Meditar (e não só ler) a Palavra de Deus traz alegria

Trecho de sermão de David Mathis

A meditação bíblica busca alegria em Deus hoje

“Hoje” significa agora (não apenas formação de longo prazo). Destina-se a aquecer o coração, despertar os afetos, satisfazer nossas almas agora mesmo naquele para o qual foram feitas – como nestas quatro declarações sobre meditação de quatro vozes do século XVII, antes que a meditação fosse uma arte perdida:

  • Thomas Watson (1620–1686): “O estudo é a descoberta de uma verdade, a meditação é o aperfeiçoamento espiritual de uma verdade.” 
  • Samuel Ward (1577–1640): “Desperta tua alma em [meditação] para conversar com Cristo. Veja em quais promessas e privilégios você acredita habitualmente, agora realmente pense neles, enrole-os sob sua língua, mastigue-os até sentir alguma doçura no paladar de sua alma. 
  • Edmund Calamy (1600–1666): Na meditação, seja como “a Abelha que habita e permanece sobre a flor, para sugar toda a doçura”. 
  • William Bates (1625–1699): Uma vez que a meditação muitas vezes requer persistência, especialmente quando você está aprendendo a arte perdida, medite “até encontrar algum benefício sensível transmitido à sua alma”. Muitos de nós desistimos muito rápido e facilmente. Não o deixe ir até que ele te abençoe! Continue assim “até que a chama suba”.

De maneira prática, quanto tempo você deveria reservar para meditação? Eu diria talvez meia hora para iniciantes. E à medida que você se familiarizar com a leitura do texto bíblico mais lentamente e parar para meditar em frases e conceitos que prendem sua atenção – e aprender a encontrar alguma doçura, algum benefício sensível para sua alma – você logo se verá querendo mais tempo e espaço, e talvez aumentá-lo para uma hora.

 

Para ver o sermão completo, clique aqui.

 

Saiba mais sobre este assunto e adquira o E-book gratuito de David Mathis, Hábitos espirituais, clicando aqui.

Por: DAVID MATHIS. © Desiring God Foundation.Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Secret Liturgies. Tradução, legendagem e edição de video por Renan Araújo Monteiro. Revisão e Edição por Vinicius Lima.