O Senhor que perdoa gratuita e completamente

A gratuidade, plenitude e eternidade do perdão de Deus

Destaquemos agora, algumas características do perdão de Deus.

1) É gratuito

Não há condições meritórias a serem cumpridas antes do perdão nos ser concedido. O arrependimento, como já vimos, não torna o perdão compulsório; ele na realidade é uma concessão da graça de Deus.

“A fé e o arrependimento não devem ser reputados coisas meritórias mediante as quais merecemos o perdão. Pelo contrário, são os meios pelos quais nos apropriamos da graça de Deus”, escreve Leon Morris (1914-2006).[1]

Zaqueu, a mulher samaritana, Paulo, e o carcereiro de Filipos − para citar apenas alguns poucos exemplos −,  todos eles foram perdoados sem o cumprimento de quaisquer exigências anteriores. Arrependidos de seus pecados, eles creram em Jesus Cristo, recebendo a salvação que lhes fora destinada.

Todos estes homens, como nós também um dia, estavam distantes de Deus, sendo considerados seus inimigos. No entanto, Deus em Cristo nos reconciliou consigo mesmo, conforme escreve o apóstolo: “Porque se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Rm 5.10).

Portanto, quando suplicamos pelo perdão, estamos dizendo: “Senhor, por tua graça plenamente manifestada em Cristo, perdoa todas as minhas iniquidades e capacita-me a não mais pecar contra ti”.

2) É pleno

Quando Deus nos perdoa, independentemente da intensidade e contumácia de nosso pecado, Ele não mais toma em consideração a nossa ofensa. Numa linguagem figurada e enfática, Deus diz: “Perdoarei as suas iniquidades, e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jr 31.34).

Paulo nos diz que Cristo nos libertou de nossas transgressões, “perdoando todos os nossos delitos” (Cl 2.13).

O perdão de Deus envolve todos os nossos pecados, por maiores que sejam. Nenhum resíduo de nossos pecados ficou sem purificação e perdão.

Lembremo-nos de que um único pecado, por “menor” que seja dentro da nossa escala de valores, nos conduziria à morte eterna (Rm 6.23).

Ninguém pode dizer: os meus pecados são grandes demais para serem perdoados ou: os meus pecados são tão pequenos que não precisam ser confessados. O fato é que, como temos visto, todos pecamos por palavras, pensamentos, ações e omissões (Rm 3.23). Porém, Deus nos purifica de todos os nossos pecados.

O perdão de Deus é um milagre que ultrapassa nossa compreensão: O Deus onisciente apaga, se esquece totalmente de nossas transgressões. Ele já não considera em nossas relações as nossas faltas anteriores que foram perdoadas.

O profeta Miquéias, perplexo com isto, escreve:

Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. (Mq 7.18-19).

“De tal maneira Deus tratou dos nossos pecados que Ele os tomou e os lançou nas profundezas do mar do seu esquecimento eterno. Os nossos pecados, em Cristo, são perdoados absoluta, final e completamente; para que não se vejam nunca mais”, enfatiza Lloyd-Jones.[2]

E Deus mesmo nos diz: “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Is 43.25). (Vejam-se também: Sl 25.7;  32.2; 51.1,9; 79.8; 85.3; 103.9, 12; 130.3; Is 38.17; Jr 3.12; 31.34).

Mais uma vez, usando de uma metáfora, Deus diz que ainda que o pecado perdoado seja buscado, não será encontrado (Jr 50.20).

No Novo Testamento, João reafirma esta verdade: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

E Jesus Cristo dá uma demonstração evidente da plenitude do perdão de Deus, quando diz a respeito da mulher que lhe ungira os pés: “Perdoados lhe são os seus muitos pecados” (Lc 7.47).

O perdão de Deus é integral; isto significa que o seu perdão equivale ao cancelamento definitivo de uma dívida; não há mais lembrança, ela foi totalmente quitada na cruz.

Na parábola do “credor incompassivo”, encontramos no senhor compassivo, que perdoou ao servo que pedia misericórdia, a ilustração desta afirmação: “E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora, e perdoou-lhe a dívida” (Mt 18.27).

Quando Deus nos perdoa, Ele nos livra do poder dominante do pecado. Todavia, muitas das consequências de nossos pecados perdoados continuam.

Teremos, portanto, que arcar com elas. No entanto, o Deus que nos perdoa também nos fortalece com sua graça, nos capacitando a lidar com isso, nos ensinando inclusive à maior humildade e persistência em nossa fé.

Muitas vezes é justamente no meio desta batalha que amadurecemos em nossa fé e na capacidade de resistência às tentações.

3) É uma disposição renovada

Deus nos perdoa todas as vezes que o procuramos sinceramente, arrependidos de nossos pecados, dispostos a modificar a nossa vida, a não mais pecar contra Ele.

Deus mesmo é quem nos diz: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então Eu os ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14).

