Como me relacionar com meu filho adolescente?

Liderar as reconciliações é extremamente importante

Transcrição do vídeo

Hoje, examinamos a paternidade, especialmente a paternidade em relação a um filho adolescente. A paternidade de adolescentes é cheia de pressões e desafios. Uma fonte dessas pressões são as demandas e as perguntas feitas aos pais, para as quais não há respostas fáceis.

Em um sermão de 2007 sobre este texto, o pastor John falou diretamente aos pais de adolescentes.Aqui está o que disse o pastor John.

 

Há perigos espirituais, irmãos, vindo atacar nossas famílias por todos os lados, inumeráveis e sutis. Precisamos de guerreiros valentes como nunca antes, não com lanças e escudos, mas com discernimento bíblico e coragem. Maridos, ore por sua esposa e filhos todos os dias, sem falta – durante todo o dia. “Proteja-os. Proteja-os. Conduza-os nos caminhos da retidão. Não os deixe cair em tentação. Guarde suas vidas. Faça seus casamentos funcionarem. Faça seus filhos fortes. Proteja-os, ó meu Deus.” Esse é o seu trabalho: invocar a Deus, hora após hora, bênçãos sobre esta família. Isso é o que significa liderança. Ore por eles.

Pais com padrões

Em seguida, estabeleça padrões para sua esposa e filhos. Trabalhe-os com sua esposa. Sua responsabilidade primária significa, falar com ela sobre isso. Ela provavelmente tem ideias melhores do que você, mas tomar iniciativa para falar é o que ela tanto deseja. As mulheres não estão desejosas de serem dominadas. Elas estão desejosas para que seus maridos tomem a iniciativa de fazer as coisas acontecerem na esfera moral de seu casamento. “Você poderia, por favor, me ajudar a estabelecer alguns padrões para essas crianças e depois me ajudar a levar isso adiante?” Ela não deveria ter que dizer isso. Ela quer que você dê um passo à frente. Vamos fazer isso juntos. Tome alguma iniciativa.

 

“Maridos, orem por sua esposa e filhos todos os dias, sem falta – repetidamente durante o dia.”

 

Temos que descobrir o que esse garoto vai assistir no tablet e celular. Temos que descobrir quais filmes eles estão indo ver. Temos que descobrir que música está entrando nesta casa. E temos que descobrir o quão baixo é esse decote. E pai, esse é principalmente o seu trabalho. Agora, sobre o decote, estou plenamente ciente de que é trabalho de mãe e filha que se resolvam, isso desde os dois meses aos 22 anos. No entanto, pai, elas precisam desesperadamente de sua opinião sobre isso. Elas precisam que você celebre quando acertarem e parecerem lindas e modestas. E elas precisam que você diga: “Você não vai sair de casa com isso”.

Raiva: o grande inimigo

Aqui está mais um. A Bíblia é muito clara sobre um dos intrusos mais perigosos, espiritualmente, na família. Deixe-me ler para você em Efésios 4:26–27: “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. ”. Como o diabo entra no quarto de um adolescente? Como o diabo pode entrar à noite no quarto de um casal? Resposta: quando vão para a cama com raiva. Se você for dormir com raiva noite após noite, se aquela criança estiver furiosa com você dentro de seu quarto, e nenhum passo para a reconciliação acontecer, a porta será escancarada para o diabo. E o estrago que ele pode causar ao longo de semanas, meses e anos para destruir uma alma, um casamento e uma família é incrível.

Então o que você vai fazer? Eu vou te dizer, pais. É aqui que a liderança é tão difícil que nenhuma mulher jamais a desejaria. Esta é a coisa mais difícil do mundo. Liderança significa que você deve iniciar a reconciliação, não importa quantas vezes tenha sido culpa dela ou do filho. Você não tem o luxo de dizer: “Ela fez isso, e se ela não pedir desculpas, vou dormir”. Sem chance. A justiça pode dizer que essa é a maneira certa de agir, mas deixe-me perguntar o seguinte: foi assim que Jesus tratou sua noiva? Quantas vezes ele voltou para ela? Quantas vezes ele voltou para você, dizendo: “Aqui estou, pronto para fazer as pazes”? Mil vezes. Setenta vezes sete vezes sete vezes sete ele voltou para você, quando a culpa é sua e não dele. E ele tomou a iniciativa de consertar. Ele morreu para consertar. Será que nós, maridos, diremos: “É a vez dela”? Sim, nós iremos, diremos sim ao Espírito Santo. Isso é impossível fazer sem Cristo.

 

“Liderança significa que você deve iniciar a reconciliação, não importa quantas vezes tenha sido culpa dela ou do filho.”

 

Vocês não querem ser cabeças, mulheres, porque eu estou responsabilizando o homem para que esta família não vá para a cama com raiva à noite.. Você bate na porta daquele adolescente. Oh, isso pode ser doce, irmãos. Isso é o mais difícil possível. Você bate naquela porta, e qualquer pequena falha que você carrega contra as muitas falhas dele, você confessa. Poucas coisas vão quebrar um adolescente mais do que isso, mas você pode entrar e dizer: “Filho, minha reação ao que você fez foi exagerada. O que você fez foi errado; esse não é o problema aqui. Mas minha reação a isso foi exagerada. Quero me desculpar e dizer que não foi amor. Acabei de perder o controle, sinto muito e gostaria que você me perdoasse.

Você fala sobre um sono doce. Você fala sobre bálsamos curativos na mente e na alma, é isso que estamos fazendo, pais.

Mantenha o diabo fora

Agora, eu não sou ingênuo. Boa noite. Estou casado há 38 anos. Tem tentativas de paz que não dão certo, ok? Mas você tem que tentar. Você fica de joelhos. Minha esposa e eu nos ajoelhamos um ao lado do outro e quase não conseguimos orar. Nós apenas nos ajoelhamos em silêncio. Quem vai orar primeiro? Nenhum de nós tem vontade de orar. Estamos muito chateados e isso atrapalha muito nossas orações. E você pode simplesmente dizer: “Deus, ajude-nos. Eu quero que seja melhor.”

É seu trabalho, pai. A coisa mais difícil do mundo. Mantenha o diabo fora do seu quarto e fora dos quartos das crianças, não deixando o sol se pôr sobre sua raiva – desde que ela esteja dentro de você, Deus vai te ajudar a fazer isso.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Hardest Act in Parenting Teens. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.