A alegria do Senhor é a nossa fortaleza

Alegria séria e fortaleza para o povo de Deus

Transcrição do sermão

Vamos começar com alguns comentários sobre o tema desta conferência: “Serious Joy: Gladness and Gravity in a Groaning World” (Alegria Séria: Alegria e seriedade em meio aos gemidos do mundo). Esta é uma conferência sobre alegria – o tipo de alegria que pode ser experimentada simultaneamente com um senso pesado de reverência e respeito, e ao mesmo tempo com um gemido doloroso diante da pecaminosidade e futilidade deste mundo. Chamamos isso de alegria séria. Na verdade, definimos o que fazemos no Bethlehem College and Seminary como “uma educação em alegria séria”.

Chamamos de alegria séria não apenas porque coexiste no mesmo coração, ao mesmo tempo, com a gravidade da reverência e o gemido do pecado, mas também porque não é periférica, mas central – séria no sentido de ser centralmente importante. Não é o insignificante vagão de cauda no final do trem, mas pertence ao próprio combustível que alimenta a locomotiva. E quando digo centralmente importante, quero dizer central para a própria essência de Deus – central para o propósito último de Deus ao criar o mundo – e, portanto, também central para a vida cristã que glorifica a Deus.

Essencial para o ser de Deus

A alegria séria é essencial para o próprio ser de Deus. Deus sempre existiu. Ele nunca surgiu. Ele nunca está se tornando. Ele disse: “Eu sou o que sou” (Êxodo 3.14). Ele é a realidade absoluta. Toda outra realidade vem dele, e seu significado é derivado através dele. Sua existência eterna e absoluta sempre foi como Pai, Filho e Espírito Santo. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai” (João 1.1, 14). Então o Verbo é o Filho. E, portanto, o Filho sempre existiu como Deus, coeterno com o Pai, eternamente gerado, não criado.

E quando o Filho veio ao mundo, o Pai declarou abertamente como Ele se relaciona com o Filho. O Pai disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3.17). O Pai se agrada muito de seu Filho. Ele se alegra nele. Ele se deleita nele. “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz” (Isaías 42.1).

“A alegria é séria porque é central para o próprio ser de Deus.”

Essa satisfação não surgiu na encarnação. A alegria de Deus no Filho não teve origem – nunca. Ela nunca teve um começo, como se houvesse um momento em que o Filho de Deus não fosse o prazer de seu Pai. Portanto, a alegria pertence ao ser de Deus, eternamente na comunhão da Trindade. Eu não tenho a capacidade filosófica para fazer distinções refinadas entre natureza e essência, simples e complexo no ser divino. Tudo o que quero dizer é isto: Se Deus Pai nunca se alegrou em Deus Filho – se Deus nunca foi um Deus alegre – então não há Deus cristão. Alegria na comunhão da Trindade é parte do que significa ser Deus. Portanto, afirmamos que a alegria é séria porque é central para o próprio ser de Deus.

Essencial para o propósito de Deus na criação

A alegria séria é central não apenas ao ser de Deus, mas também ao propósito último de Deus ao criar o mundo. Aqui está um dos muitos vislumbres climáticos do mundo final para onde Deus está levando sua igreja e sua nova criação:

 

“Os resgatados do Senhor voltarão e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará a sua cabeça; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.” (Isaías 35.10).

 

“Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro, crescerá o cipreste, e em lugar da sarça crescerá a murta; e será isto glória para o Senhor e memorial eterno, que jamais será extinto.” (Isaías 55.12–13).

 

É para isso que tudo está se encaminhando. Esse é o propósito final de Deus na criação – um povo resgatado por Cristo com alegria eterna em suas cabeças, tristeza e suspiro dissipados, toda a criação transformada e aplaudindo a obra de Deus. Alegria é o objetivo último de Deus na criação.

Isso é sério. Tão sério que precisamos ter cuidado. O último verso (Isaías 55.13) nos mostra o cuidado que precisamos ter: “e será isto glória para o Senhor e memorial eterno”. A que se refere o “isto”? “Isto glória para o Senhor.” “Isto será um memorial eterno.”

