortes, granizo, ou ainda todos juntos. É um fenômeno atmosférico marcado por ventos fortes, trovoadas, relâmpagos, granizo e chuva.

Todas nós estamos, estivemos, ou vamos estar em meio à uma tempestade, em meio a um mar tempestuoso.

Quais são as dificuldades que estão te colocando no mar da vida?

Pode ser que a nuvem escura esteja parada sobre você; e os fenômenos começam a caracterizar o clima: raios das palavras mal faladas, os pingos de chuva dentro da sua própria casa (ou do trabalho), os ventos fortes das notícias inesperadas, uma atrás da outra… os trovões te assustam e você questiona: isso não vai ter fim?

Então, você já orou: “Tem misericórdia de mim, ó Deus”?

Davi (1Sm 16), logo que foi ungido, lutou e venceu Golias; levado à casa do rei Saul, foi reconhecido como grande guerreiro; porém, embora fosse humilde e leal, o coração de Saul se endureceu e passou a ver Davi com raiva, inveja e ciúme pecaminoso.

Fugindo para salvar sua vida da perseguição do rei e seus guerreiros, escondeu-se na caverna. De favorito do rei, tornou-se fugitivo perseguido. Humanamente, uma situação desesperadora; uma tempestade furiosa! Mas ele estava exatamente onde o Senhor queria que ele estivesse: em segurança, escondido, seguro, protegido debaixo da sombra das asas de Deus. Nesse contexto ele escreveu o Salmo 57.1:

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades”

Embora as tempestades cheguem, elas vão passar!

Nosso sofrimento é apenas momentâneo (2Co 4.17); a tempestade passa! Enquanto isso, o inimigo quer nos fazer acreditar que não nos sentimos amadas, que Deus nos abandonou ou agiu injustamente numa questão que nos afete, ou está nos castigando. Isso tudo é mentira! E em meio à tempestade, nossas emoções tendem a oscilar descontroladamente. Ficamos com medo.

Sabe quem também teve medo? Os discípulos! Eles estavam com medo (cf Mc 4.35-41); o próprio Deus os colocou naquela situação: Nosso Mestre é o Senhor da história, e age assim: Ele ensina a matéria (tinham visto Jesus fazer vários milagres anteriormente) e depois, aplica a prova prática. O medo da morte moveu-os a fazer a pergunta. Você também já questionou? “Mestre, não te importa que pereçamos?” (Mc 4.38)

Nas tempestades ficamos mais vulneráveis e nos esquecemos do essencial, que não pode ser esquecido:

  1. O Senhor está no controle. Ele repreende as forças da natureza: Ele é o Senhor da criação. Devemos levar os nossos anseios ao nosso Rei (Fp 4.6, 7). Ele responde no Seu tempo, que é perfeito. A aflição não irá durar um instante a mais do que aquilo que for bom para você e que glorifique a ele.
  2. Conhecer a Deus é muito importante e lembrar-se quem ele é em meio ao medo da situação:

“E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (Mc 4.41) 

  1. A presença do Senhor é suficiente, pois Ele é o provedor do ordinário. As palavras de Jesus têm poder sobre a natureza, sobre o mundo espiritual e sobre a morte.

“E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou e fez-se bonança” (Mc 4.39) 

O sofrimento não tem um “tamanho único”: Deus tem uma medida, uma veste do tamanho que ele quer que sirva em você, e ela vai servir, “apertando onde precisa apertar” e soltando, aliviando quando você mais precisar.

Elyse Fitzpatrick, no seu livro “Um coração inabalável”[1], traz uma ilustração fantástica, de como a pérola é formada. Você sabe? A ostra é um molusco que vive dentro de uma concha. Conforme a ostra cresce, a sua concha também cresce, já que a ostra lhe acrescenta camada sobre camada. A pérola é formada da mesma forma que o interior da concha: camada sobre camada; mas, diferente do interior da concha, essas camadas são colocadas sobre um elemento irritante, um grão de areia, que fica entre a ostra e o interior da concha. As pérolas são a forma que Deus criou para a ostra se proteger das substâncias estranhas. Em suma, as pérolas são a consequência de uma irritação.

O resultado da nossa fé em ação é semelhante ao processo de formação de uma pérola.

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” Tg 1.2-4

Deus sabe a composição exata de “areia” que você precisa; ele sabe o tempo que isso levará para formar a linda pérola que você busca (fé madura, completa, que te sustenta de forma inabalável em meio às tempestades). Ele não vai sobrecarregá-la com mais areia do que for preciso.

Cuidado com o Evangelho da incredulidade! Ele impede de ver o Evangelho da Verdade: Lute para crer nas verdades; isso determina a maneira como você vai responder ao sofrimento, em meio à tempestade.

  1. Deus ama os Seus filhos

O medo deixa-nos vulneráveis à desconfiança; chegamos a pensar e questionar: o Senhor não me ama?

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.8)

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos (Ef 2.4, 5).

Pense no amor e bondade de Deus. Sl 57.10 – O amor de Deus é tão grande que alcança os céus   

  1. Deus é bom

“Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Sl 100.5; Sl 106.1; Sl 147.5)

Podemos confiar no que Deus está fazendo em nós. Quando questiono a bondade de Deus, facilmente me afundo na desesperança.

  1. Deus é fiel!

Pense na fidelidade e na presença de Deus, mesmo em meio às tempestades.

“Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.” (Sl 9)

Sofrimento não acontece quando Deus “cochila”. Deus está com você (Is 41.10, 13; Sl 46).