Deus está sempre disposto a nos perdoar. Quando arrependidos, confessamos-lhe os nossos pecados, Ele nos perdoa.

Acontece, porém, que nem sempre temos consciência de todas as nossas iniquidades. Sabendo disso, o salmista suplica: “Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas” (Sl 19.12).

O perdão de Deus é ilimitado. Por isso, Ele com a sua misericórdia ilimitada providenciou o nosso perdão definitivo em Cristo Jesus.

4) É para sempre

O perdão de Deus não tem prazo de validade. Nem precisamos pagar por uma garantia estendida. O sangue de Cristo tem um valor eterno.

As bênçãos comunicadas por sua obra têm um valor infinito e para sempre. Quando Deus nos perdoa em Cristo, Ele não cultiva ressentimentos de nossos pecados anteriores.[3]

Deus nos diz na sua Palavra: “Pois, perdoarei as suas iniquidades, e dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jr 31.34; Hb 8.12; 10.17).

“Jamais me lembrarei”. A promessa de Deus não é condicionada; é absoluta. Ela não pode ser revertida; não está determinada pelo nosso “bom comportamento”. Se assim fosse, o perdão de Deus não perduraria. Entretanto, Ele diz que jamais se lembrará dos nossos pecados… Jamais! Esta é a sua promessa.

Notemos que não há um “esquecimento” em Deus, mas, sim, o seu propósito deliberado de não mais considerar as nossas faltas.

É Deus mesmo quem nos declara justificados. O absolutamente justo, pelos seus justos e santos critérios declara que já não há mais condenação para nós.

Haverá alguém que possa apresentar novas provas contra nós que já não tivessem sido expiadas por Cristo? Exulta Paulo: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica” (Rm 8.33).

Ora, se isso é assim, poderia alguém raciocinar: por que, então, os crentes oram constantemente pedindo perdão a Deus pelos seus pecados?

Creio que as palavras de Booth (1734-1806) são oportunas aqui:

O fato dos crentes orarem continuamente para que Deus lhes perdoe os pecados não significa que eles já não estejam         perdoados. Eles buscam a consciência de que foram perdoados. Não vamos imaginar que toda vez que eles pecam, arrependem-se, confessam o seu pecado e pedem perdão, Deus realiza novos atos de perdão. Contudo, eles precisam conscientizar-se sempre de que o perdão já lhes pertence, por serem filhos de Deus.[4]

Nas palavras de Calvino: “O perdão divino é pleno e completo; nossa fé, porém, não pode absorver sua superabundante bondade, e assim se faz necessário que a mesma se destile em nós gota após gota”[5]

Portanto, ao suplicarmos o perdão de Deus, estamos dizendo: Senhor, dá-me consciência do teu perdão, garantido de forma definitiva por meio da Pessoa e Obra de Cristo Jesus.

O Catecismo de Heidelberg (1563), na questão 56, lemos:

Que é o que crês sobre “a remissão dos pecados”?

R.: Que, por causa da obra reconciliadora de Cristo, Deus não se lembrará mais dos meus pecados ou da maneira pecaminosa contra a qual tenho de lutar durante toda a minha vida; mas que ele graciosamente imputa a mim a justiça de Cristo, de modo que eu jamais virei a ser condenado.

 

 

Clique AQUI para ver os demais artigos da série!
Clique AQUI para conhecer os excelentes livros de Hermisten Maia pela Editora Fiel.


[1] Leon Morris, Perdão: In: J.D. Douglas, ed. org. O Novo Dicionário da Bíblia, São Paulo: Junta Editorial Cristã, 1966, v. 3, p. 1268.

[2] D.M. Lloyd-Jones, O Supremo propósito de Deus: Exposição sobre Efésios 1.1-23, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1996, p. 162.

[3]“Deus, simplesmente, não guarda mágoas contra as pessoas que se humilham e lhe pedem perdão por intermédio de Jesus Cristo” (O. Palmer Robertson, Jonas – um estudo sobre compaixão,  São Paulo: Cultura Cristã, 2011, p. 42).

[4]A. Booth, Somente pela graça, São Paulo: Publicações Evangélicas Selecionadas, 1986, p. 32.  Do mesmo modo escreveu Berkhof: “Esta consciência do perdão e de um renovado relacionamento filial muitas vezes é perturbada e obscurecida pelo pecado, e de novo é despertada e fortalecida pela confissão e oração, e por um renovado exercício da fé” (L. Berkhof, Teologia sistemática, Campinas, SP.: Luz para o Caminho, 1990, p. 519).

[5]João Calvino, O Livro dos Salmos, São Paulo: Paracletos, 1999, v. 2,  (Sl 51.9), p. 438.

Autor: Hermisten Maia. © Voltemos ao Evangelho. Website: voltemosaoevangelho.com. Todos os direitos reservados. Editor e Revisor: Vinicius Lima.