Refere-se ao que foi dito anteriormente: alegria eterna coroando as cabeças dos resgatados, montes cantando, árvores batendo palmas. Isso é o nome do Senhor. Isso é o sinal eterno de seu propósito e sua natureza. Seu nome, sua reputação escolhida, sua glória é: “Eu faço meu povo resgatado se alegrar para sempre em minha graça. Minha glória é a grande alegria deles em mim.”

E a partir disso deriva-se a pedra fundamental do que chamamos de Hedonismo Cristão – ou seja, Deus é mais glorificado em seu povo resgatado por Cristo quando seu povo resgatado por Cristo está mais satisfeito nele. Se você remover a satisfação em Deus dos corações do povo de Deus, eles não poderão magnificar o seu valor como deveriam.

Essencial para o nome de Deus – essencial para a manifestação final da glória de Deus – é a coroa de alegria eterna repousando sobre as cabeças dos redimidos, seguida pelos montes cantando e as árvores batendo palmas. Se você remover a coroa de alegria das cabeças do povo de Deus, o propósito de Deus de glorificar a si mesmo na nova criação é abortado. Ele só brilhará como deveria brilhar – como está destinado a brilhar – quando sua grandeza, beleza e valor forem refletidos na alegria centrada em Deus dos redimidos.

Essencial para a vida cristã

Segue-se, portanto, que a alegria de que estamos falando é séria, não apenas porque é essencial para o próprio ser de Deus, e não apenas porque é central para o seu propósito último na criação, mas também porque é central para a vida cristã de glorificar a Deus agora.

Uma das descrições mais abrangentes da vida cristã está em 1 Coríntios 10.31: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” Se é verdade, então, como vimos, que Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nele, então comer e beber e tudo o que fazemos na vida cristã deve fluir de um coração que encontrou sua satisfação última em Deus.

“Tudo o que fazemos na vida cristã deve fluir de um coração que encontrou sua satisfação última em Deus.”

Por isso, os mandamentos e promessas das Escrituras sobre alegria em Deus são tão incansáveis: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Filipenses 4.4). “Deleita-te também no Senhor” (Salmo 37.4). “Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos” (Salmo 32.11). “Satisfaze-nos pela manhã com a tua bondade” (Salmo 90.14). “Na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente” (Salmo 16.11). “Aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede” (João 6.35).

Um cristão é uma pessoa que, pela graça soberana de Deus, encontrou este tesouro escondido no campo e, com alegria que controla sua vida, vendeu tudo o que tinha para comprar aquele campo (Mateus 13.44). Significa “Qualquer um de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lucas 14.33). “Quem ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10.37). Jesus se tornou o tesouro supremo de nossa vida. Nossa busca pela maior e mais duradoura satisfação de nossas almas acabou.

E isso afeta tudo o que fazemos. Isso nos humilha, quebra, satisfaz, liberta, transborda de nós. É uma alegria inquieta que cresce ao incluir os outros nela. Essa inquietação expansiva é chamada amor. “Porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.” (2 Coríntios 8.2). O amor é o transbordamento inquieto da alegria em Deus que supre as necessidades dos outros.

É isso que queremos dizer com “alegria séria” – essencial para o ser de Deus, central para o propósito de Deus e central para a vida cristã de amor que glorifica a Deus.

O que é “Alegria”?

Vamos para mais uma clarificação sobre o tema da nossa conferência antes de nos voltarmos para Neemias. Ou seja, a realidade bíblica referida pela palavra “alegria”. Aqui está minha definição do que quero dizer com a palavra “alegria” nesta mensagem e nesta conferência: Alegria é um sentimento bom na alma produzido pelo Espírito Santo ao nos fazer ver e saborear a glória de Cristo na Palavra e no mundo.

Ela está enraizada em Cristo e em tudo o que Deus é para nós nele. É a obra miraculosa do Espírito Santo. Seu órgão, por assim dizer, é a alma, não o corpo, não a razão, embora o corpo e a razão sejam afetados por ela. E é um sentimento – um sentimento bom. Admito que é difícil encontrar palavras adequadas para realidades do coração. Peço, então, sua ajuda. Se você não gosta da palavra sentimento para uma realidade tão séria e central, pode tentar as palavras percepção, emoção, afeto, sentimento, gosto, paixão, apreciação, disposição ou humor. E se você acha que a palavra bom (em “sentimento bom”) não é adequada, pode tentar agradável, apropriado, encantador, agradável, reconfortante, satisfatório, amigável, doce, feliz, agradável, contente ou positivo.

