Conferência Fiel Pastores e Líderes 2023 – 1º Dia

Palestras de Helder Cardin, Sillas Campos e Augustus Nicodemus

Começou hoje a 39ª Conferência Fiel Pastores e Líderes 2023!

Neste ano, a Conferência Fiel para Pastores e Líderes será toda dedicada a exposições e estudos específicos na epístola aos Hebreus. Veremos como a mensagem de Hebreus é vital para a fé, a vida e a própria identidade da igreja cristã nos dias atuais. A mensagem da igreja, o seu culto, o seu lugar na história e o seu próprio futuro dependem do fundamento lançado na epístola aos Hebreus de que Cristo é Senhor e Deus.

Hebreus nos mostra Cristo como criador de todas as coisas, superior aos anjos, autor da lei, maior que Moisés e que todos os profetas do Antigo Testamento: Ele é aquele para quem toda profecia aponta. Cristo é Senhor do sábado; é Senhor do Templo; é Sumo-Sacerdote, cujo sacrifício é permanente e superior a todo sistema sacrificial da velha aliança. Jesus é o autor e consumador da fé e aquele que sustenta e preserva seu povo, sendo ele mesmo digno de todo reconhecimento, todo louvor, toda adoração, toda devoção e entrega de nossas almas. Ele é o pastor supremo.

Palestra Pré-conferência – Hebreus e a supremacia do Sumo sacerdócio de Cristo, por Helder Cardin.

O experiente pastor e professor Hélder Cardin ficou encarregado da palestra de pré-conferência, onde estabeleceu algumas bases para as exposições seguintes ao tratar do assunto teológico mais marcante em Hebreus, que é o da superioridade do Sumo sacerdócio de Cristo Jesus. Hélder ressaltou a situação de perseguição sofrida pelos destinatários do autor de Hebreus, que eram judeus cristãos, e que por conta da perseguição estavam sendo tentados à retroceder ao judaísmo de sua época e negar a Cristo e sua obra, pois o judaísmo era uma religião ainda lícita no Império Romano. O autor de Hebreus exorta seu público em toda carta mostrando não somente a obrigação de permanecerem na fé cristã, mas os vários e bons motivos disso, devido à superioridade de Cristo sobre todos os elementos da antiga aliança, elementos que na verdade eram uma sombra de Cristo e sua obra completa. Veja uma amostra desta mensagem abaixo:

Parte da argumentação do autor de Hebreus é que a supremacia de Cristo também consiste na sua real vocação em nos salvar sofrendo e morrendo por nós, de fato, como Deus e como homem, tendo sua obra e vida como poder e exemplo da nossa fé, a base da nossa fé, como podemos ver na citação abaixo:

Como disse Cardin, Cristo é a “revelação apoteótica de Deus”, bem como “A beleza da obra de Cristo está no caráter único daquilo que Ele fez e que nós nunca conseguiríamos fazer.” Este assunto da supremacia de Cristo foi abordado seguidamente na palestra de abertura, a qual podemos conferir seu resumo a seguir.

Palestra #01 – A supremacia de Cristo, por Sillas Campos.

Numa exposição do capítulo 1 de Hebreus, Sillas Campos falou sobre a importância do fato de Deus falar a nós, desde o Antigo Testamento até Cristo. Fomos lembrados que o AT não é apenas um mero depósito de lições morais, mas que é sobre Cristo, sobre o Evangelho.

Jesus Cristo é o resplendor da glória do Pai, a revelação suprema de Deus e maior do que todas as coisas, maior até mesmo que os anjos, os quais eram erroneamente idolatrados pelos judeus da época, crença que ainda assediava os judeus recém convertidos a Cristo e que estavam sendo tentados a abandonar a fé em Jesus e regredir ao judaísmo do primeiro século.

Sillas também nos lembrou das implicações da supremacia de Cristo, como por exemplo, que ele é Senhor soberano sobre todas as coisas, como podemos ver neste trecho abaixo:

Palestra #02 – Não negligencie tão grande salvação, por Augustus Nicodemus.

Encerrando nossa primeira noite, Augustus Nicodemus expôs o capítulo 2 de Hebreus, que ainda trata da supremacia de Cristo, como no final do capítulo 1, e também nos chama à atenção para a importância de não negligenciarmos nossa salvação em Cristo Jesus ao flertarmos com doutrinas que são contrárias às Escrituras Sagradas:

A salvação em Cristo é nosso bem mais precioso, e foi conquistada por Cristo por meio de muito sofrimento e sacrifício. Deus-homem perfeito, sem pecado, morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia – não devemos negligenciar tão grande salvação! Veja mais abaixo:

 

As palestras tem sido transmitidas ao vivo na plataforma Fiel Digital – clique aqui e cadastre-se e assista gratuitamente!

 

Continue acompanhando nossos resumo aqui no blog e compartilhe com o máximo de pessoas que conseguir! Até amanhã, em nosso segundo dia de conferência, se assim Deus nos permitir!

Por Vinicius Lima. © Ministério Fiel e © Voltemos ao Evangelho. Website: MinisterioFiel.com.br e VoltemosAoEvangelho.com.br. Todos os direitos reservados. Editor: Vinicius Lima.