“O Senhor é o meu auxílio, não temerei.” Hb 13.6

Não dê vazão ao pensamento “acho que Deus se esqueceu de mim”. Jesus sentiu o “desamparo” de Deus para que você nunca perca a presença Dele no seu sofrimento. Considere o caráter de Deus:

“De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” Hb 13.5b

É possível sentir a presença consoladora do Senhor, e ele faz isso de forma sobrenatural (ação do Espírito Santo, Consolador) e por meio da comunhão com irmãos: um dos meios para te envolver em Suas asas de refúgio.

  1. Sabedoria de Deus

Ele estabelece o plano perfeito e cumpre. Ele formou as ondas que rebatem sobre o farol, sua sabedoria formou a pedra na qual o farol está ancorado. Ele tem toda sabedoria que você precisa para viver dia após dia; ninguém pode impedir as suas sábias providências:

“Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes” (Dn 2.20-23).

 “[…] ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria” (Is 28.29b).

“Com Deus está a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento” (Jó 12.13).

A sabedoria de Deus caminha junto com o seu poder. Não significa que vou viver isenta de problemas e tempestades. Deus usa as tempestades para nos lembrar que precisamos dele. Ele nunca irá guiar você onde o amor dele não te alcance nem onde a fidelidade dele não possa te guardar.

“Deus, em seu amor, sempre deseja o que é melhor para nós. Em sua sabedoria, Ele sempre sabe o que é melhor e, em sua soberania, Ele tem o poder de fazer isso acontecer”. – Jerry Bridges[2]

Então, em meio à tempestade, busque refúgio, um lugar seguro. Como e onde fazer isso?

Encontrando o consolo de Deus

As asas dele estão sobre você, dando refúgio e proteção. Ele é onipotente; ninguém é capaz de mudar o que Ele decretou. Nada pode nos tirar das mãos de Deus.

“Somos guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo” (1Pe 1.5)

Ele é fiel e prometeu nos dar graça e um lugar de escape da provação ardente: debaixo de tuas asas; ele nunca dará nada além da nossa capacidade de suportar (quantidade de areia na concha para formação da pérola).

Deus também nos consola, nos dá ânimo e capacidade para fazer o que ele nos chama a fazer quando achamos que não conseguiremos.

 

“Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.” (2Ts 2.16, 17).

 

Quando tempestades chegam, como devo reagir? Aceitar o convite de Jesus, que nos dá esperança viva.

 

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna. (na tempestade)” (Hb 4.14-16).

 

O Senhor nunca deixa o trono vazio; toda vez que você entrar na Sala do Trono, ele está assentado, reinando com soberania!

Qual é a única verdade na qual podemos ancorar nossa alma? Somente na Palavra de Deus; ela é a verdade, a rocha que irá nos sustentar quando os ventos soprarem e as ondas surgirem. Mesmo no mar agitado, seu coração pode ser inabalável. E tem mais! O Senhor não somente sustenta e protege você. Assim como o farol, sua vida também pode proteger os que têm recebido os golpes das grandes ondas das tempestades da vida. Seja um testemunho vivo, um farol na vida do outro. Mesmo em meio às lágrimas, podemos adorá-lo com mãos erguidas, confiando que ele é o único cuja sabedoria, fidelidade e amor são poderosos o suficiente para nos tornar fortes torres de refúgio e segurança.

A presença tão próxima de Deus será suficiente para você e para mim? Sim! Ele nos manterá seguras e aquecidas até que as tempestades passem; e elas vão passar! Essa é a fé sustentadora de todo cristão. Quando sofremos, não sofremos como o mundo, pois temos a esperança de que, mesmo se essa aflição nunca nos deixar aqui nesta terra, não ficaremos aqui para sempre. Temos a garantia de que haverá um dia, no qual todo sofrimento e angústia que conheceremos aqui serão transformados em alegria, e que as sombras que nos apavoraram aqui se revelarão ser o que sempre foram: apenas a sombra das asas do Pai.

 

“À sombra de tuas asas me abrigo” – Salmos 57.1

 

Salmo 57

Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia,

pois em ti a minha alma se refugia;

à sombra das tuas asas me abrigo,

até que passem as calamidades.

Clamarei ao Deus Altíssimo,

ao Deus que por mim tudo executa.

Ele dos céus me envia o seu auxílio e me livra;

cobre de vergonha os que me ferem.

Envia a sua misericórdia e a sua fidelidade.

Acha-se a minha alma entre leões,

ávidos de devorar os filhos dos homens;

lanças e flechas são os seus dentes,

espada afiada, a sua língua.

Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus;

e em toda a terra esplenda a tua glória.

Armaram rede aos meus passos,

a minha alma está abatida;

abriram cova diante de mim,

mas eles mesmos caíram nela.

Firme está o meu coração, ó Deus,

o meu coração está firme;

cantarei e entoarei louvores.

Desperta, ó minha alma!

Despertai, lira e harpa!

Quero acordar a alva.

Render-te-ei graças entre os povos;

cantar-te-ei louvores entre as nações.

Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus,

e a tua fidelidade, até às nuvens.

Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus;

e em toda a terra esplenda a tua glória.

 


[1] Um Coração Inabalável, Elyse Fitzpatrick, Editora Fiel

[2] Quando a vida nos golpeia, aflige e fere, de Jerry Bridges, NUTRA Publicações

Por: Luciana Sborowski. © Voltemos Ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Revisado por Vinicius Lima. Edição por Renata Gandolfo.