Toda linguagem é, no final das contas, inadequada para transmitir a plenitude da realidade vivida. É por isso que existe poesia – música, abraços, beijos, lágrimas, tons de voz, sacrifício. Ansiaremos receber dos outros e comunicar a nós mesmos o que a alma sente. A forma como a Bíblia se comunica por meio da inadequação da linguagem é empilhando expressões diversas que se referem à mesma realidade interior.

Ouça esta variedade de linguagem de sentimentos sobre como os cristãos se relacionam com Deus:

  • Alegria no Senhor (Isaías 29.19).
  • Deleite no temor do Senhor (Isaías 11.3).
  • Prazer na presença do Senhor (Salmo 16.11).
  • Alegria no Senhor (Salmo 32.11).
  • Exultação no Senhor (Salmo 61.10).
  • Desejo pelo Senhor (Isaías 26.8).
  • Provando a bondade do Senhor (1 Pedro 2.3).
  • Ansiando pela palavra do Senhor (Salmo 119.20).
  • Felicidade em obedecer à instrução do Senhor (Provérbios 29.18).
  • Contentamento no Senhor (Filipenses 4.11).
  • Valorizando as palavras do Senhor (Jó 23.12).
  • Satisfação no amor do Senhor (Salmo 90.14).

Um artigo que consultei menciona 27 palavras hebraicas diferentes para alegria ou expressão alegre na adoração. Portanto, nosso foco não está principalmente em uma palavra. Está em uma realidade – uma realidade central. E, por enquanto, “alegria séria” é o nosso melhor esforço para apontar para essa realidade.

“A alegria do Senhor”

Ao nos voltarmos para Neemias 8.10, a seriedade da alegria é enfatizada de uma forma que eu não esperava. Vamos considerar o contexto. O povo de Israel retornou do cativeiro. Esdras, o sacerdote, e Neemias, o governador, viram o templo reconstruído e os muros reparados. Quando Neemias 8 começa, é o primeiro dia do sétimo mês (v. 2b), que, de acordo com Levítico 23.24, é designado para a festa das trombetas.

De acordo com o versículo 1, o povo pede a Esdras que leia para eles o livro de Moisés. Neemias 8.3 diz: “Ele leu [o livro] diante da praça, que está diante da Porta das Águas, desde o alvorecer até o meio-dia.” Segundo Neemias 8.6, a resposta foi que “o povo respondeu: ‘Amém! Amém!’ E, levantando as mãos, eles se curvaram e adoraram ao Senhor com o rosto em terra.” Neemias 8.8 diz que os levitas se juntaram a Esdras, e “eles leram do livro, da Lei de Deus, explicando e interpretando o sentido, para que o povo entendesse a leitura.” Mas talvez não completamente, como veremos.

Agora, ao ler os versículos 9-12, observe três coisas: o choro do povo, a santidade do dia e a alegria do Senhor:

Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor , vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei.

Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Os levitas fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; e não estejais contristados.

Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.

Neemias 8.9-12

Choro — Mas não apenas choro

Três vezes Neemias, Esdras e os levitas dizem: “Este dia é consagrado ao Senhor” (Neemias 8.9). Em seguida, “Este dia é consagrado ao nosso Senhor” (Neemias 8.10). Novamente, “Este dia é santo” (Neemias 8.11). E cada vez que dizem isso, tornam isso o motivo pelo qual as pessoas devem parar de chorar:

Versículo 9: Este dia é santo; “não lamentem nem chorem”. Versículo 10: Este dia é santo; “não fiquem tristes”. Versículo 11: “Este dia é santo; “não fiquem tristes”. Eles entenderam algo corretamente no versículo 8, mas aparentemente não tudo. Estavam chorando em resposta a essa compreensão. Mas no versículo 12 eles pararam de chorar e se alegraram “porque entenderam as palavras que lhes foram declaradas”.

