O Caminho da Ortodoxia à Teologia Demoníaca

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Vamos falar sobre o caminho da ortodoxia para a teologia demoníaca. É um tema pesado, inspirado num texto que encontramos na primeira epístola de Paulo a Timóteo, onde ele fala sobre ensino de demônios.

Aqui está a pergunta de nosso ouvinte: “Em 1 Timóteo 4.1, Paulo escreve que alguns cristãos professos ‘se afastarão da fé, dedicando-se a espíritos enganadores e a ensinos de demônios’. Qual seria a aparência disso? Isso realmente significa que os adoradores de Cristo se tornam adoradores descarados de demônios? Ou esse movimento é muito mais sutil? Você pode me explicar o que está acontecendo neste texto?”

Esta é uma boa pergunta para nos dar a oportunidade de esclarecer duas coisas. Primeiro, pode um verdadeiro adorador de Jesus, nascido de novo, ser desviado para o tipo de engano demoníaco que Paulo tem em mente? Em segundo lugar, como isso acontece? O que está acontecendo aqui? A saída da igreja para o envolvimento com o ensino demoníaco acontece repentina ou gradualmente?

Agora, a razão pela qual levantei a primeira questão é porque a pergunta contém uma ambiguidade. Por um lado, se refere a “cristãos professos que se afastam da fé e vão para os demônios”. Por outro lado, a pergunta fala sobre “os adoradores de Cristo abraçarem a adoração demoníaca.” Não ficou claro para mim se ele estava perguntando sobre adoradores genuínos de Cristo ou se estava perguntando sobre cristãos professos que não são adoradores genuínos de Cristo no fundo de seus corações.

Acho que Romanos 8.30 ensina que aqueles que são predestinados são chamados, e aqueles que são chamados são justificados, e aqueles que são justificados são glorificados, de modo que nenhum cristão genuinamente chamado e justificado jamais caia na adoração de demônios – pelo menos não permanentemente.  Então, a questão é (e acho que é isso que ele está perguntando): O que está acontecendo quando as pessoas na igreja, que estão na igreja há anos e se identificam externamente como cristãs e ainda assim não nasceram de novo de verdade, são varridas para o ensino dos demônios?

Atraídos por mentiras

Deixe-me ler o texto ao qual ele está se referindo.

1 Timóteo 4.1–3 diz: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;” (1 Timóteo 4.1–3)

O que está acontecendo aqui? Bem, primeiro, Paulo diz: “Existem espíritos enganadores”. Eles estariam se manifestando através de pessoas que afirmam falar em nome de algum ser sobrenatural – de alguma forma carismática, talvez, com espírito de profecia. Este é o tipo de coisa a que João se referia quando disse em 1 João 4.1, vou ler para você: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (1 João 4.1)  é disso que Paulo está falando aqui, espíritos enganadores. Portanto, Paulo está preocupado que os cristãos professos prestem muita atenção aos espíritos enganadores e não os testem com a verdade bíblica e sejam levados ao ensino dos demônios.

Depois ele diz que, através desses espíritos, surgem práticas semelhantes a cultos que contradizem o ensino bíblico, mas parecem religiosas. Neste caso, ele está falando sobre proibir o casamento e proibir certos alimentos. Depois ele diz que estas práticas de culto têm defensores cujas consciências estão cauterizadas e que mentem sobre o que a Bíblia ensina e enganam as pessoas para que não ensinem a verdade e para que não vivam pela fé em Cristo. Quando isso acontece, ele diz: “Você pode ver que estes são ensinamentos de demônios porque esse é o objetivo dos demônios: atrair as pessoas para longe de Cristo”.

Aumento do engano

Paulo ressalta que esse tipo de afastamento da fé será intensificado nos tempos posteriores (1 Timóteo 4.1). O perigo da sedução por espíritos enganadores e ensinamentos de demônios está sempre presente ao longo desta era decaída, desde a época de Jesus até a volta de Jesus. Eles estão sempre lá. Mas haverá uma tentação maior à medida que o fim dos tempos se aproxima e o Senhor se aproxima.

“O perigo de sedução por espíritos enganadores e ensinamentos de demônios está sempre presente ao longo desta era decaída.”

Paulo descreve isso em 2 Tessalonicenses 2. As pessoas estão preocupadas que o dia do Senhor possa ter chegado, e Paulo diz: “Não, ainda não chegou, porque primeiro tem que haver essa grande apostasia, esta apostasia, esta rebelião, esse engano.” Um grande engano vem primeiro, conforme 2 Tessalonicenses 2.3, que diz: “Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2.3). Então Paulo continua em 2 Tessalonicenses 2.7: “Com efeito, o mistério da iniquidade já opera […]”. Em outras palavras, embora haja um grande engano de ilegalidade no final dos tempos, o espírito de engano está sempre em ação, em certa medida, nesta era decaída.

Ele descreve assim em 2 Tessalonicenses 2.9–12, vou ler agora: “Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira, a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (2 Tessalonicenses 2.9–12) – é disso que Paulo está falando em 1 Timóteo.

Jesus disse em Mateus 24.12-13: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” – a mesma iniquidade de que Paulo fala em 2 Tessalonicenses.

Virada lenta ou repentina

Por outras palavras, o mistério da ilegalidade terá um enorme impacto nos cristãos nominais, cujo amor por Cristo é superficial e irreal. Eles vão esfriar. A sua resistência ao engano dos demônios cederá. Eles não durarão até o fim.

Isto pode acontecer gradualmente, à medida que a igreja se afasta da pregação da verdade e o amor das pessoas por Cristo se torna cada vez mais superficial. Você vê isso nas igrejas. É trágico assistir. Torna-se apenas superficial. Eles estão apenas seguindo os movimentos. Toda a aparente paixão e fidelidade bíblica por Jesus se foi. Depois vêm os espíritos enganadores, e essas pessoas ficam vulneráveis a serem arrastadas para um grande engano e para o ensino de demônios.

“Se permanecermos na graça de Deus e valorizarmos Cristo acima de tudo, seremos guardados.”

Ou pode acontecer de repente. Um milagreiro satânico chega à cidade com um ministério de sinais e maravilhas, como Simão em Atos 8. Ele arrebata as pessoas porque suas raízes são muito superficiais. Eles ficam mais deslumbrados com os milagres enganosos do que com as belezas de Cristo, sua salvação e seus ensinamentos. Oh, a necessidade de profundidade e enraizamento na verdade em nossas igrejas. Esta é uma palavra para pastores. É por isso que Paulo nos exorta em Efésios 6.11 a “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;” e Efésios 6.18 “[…]vigiando com toda perseverança e súplica […]”, orando sinceramente para sermos poupados deste tipo de engano (Efésios 6.11, 18).

Se permanecermos na graça de Deus e valorizarmos Cristo acima de tudo, seremos guardados. Isso é 1 Pedro 1.5. É tão precioso. Eu amo essa promessa. Na verdade, coloquei-o na lápide da minha mãe (com permissão do meu pai). “Mantido pelo poder de Deus.” Mas aqui está o que o texto de 1 Pedro 1.5 diz: “que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”. Essa é a nossa esperança. Aqueles a quem o Senhor chama, o Senhor guarda.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Path from Orthodoxy to Demon Theology. Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.