Como aprender a receber críticas?

Controle emocional por meio da cruz

Transcrição do vídeo

Saber receber críticas de outras pessoas significa superar o medo da crítica. Significa superar a condenação da crítica. Significa discernir a veracidade da crítica. Saber tirar proveito da crítica requer um alto grau de habilidade. Essas são habilidades que todo cristão precisa desenvolver.

E isso nos leva à pergunta de hoje que vem de Munique, na Alemanha. 

 

“Penso muito sobre o que as pessoas pensam sobre mim. Quando as pessoas me criticam, levo isso a sério. É pior no trabalho. Levo meu trabalho a sério e não consigo lidar com as críticas do meu chefe. Sei que permanecer e parecer calmo e educado é a coisa correta, mas sinto mágoa por dentro. O que fazer para superar a mágoa? Como me concentrar em Jesus e não em mim?”

 

Às vezes, em uma situação como essa, acho que ajuda, seja em mim ou nos outros, dividir o problema em partes. Então vamos tentar fazer isso.

Categorias de crítica

Parece-me que há quatro tipos de crítica que nosso amigo alemão pode receber a qualquer momento.

 

  1. Há críticas que são merecidas e são dadas com bondade e boa vontade.
  2. Há críticas que são merecidas e são dadas de forma dura e humilhante.
  3. Há críticas que não são merecidas e são feitas com gentileza e boa vontade. É um erro real; é apenas um erro honesto.
  4. Há críticas que não são merecidas e são dadas de forma dura e humilhante e podem ter uma verdadeira má vontade por trás disso.

 

Poderíamos dividir ainda mais. Essas não são as únicas categorias. Quero dizer, faz diferença se a pessoa que fala de maneira dura e humilhante, faz assim porque realmente quer magoá-lo. Isso é realmente abusivo. Ou pode haver circunstâncias, como um dia ruim em casa ou problemas de personalidade, e a pessoa severa não tem a intenção de machucá-lo. Mas vamos simplificar por enquanto. Ficaremos apenas com essas quatro categorias de crítica.

Portanto, minha primeira sugestão é simplesmente que nossa amiga pense nessas categorias e não apenas em seus próprios sentimentos feridos. E não estou sugerindo que, se a crítica que ela recebe é merecida ou feita com gentileza, não dói. Quero dizer, todas essas quatro categorias podem machucar porque não gostamos de ser criticados. Não gosto que me digam que o trabalho que acabei de fazer não é tão bom quanto deveria. “Você deveria ter feito melhor, Piper. Essa não foi uma boa maneira de fazer isso.” Isso nunca é uma coisa agradável de se ouvir. Portanto, a mágoa às vezes é enorme, às vezes pequena, mas qualquer uma dessas quatro categorias pode nos deixar desconfortáveis, com raiva ou magoados.

Autocontrole emocional

Estou dizendo que faria uma diferença significativa se nossa amiga não olhasse primeiro e acima de tudo para seus sentimentos feridos, mas sim se ela focasse primeiro para a questão da verdade. Isso é o que estou sugerindo nesta primeira ideia, que ajuda não primeiro a sentir a dor e permanecer lá, mas mudar o foco de sua mente para o que é verdadeiro. Que tipo de crítica é? Foi merecido ou não? Foi parcialmente verdade ou não? É verdade que a forma como a crítica foi feita foi gentil? Foi duro?

O simples fato de fazer essas perguntas é uma libertação parcial de si mesmo, e isso é uma vitória – é uma vitória parcial. Preocupar-se com a verdade fora de você e de seus sentimentos é um hábito maravilhoso de se formar, um hábito de liberdade da escravidão aos sentimentos feridos – sentimentos que todos nós temos. Sim, todos nós os temos. Ela está perguntando como ser menos controlada por eles. E estou sugerindo que focar na verdade e analisar a situação para chegar à verdade, seria uma libertação parcial logo de cara.

Formar o hábito de medir seus sentimentos pela verdade terá um efeito de amadurecimento em sua alma.

O que acontece com esse foco na verdade ou realidade fora de você é que você percebe que sentimentos diferentes são apropriados em cada uma dessas quatro situações. E isso ajuda você a diferenciar sua própria alma para que você não seja controlado completamente por essa sensação avassaladora de mágoa, mas sim, você está chegando à verdade de seus próprios sentimentos ao diferenciá-los. Todos eles podem envolver mágoa ou desconforto, mas a intensidade e a natureza dos sentimentos serão diferentes quando forem informados pela verdade sobre se a crítica, dura ou não, é merecida. Formar o hábito de medir seus sentimentos pela verdade terá um efeito de muito amadurecimento em sua alma. E você será mais sábio e mais livre, tendo uma medida maior de autocontrole, que a Bíblia diz em Gálatas é um dos frutos do Espírito Santo quando agimos com fé.

