Se a fé cristã fosse falsa, a felicidade cristã ainda assim seria possível?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

De acordo com o mundo, mesmo que a fé cristã seja falsa – se a cruz e a ressurreição não aconteceram – porque os cristãos ainda não são mais felizes do que os não-cristãos nesta vida? As nossas prioridades de vida atuais não proporcionam uma experiência de vida mais gratificante do que os não-cristãos que procuram a sua alegria no mundo, mesmo que estejamos errados?

Essa é a base da pergunta de nosso ouvinte: “Pastor John, o Hedonismo Cristão parece dizer que os nossos anseios mais profundos nesta vida só podem ser satisfeitos por Deus, e é só nele que podemos ser verdadeiramente felizes. Se Deus nos torna mais felizes do que as pessoas que simplesmente buscam o mundo, por que Paulo diz que devemos ter mais pena de todos os homens se não houver ressurreição como em 1 Coríntios 15.19? Mesmo que Cristo não tenha ressuscitado, a nossa vida não é agora mais satisfatória do que a vida do não-cristão?”

 

Estou sorrindo. Adoro perguntas diretas e enraizadas na Bíblia. Eu já perguntei isso antes; na verdade, eu falei sobre isso. Anos atrás, conversei com o pessoal da Wycliffe em Camarões sobre essa mesma questão, então estava tentando lembrar o que disse. É uma pergunta muito importante e boa, enraizada em 1 Coríntios 15. Então, deixe-me trazer ao nosso ouvinte, e ao resto de nós, o que estou pensando hoje. Não sei se tenho uma resposta totalmente satisfatória, mas tenho algumas respostas que me ajudaram.

Antecipação aguardando a plenitude

Apenas um esclarecimento para começar sobre a alegria cristã nesta vida dolorosa. Uma grande parte da nossa alegria como cristãos é o que Paulo chama de regozijo “na esperança” conforme Romanos 5.2. Em outras palavras, a alegria não está completa naquilo que podemos conhecer e ter de Deus aqui e agora; nossa alegria está “na esperança” do que conheceremos e teremos de Deus também no futuro. Nossa alegria aqui é uma antecipação da plenitude da alegria lá e, portanto, não está completa agora. Vemos através de um vidro obscuramente e sabemos em parte, então nossa alegria é em parte (1 Coríntios 13.12). É forte agora, é profundo agora, é o suficiente para vencer o dia agora, mas não está nem perto do que será.

Romanos 5.2 nos diz: “Por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.”. Isso significa que a alegria que antecipamos na era vindoura flui de volta para esta era em medida – não em plenitude, mas em medida. E Paulo continua em Romanos 5.3–4:  “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”. Somos um povo que tem essa estranha experiência emocional de nos alegrarmos com o que ainda não temos para nos fazer felizes.

Portanto, não quero exagerar a alegria do hedonista cristão nesta época. Não é nem de longe o que será na era vindoura; muito disso é antecipatório agora.

Quatro hipóteses assustadoras

Então, aqui estão as palavras-chave que criam o problema em 1 Coríntios 15. Paulo está falando sobre se Cristo ressuscitou dos mortos ou não, vou ler para vocês 1 Coríntios 15.14–15, 17–18, aqui está:

“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé; e somos tidos por falsas testemunhas de Deus, porque temos asseverado contra Deus que ele ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é certo que os mortos não ressuscitam. [. . .]  E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.” (1 Coríntios 15:14–15, 17–18)

Voltaremos a isso em um momento, pois isso é realmente crucial. O versículo 18 então diz: “E ainda mais: os que dormiram em Cristo pereceram.” Então ele continua no próximo versículo, 1 Coríntios 15.19 : “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. ”.

E a questão é: como podem os cristãos – que têm mais alegria do que qualquer outra pessoa – serem os mais dignos de pena? Essa é a questão. Estou perguntando: “Por que você disse isso, Paulo?” Acho que vejo quatro razões.

  1. Viveríamos sob uma ilusão.

Evidentemente, Paulo acredita que a ilusão – uma vida de ilusão – é digna de pena, mesmo que seja uma ilusão feliz. Não é só que o que vivemos nesta vida se mostra mais ou menos feliz na outra; revela-se inexistente na outra. Se Cristo não ressuscitou dos mortos, então minha alegria no Cristo vivo não é alegria no Cristo vivo. Não existe Cristo vivo e, portanto, não estou experimentando alegria no Cristo vivo. Eu sou um idiota absoluto – sou um tolo.

A primeira convicção de Paulo, ao que me parece, é que isso não é verdade; Cristo ressuscitou. E sua segunda convicção é que é uma ilusão se ele não tiver ressuscitado, e é uma ilusão enorme, mais lamentável do que qualquer coisa que ele possa imaginar, evidentemente. Portanto, essa é a primeira razão: uma vida ilusória – uma vida vivida em absoluta ilusão – é digna de pena

  1. Sofreríamos em vão.

A vida de Paulo seria lamentável porque ele aceitou de bom grado tanto sofrimento que poderia ter evitado. Esses sofrimentos foram sustentados pela alegria de Paulo em Cristo, e não o contrário. Os sofrimentos não criaram a alegria nesta vida. Se não houver ressurreição, esses sofrimentos seriam absolutamente inúteis.

  1. Renunciaríamos ao pecado em vão.

Negamos a nós mesmos muitos prazeres aqui precisamente em prol da recompensa da era que está por vir. Jesus disse em Mateus 5:11–12: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.” (Mateus 5:11–12).

Portanto, renunciamos à retaliação e à alegria de vingar-nos das pessoas. Renunciamos ao conforto de nos adaptarmos ao mundo para que nunca tenhamos que ser criticados ou insultados. Por quê? Precisamente porque acreditamos que isso será recompensado para nós no céu, o que significa que não apenas deixamos de maximizar os prazeres que poderíamos ter tido aqui, mas negociamos que a abnegação seria recompensada na ressurreição – e se não há ressurreição, esse acordo falhou.

  1. Caluniaríamos a Deus e poderíamos esperar o inferno

Se Cristo e nós não ressuscitamos dentre os mortos, então Paulo não infere ateísmo; ele infere o inferno. Entramos no inferno com um castigo pior do que os outros, porque não apenas cometemos um erro; nós ativamente deturpamos Deus. Muitas vezes, li este capítulo deste argumento como se: “Bem, se não há ressurreição para os mortos, toda a religião bíblica é falsa. Deus não existe. O que será, será. Vamos comer, beber e nos divertir.”

Não é isso que Paulo faz. Ele não discutiu assim. Ele diz: “Se Cristo não ressuscitou, Deus vai me mandar para o inferno, porque tenho dito a todos que este é seu Filho e que ele ressuscitou dos mortos, e eu sou um falso profeta. E, portanto, de todas as pessoas, sou o mais digno de pena, pois vou receber o pior castigo.”

Mais digno de pena

Então, em suma, se não existe Cristo ressurreto – nenhuma ressurreição dos crentes para recompensa e alegria eternas – então (1) a vida cristã é uma ilusão, (2) o sofrimento voluntário é dolorosamente inútil, (3) a esperança no céu é fútil, e todas as nossas abnegações baseadas nessa esperança eram ridículas, e (4) qualquer tentativa de falar pelo Cristo vivo seria uma fraude condenável e uma falsa profecia, que mereceria o inferno ainda mais do que outras, e pereceríamos sob essa sentença severa. Portanto, seríamos, de todas as pessoas, os mais dignos de pena.

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: Even If Our Faith Is False, Aren’t Christians Happier People? | Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.