Se o castigo do pecado é eterno, por que o castigo de Jesus também não foi eterno?

Episódio do Podcast John Piper Responde

Transcrição do vídeo

Se as consequências do nosso pecado contra um Deus santo exige julgamento eterno, por que Cristo sofreu por não mais de 33 anos? Seus sofrimentos, seu castigo, também não deveriam ser eternos, se é isso que merecemos? 

Aqui estão duas perguntas dos nossos ouvintes: “Tal como acontece com muitas pessoas, este programa tem feito parte da minha rotina regular e tem me abençoado e me permite abençoar outros também. Tenho uma pergunta para você sobre Jesus que não posso responder por mim mesmo: Por que Jesus não passou a eternidade no inferno, se este era o preço terrível e santo a ser pago pelo pecado? A Bíblia nos diz por quê?” Esta é basicamente a mesma pergunta de outro ouvinte que diz: “Pastor John, você pode explicar por que o pagamento de Jesus pelos nossos pecados não foi eterno, como é para os pecadores?”

 

Esta é uma pergunta excelente porque nos leva a levar a sério o valor da morte de Jesus, e precisamos fazer isso. Não ponderamos com muita frequência sobre a grandeza da realização de Cristo ao pagar a dívida de milhões e milhões de pecadores merecedores do inferno, como o ladrão na cruz, que antes de ser crucificado nunca havia feito uma única obra de fé em sua vida. Ou como você e eu, que podemos ter conhecido Jesus durante toda a nossa vida, e ainda assim falhamos tantas milhares de vezes que nem conseguimos começar a contá-las.

A nossa adoração e o nosso amor por Cristo deve brilhar intensamente quando contemplamos que um homem, um Deus-homem, pôde suportar o suficiente em 33 anos para proporcionar uma satisfação suficiente da justiça de Deus para a salvação eterna de tantas pessoas ímpias. É por isso que cantaremos “o cântico do Cordeiro” – o Cordeiro crucificado – para sempre, e não apenas “o cântico do Rei ressuscitado” (Apocalipse 15:2–4). A canção do Cordeiro morto será cantada para todo o sempre. Foi uma conquista impressionante na cruz.

O Custo Eterno do Pecado

A questão é: como isso é possível? Jesus nos ensinou em Mateus 25.46 que pecadores como nós merecem o castigo eterno. “E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.”. Assim, o castigo pelo pecado é tão longo quanto a vida dos salvos: para sempre. Paulo disse a mesma coisa em 2 Tessalonicenses 1.9, escute só: “Estes sofrerão penalidade de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.”

Então, a pergunta é: Se Cristo suportou o nosso castigo, por que então ele não tem que suportar o mesmo castigo – ou seja, o sofrimento eterno? E não se engane, aqueles que confiam em Cristo são salvos do castigo eterno porque Cristo suportou o nosso castigo por nós.

  • Colossenses 2.14: “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;” – isso significa que Deus fez através das mãos de Jesus.
  • Gálatas 3.13: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar […]”
  • Isaías 53.5: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades;”.
  • 1 Pedro 2.24: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, […]”.
  • Romanos 8.3: “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, […]”
  • Marcos 10.45: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
  • 1 Coríntios 6.20: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
  • Atos 20.28: “[…] a igreja de Deus, a qual Ele [Deus] comprou com o seu próprio sangue.”.

Cristo alcançou esta substituição para milhões de crentes, não sofrendo eternamente no inferno, mas sendo obediente no sofrimento até a morte, conforme Filipenses 2.8: “a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.” . E a questão é: como ele suporta eternidades de punição no espaço de 33 anos de vida? Como é que o seu sofrimento é suficiente para cancelar o castigo de milhões de pessoas que estavam destinadas ao castigo eterno?

A dignidade infinita de Cristo

Agora, a Bíblia não diz explicitamente como isso funciona. Mas assim como aprendemos o mérito do pecado olhando para a penalidade designada por Deus para ele – a saber, o castigo eterno – também aprendemos o mérito, ou o valor, de Cristo e seu sofrimento olhando para a realização dele – a saber, a salvação para milhões de pecadores merecedores do inferno. Então, a questão é: o que há no valor de Jesus e no seu sofrimento que o torna suficiente para remover o castigo de milhões de pecadores?

Deixe-me ler a resposta dada por Jonathan Edwards e depois dizer algumas palavras sobre ela. Isto vem de um sermão que ele pregou em 1729, intitulado “O Sacrifício de Cristo Aceitável”. Aqui está o que ele diz:

“Embora os sofrimentos de Cristo fossem apenas temporais [isto é, não eternos], ainda assim eram equivalentes aos nossos sofrimentos eternos em razão da infinita dignidade de sua pessoa. Embora não fosse um sofrimento infinito, era equivalente a um sofrimento infinito, pois era uma despesa infinita. O sangue que ele derramou, a vida que ele deu, foi um preço infinito porque era o sangue de Deus, como é expressamente chamado. Atos 20.28: “A igreja de Deus, que ele comprou com seu próprio sangue”. Sua vida foi a vida daquela pessoa que era o eterno Filho de Deus, embora fosse a vida da natureza humana. Agora, por esse motivo, o preço oferecido era equivalente ao demérito dos pecados de toda a humanidade, [e] seus sofrimentos eram equivalentes aos sofrimentos eternos do mundo inteiro. (Obras de Jonathan Edwards, 14:452)”

Agora, o princípio por trás desse argumento é que quanto maior o valor – ou a dignidade ou a honra – de uma pessoa, mais insultuoso, desonroso e vergonhoso é o sofrimento inocente dessa pessoa. Portanto, o sofrimento do Filho de Deus é um mal maior do que o sofrimento de um ser humano pecador. E como o valor e a honra do Filho de Deus são um valor infinito e uma honra infinita, portanto, seu sofrimento teve um valor infinito, mais do que suficiente para ser o castigo para seres humanos finitos.

Ou, dito de outra forma, quando Cristo desceu da posição de “igualdade com Deus”, como em Filipenses 2.6, ao ponto de ser abandonado por Deus na cruz em agonia, a profundidade de sua descida foi infinitamente maior do que a descida de qualquer humano pecador aos sofrimentos do inferno – na verdade, todos eles juntos.

Adoração Queimando Brilhante

Portanto, uma forma de responder à pergunta: “Como é que o sofrimento de 33 anos de Cristo cobre os pecados de milhões de pessoas que merecem o sofrimento eterno?” É esta: Porque o valor infinito da pessoa de Cristo torna seu sofrimento de valor infinito e suficiente para cobrir todos os pecados de todo o seu povo.

Como eu disse no início, nossa adoração e nosso amor por Cristo devem arder intensamente quando consideramos que um homem, um Deus-homem, pôde suportar sofrimento suficiente para cobrir tantos pecados que merecem o inferno.


Conheça os livros de John Piper pela Editora Fiel – clique aqui.

Veja mais episódios do John Piper Responde – clique aqui!

Por: JOHN PIPER. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: If Sin’s Penalty Is Eternal, Why Isn’t Jesus Still Suffering? | Traduzido por DB Studios (Victor Varão). Revisão e Edição por Vinicius Lima.