Observe que o tipo de choro que experimentaram é chamado de “tristeza” duas vezes. Não é um choro de alegria. É um choro de falha. Estavam tristes por terem desobedecido a Deus por tanto tempo. Essa é uma resposta adequada à santidade de Deus. Mas não é, se o choro persistir por muito tempo. Uma resposta santa ao Deus misericordioso de Israel não é simplesmente chorar. Então, três vezes dizem ao povo: “Parem com isso!”

Mudando para a alegria em Deus

O que eles propõem como alternativa a esse choro e tristeza? Lemos isso três vezes: “Vão, comam com prazer, bebam vinho doce e enviem porções a quem nada preparou” (Neemias 8.10). Ou novamente, em Neemias 8.12: “Então, todo o povo foi comer, beber, repartir porções e celebrar com grande alegria, pois entenderam as palavras que lhes foram declaradas”. Agora, parece que sua compreensão está melhor.

A terceira forma de descrever a alternativa à tristeza está em Neemias 8.10: “Não se entristeçam, pois a alegria do Senhor é a sua força”. Então, não acredito que a alegria do Senhor seja a alegria que o Senhor tinha, mas a alegria que o Senhor concede — a alegria que ele é para o seu povo. Observe os três pensamentos paralelos:

Não chore, vá se alegrar com festas e generosidade para com os pobres (Neemias 8.9–10) Não fiquem tristes, e eles foram e se alegraram com festas e generosidade para com os pobres (Neemias 8.11–12). Não fiquem tristes; a alegria do Senhor é a sua força (Neemias 8.10). A interpretação natural de “alegria do Senhor” aqui é a alegria que substitui a tristeza, assim como as outras duas declarações paralelas.

Eu adoraria pregar uma mensagem sobre a alegria do Senhor sobre o seu povo! Oh, meu Deus, que verdade gloriosa! Sofonias 3.17: “O Senhor se alegrará sobre ti com júbilo”. Isaías 62.5: “Como o noivo se alegra da noiva, assim teu Deus se alegrará de ti”. Jeremias 32.41: “Eu me alegrarei em fazer-lhes o bem… com todo o meu coração e toda a minha alma”. Deuteronômio 30.9: “O Senhor se deleitará em te abençoar”. Salmo 147.11: “O Senhor tem prazer nos que o temem”.

Isso seria um ótimo foco para uma mensagem sobre alegria séria. Mas não a partir de Neemias 8.10. Talvez no próximo ano. Não é bom pregar sermões verdadeiros a partir de textos incorretos.

Força ou fortaleza?

Isso não foi uma surpresa. Sempre assumi que a “alegria do Senhor” em Neemias 8.10 provavelmente era a nossa alegria em Deus, não a alegria dele em nós. Mas o que foi surpreendente foi a palavra por trás da tradução “força”. Praticamente todas as traduções modernas em inglês traduzem Neemias 8.10 como “A alegria do Senhor é a sua força.” Mas praticamente todos os comentários que consultei tratam a palavra como “fortaleza” ou “refúgio” ou “proteção” — não força.

A palavra hebraica é ma’oz. Ela é usada 37 vezes no Antigo Testamento hebraico. No ESV[1], ela é traduzida 14 vezes como fortaleza, 7 vezes como refúgio, 7 vezes como fortaleza e 3 vezes como proteção. E apenas uma vez é traduzida como “força” — ou seja, aqui em Neemias 8.10. Estou completamente confuso quanto a isso. (A Septuaginta omite “alegria do Senhor” e traduz como “porque Ele é a sua força [ischus]”.)

Será que o contexto limita essa tradução como força? Não. Pelo contrário. As pessoas estão chorando com tristeza. Tristeza por quê? Isso fica claro em Neemias 9. A longa confissão da infidelidade das gerações a Yahweh, que é perfeitamente santo e justo. Veja Neemias 9.33: “Porque tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós [no nosso cativeiro]; pois tu fielmente procedeste, e nós, perversamente.”