Casos de teste

Agora, digamos que a crítica é merecida. Se você poderia e deveria ter feito melhor, então você prega para si mesmo assim: “Sei que devo fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). Sei que ele me prometeu graça para fazer isso (2 Coríntios 9.8), em outras palavras, você passa as coisas por um filtro bíblico, e isso significa pelo menos usar os dons de Deus para mim para fazer o melhor trabalho que puder. E assim vou deixar que essas críticas me estimulem a fazer melhor o meu trabalho. E agradecerei a Deus (e talvez até ao meu crítico) por essa crítica, por mais dolorosa ou ofensiva que seja. E farei tudo o que puder para crescer com essa crítica legítima”.

Agora, se a crítica não é merecida e você acha que o crítico foi mal interpretado ou mal informado, então, em um ambiente profissional, é correto e bom, com humildade, ir até a pessoa e dar a ela qualquer evidência que você tenha de que houve um erro. “Houve uma falha de comunicação; algo deu errado aqui, porque o que você acabou de dizer não é verdade sobre o que eu fiz ou o que eu disse.” É possível que a paz, e a admiração possam ser restaurados porque foi apenas um erro honesto.

Ou se houver má vontade real envolvida e você foi intencionalmente acusado, então você pode, por um tempo, ignorar a falha enquanto procura ganhar a boa vontade da pessoa, retribuindo o mal com o bem, como diz a Bíblia. Mas em um ambiente profissional, onde questões muito maiores estão em jogo do que seus próprios sentimentos, você pode precisar confrontar o crítico com a esperança de reconciliação – e se não for por meio de confronto pessoal, então, por meio de procedimentos adequados de reclamação, buscando o bem de toda a empresa e sua cultura, expondo a desonestidade ou a disfunção.

Mostrando a suficiência de Cristo

A questão mais profunda em tudo isso – e acho que pode ser isso que ela realmente quer dizer – é como impedir que nossos sentimentos feridos (que todos nós temos de vez em quando) nos dominem, nos controlem, fazendo com que nos tornemos melancólicos ou deprimidos. Ou como evitar que eles nos tornem amargos ou zangados, de modo que sejamos infelizes por estar por perto. Nenhuma dessas respostas à crítica mostra a suficiência de Jesus.

Então, Jesus e Paulo, só para dar alguns exemplos, se unem para nos dar duas maneiras de combater os efeitos negativos dos sentimentos feridos. Jesus faz isso direcionando nosso olhar para uma grande recompensa. E Paulo faz isso, no texto que estou pensando, dirigindo nosso olhar para trás, para a obra de Cristo.

Olhe para a recompensa

Então, aqui está o que quero dizer. O conselho de Jesus quando somos criticados, mesmo injustamente, é o seguinte; Mateus 5.11–12: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem” – agora isso é uma crítica séria –  e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” – há críticas mais sérias -. Então ele está lidando com uma situação real de crítica. E ele diz: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.”. Então, o que fazemos? Nós pregamos isso para nós mesmos. Nós pregamos isso a partir de tantos textos quantos pudermos imaginar. Mantemos um diário. Se somos propensos a esse tipo de dor, mantemos um diário de textos bíblicos como este enquanto lemos.

Quão inexprimivelmente grande é o seu futuro, diz Jesus. Medite sobre isso. Reflita sobre isso. Se realmente pudéssemos ver o quão longo, glorioso e feliz será o céu, e quão pequenas são as críticas desta vida, isso aliviaria nossa carga. Jesus diz que isso tirará o suficiente do ferrão dos insultos e das críticas para que você possa realmente se alegrar. Talvez seja uma alegria triste, mas é uma alegria real. Isso permite que você continue fazendo seu trabalho e continue retribuindo o bem pelo mal.

Olhe para a cruz

Então Paulo dirige nossa atenção para trás, para a obra de Cristo. Ele diz em Colossenses 3.13: “Suportai-vos uns aos outros…” Agora, isso significa que alguém fez algo para você que é difícil de lidar. Eu devo suportar você porque você acabou de dizer algo que realmente me machuca ou me irrita ou me faz querer me vingar de você… e perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem – como ser criticado, perdoe um ao outro – Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;”. Paulo aponta para trás: como o Senhor vos perdoou,”.

Preocupe-se com a verdade, deixe-a medir e moldar seus sentimentos.

Portanto, não devemos ficar abatidos pelas críticas. Devemos ficar maravilhados, não apenas com a grandeza de nossa recompensa, mas com o amor de Cristo, que morreu por nós, apesar de todas as nossas palavras imprudentes para os outros, para ele.

Então, querido amigo da Alemanha, você não está sozinho. Jesus sabia, Paulo sabia, todos nós sabemos, esta é uma batalha que travaremos até o fim de nossos dias na terra. Preocupe-se com a verdade, deixe-a medir e moldar seus sentimentos. E então, quando você for criticado, olhe para a grandeza do perdão de Cristo e a grandeza do seu futuro com ele.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: How Can I Learn to Receive Criticism?. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.