Esta era a tristeza deles. Sua culpa. Seu medo. E a resposta de Neemias 8.10 é esta: Há um refúgio! Há uma fortaleza. Há um refúgio. Há uma proteção contra o que te entristece — o seu pecado e o justo juízo de Deus. E qual é essa proteção, essa fortaleza? É a sua alegria no Senhor. Então, substitua a sua tristeza por essa alegria. Entre no refúgio que protege do pecado, da culpa e da santa ira de Deus. Deixe a sua tristeza e venha para a alegria. Entre na fortaleza, no refúgio. “Pois a alegria do Senhor é a sua fortaleza.” Alegria em Deus, o seu Salvador, é o seu refúgio.

Isso é o que o povo, a princípio (em Neemias 8.8), não entendia, e depois, pelo menos parcialmente, entendeu. Diz em Neemias 8.12: “Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas.” Estava ficando claro que você não pode honrar Yahweh como santo se apenas se entristecer em sua presença. A tristeza é boa. O medo é bom. O arrependimento é bom. As lágrimas são boas. Mas não se isso é tudo o que você sente. A santidade de Deus é a pureza e perfeição não apenas de sua justiça, mas também de sua misericórdia e graça. E pessoas acovardadas não magnificam a glória da graça.

“O temor de Deus, sem alegria em Deus, não é refúgio da ira de Deus.”

O temor de Deus, sem alegria em Deus, não é refúgio da ira de Deus. Neemias deixou isso claro no primeiro capítulo deste livro. Ele estava orando sobre se aproximar do rei. E enquanto orava, ele disse (em Neemias 1.11): “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem-sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem [o rei].” Em outras palavras, a misericórdia de Deus é encontrada na fortaleza do deleite reverente. A alegria do Senhor é a sua fortaleza, o seu refúgio.

Pastoreie seu povo para a fortaleza

Imaginem dessa forma, deste lado da cruz de Cristo. O justo julgamento de Deus paira sobre o mundo (João 3.36). Podemos imaginar um refúgio desse julgamento de duas maneiras: objetivamente, o que Deus construiu, e subjetivamente, como desfrutamos da segurança dele. Deus construiu um refúgio, uma fortaleza de segurança; nomeadamente, perdão, amor, aceitação, amizade pessoal e prazeres à sua direita para sempre. Tudo isso foi adquirido por Cristo de uma vez por todas. Esse é o refúgio preparado por Deus. Ele o construiu. Objetivo. Adquirido. Seguro. Completo. Eterno.

Esse refúgio tem um valor infinito. E Deus o oferece gratuitamente, sem pagamento. Não para os que estão tristes e sem alegria. Não para os que choram sem alegria. Não para os que temem sem alegria. Mas para os que recebem com alegria. Deus dá seu refúgio comprado com sangue àqueles que veem Cristo como seu tesouro e o consideram mais precioso que qualquer coisa. Dessa forma, a fortaleza de misericórdia construída por Deus se torna nossa. Ou como diz Neemias 8.10, “A alegria do Senhor é a sua fortaleza”. A fortaleza construída por Deus e cheia de Deus se torna nossa fortaleza quando o encontramos como o tesouro escondido no campo e o tomamos como o tesouro de nossas vidas — quando despertamos para ver e saborear Deus como nossa alegria. A alegria do Senhor é a sua fortaleza.

Pastores, temos um chamado glorioso. Isso é o que oferecemos ao nosso povo toda semana e em cada encontro. Como Paulo diz em 2 Coríntios 1.24, “somos cooperadores de vossa alegria”. Ou como ele diz em Filipenses 1.25, “permanecerei com todos vós, para o vosso progresso e gozo da fé”. Esse é um chamado magnífico — levar a Palavra de Deus, pregar, ensinar, liderar e viver por ela, para que nosso povo veja tudo o que Deus é para eles em Cristo como sua maior alegria — um lugar de refúgio perfeito tanto na vida quanto na morte. Dediquem-se a isso: a glória de Deus na alegria do seu povo em Deus. Essa é a fortaleza deles.

 

Confira mais conteúdos de John Piper e Desiring God – clique aqui.

Conheça os muitos livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

 


 

[1] N. do Editor: Uma versão/tradução bíblica muito utilizada nos EUA e em países de fala inglesa.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: ‘The Joy of the Lord Is Your Stronghold’. Tradução, legendagem e edição de video por Renan Araújo Monteiro. Revisão e Edição por Vinicius Lima.